1º Congresso do MAIS
1º Congresso do MAIS

Da Redação
O Movimento Por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS) acaba de anunciar, na manhã desta sexta-feira (04), o ingresso no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A decisão foi tomada no congresso da organização, que aconteceu dos dias 27 a 30 de julho, em São Paulo.


Valerio Arcary, militante do MAIS
Valerio Arcary, militante do MAIS

“Estamos dando um passo para construir uma alternativa ao PT pela esquerda. Não podemos ficar reféns dos retrocessos do Temer e nem do lulismo. Para nós, o PSOL é parte desse polo alternativo que irá cumprir esse papel”, opinou Valério Arcary, professor e militante do MAIS que ajudou a fundar o PT e o PSTU.
Além de Valerio, do MAIS participam ativistas como a professora Amanda Gurgel, a mais votada vereadora da história de Natal (RN); Mauro Puerro, ex-vereador de São Paulo (SP) e dirigente da central sindical CSP-Conlutas; Matheus Gomes, ativista do movimento negro e ativista dos protestos de junho de 2013 em Porto Alegre (RS); Henrique Carneiro, professor da USP e militante antiproibicionista; Zé Gotinha, coordenador geral do sindicato da construção civil de Belém; a professora Silvia Ferraro, ativista do movimento de mulheres e da Frente Povo Sem Medo, e Nestor Bezerra, do sindicato da construção civil de Fortaleza (CE).
Antes de decidir pelo ingresso no PSOL, O MAIS atuava como movimento independente desde que surgiu, no dia 23 de julho de 2016, fruto de uma ruptura com o PSTU. Apesar de ser composto por diversas gerações, a maioria jovens, parte dos integrantes são ativistas de longa data, com origem na Convergência Socialista, grupo trotskista formado nos anos 1980. Lutaram contra a ditadura; após a redemocratização participaram da fundação do PT; em 1994 fundaram o PSTU e, em 2016, decidiram seguir um novo caminho.
Luiz Araujo, presidente nacional do PSOL
Luiz Araujo, presidente nacional do PSOL

“É com imensa alegria que nós recebemos a informação de que, no congresso do MAIS, esta organização decidiu ingressar nas fileiras do PSOL, se tornando uma corrente interna de nosso partido. Nós estamos vivendo um momento de grandes dificuldades para o povo brasileiro, de retirada de direitos, mas também um momento de reorganização da esquerda e estamos empenhados para que esta reorganização da esquerda seja feita reunindo todos aqueles que lutam por democracia, por liberdade, que lutam pelo socialismo, aqueles que, nas ruas, estão se unindo contra o golpe, se unindo para não perder direitos. São bem vindos às fileiras do PSOL e, certamente, nesse processo congressual, as suas visões, as suas contribuições engrandecerão ainda mais o processo democrático de construção do programa para 2018 e da plataforma para reorganizar a esquerda no Brasil”, afirmou o presidente do PSOL, Luiz Araújo.
Vídeo

Video Player