quinta-feira, 14 de setembro de 2017

UBER: Projeto Lei apresentado na Câmara de Ananindeua pode inviabilizar aplicativos no município

Um  Projeto de Lei (PL)  apresentado pelo vereador Ronaldo  Seffer  estabelece várias normas para que motoristas de aplicativos exerçam a atividade em Ananindeua, como a obtenção de um Certificado Anual de Autorização (CAA) para o condutor, emitido pela prefeitura e que exige ficha criminal limpa e pagamento de taxas, e requisitos para o cadastramento dos veículos, como tempo de uso, seguro contra acidentes e itens de conforto. A proposta define ainda que as empresas responsáveis pelo serviço também deverão se cadastrar junto ao Executivo municipal e pagar taxas de operação. Basicamente as regras contidas no PL  dos aplicativos inviabiliza o uso dos aplicativos em Ananindeua, que hoje mundialmente usa a regra da livre concorrência.   
O projeto  impõe vários deveres aos condutores e às empresas, bem como sanções em caso de descumprimento. Dentre os deveres dos motoristas, estão os de não atender chamados diretamente realizados em via pública ou de não utilizar vagas e pontos destinados a táxis. Já as operadoras devem, por exemplo, fornecer informações sobre seus prestadores ao poder público, resguardar as informações pessoais dos passageiros e emitir notas fiscais ao fim das corridas. O vereador Ronaldo Sefer alega que o projeto é apenas uma proposta inicial, que pode e deve ser modificada, com contribuições de todas as partes envolvidas. “Queremos achar a solução mais igualitária possível”, afirmou o vereador.
 O blog conversou com um motorista do aplicativo UBER que pediu para seu nome não ser divulgada na matéria. Ele falou “Ananindeua vai ficar na contramão da história se essa lei for aprovada, vai inviabilizar os serviços de aplicativos,   iremos à justiça para barrar”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião isso é. Ridiculo as pessoas tem direito de escolha devem deixar é. Um trabalho honesto eu sou a favor de deixarem circular o Uber a cidade é. Grande da pra todos o problema dos taxistas e que tem preconceito com os motoristas dos Uberes fasçame o favor quem me garante se os proprios motoristas dos taxis não. Tem um carro particular e fazem tambem Uber deixem de bobagem todos tem direito de trabalhar e de ir evir o tempo que perdem com essa bobagem deverão. Melhorar e não. Ficar tirando o direito dos outros a crise ta grande vamos ser mais honestos em darmos os direitos dos outros de também trabalharem existe coisas mais importantes pra se preocupar

Anônimo disse...

Tanta coisa pra se resolver nesse município e esses desocupados atrapalhando a população. Eu prefiro Uber que eu posso pagar . Tenho que ir em Belém fazer fisioterapia 2 vezes por semana onde de Uber eu pago 30 e de táxi não sairia menos de 50,me cobraram 70 pro mesmo percurso.