segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Após fugas, Pará registra mais de 200 foragidos em um dia


 (Foto: Sidney Oliveira/Ag.Pará)

Em um único dia, 213 detentos fugiram de presídios no Pará. (Foto: Sidney Oliveira/Ag.Pará)
O Governo do Pará divulgou a contagem oficial do número de presos que fugiram do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I) na última quarta-feira (13): 58. O número, que já é excessivamente alto, fica ainda pior quando somado com o de outra fuga em massa que ocorreu no mesmo dia, em Abaetetuba. Ao todo, 213 novos presos foragidos em menos de 24 horas.

A fuga no CRPP I, em Santa Isabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, ocorreu durante a tarde, quando um grupo de criminosos armados chegaram ao local por uma área de mata para dar apoio à fuga dos detentos. Durante a ação, dois presos foram mortos em uma troca de tiros. Até a sexta-feira, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado não havia confirmado o número de fugitivos.

O CRPP I é o presídio com a maior quantidade de presos no Estado, custodiando 1.160 detentos, apesar de ter capacidade para apenas 739. Um inquérito policial e uma sindicância administrativa foram abertos para apurar se houve facilitação ou negligência no momento da fuga.

No mesmo dia, já durante a noite, um grupo de 155 detentos fugiu do Centro de Recuperação de Abaetetuba (CRRAB), no nordeste paraense. Os presos estavam armados e chegaram a fazer três agentes do local reféns durante a ação. Desse total, apenas 25 foram recapturados até a manhã de sábado (16). A unidade também apresentava superlotação, com 198 custodiados, enquato a capacidade era para 120 presos.

Um inquérito policial e um sindicância também foram abertos para apurar o caso, inclusive para descobrir como as armas entraram no presídio.

Os casos mostram exemplos da precariedade dos presídios no Estado, com constantes motins e fugas de presos. No começo do mês, outra fuga em massa ocorreu no Pará, dessa vez de 19 internos do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), em Marabá, sudeste paraense. Na ocasião, os próprios detentos filmaram o momento em que eles pulavam o muro da unidade.


(DOL)

Nenhum comentário: