domingo, 18 de fevereiro de 2018

Pará: Lula tem 43% mesmo após condenação

Via Dol Online                                    Presidência da República
Dois cenários de intenções de voto para presidente da República foram testados pela pesquisa IBOPE Inteligência: um com o candidato Luís Inácio Lula da Silva, e outro sem o ex-presidente do PT.
Na primeira simulação, Lula lidera ao ser mencionado por 43% dos paraenses, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) fica em segundo com 16% das intenções dos entrevistados e Marina Silva (REDE) em terceiro com 9%.
Outros pré-candidatos - Ciro Gomes, do PDT, Geraldo Alckmin, do PSDB, Joaquim Barbosa, sem partido, Alvaro Dias, do PODEMOS, Fernando Collor de Melo, do PTC, Henrique Meirelles, do PSD, Paulo Rabello de Castro, do PSC, Rodrigo Maia, do DEM, e João Amôedo, do NOVO - têm até 4% de menções cada um.
Os pré-candidatos Levy Fidelix, do PRTB, e Manuela D’Ávila, do PCdoB, não atingem 1% das intenções de voto.
Eleitores paraenses que declararam intenção de votar em branco ou anular o voto são 11% e aqueles que preferem não opinar totalizam 6%.
No segundo cenário levantado, sem a presença de Lula, Marina Silva e Jair Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, com 21% e 18% das intenções, respectivamente.
Em terceiro, aparece Ciro Gomes, com 10%, e Geraldo Alckmin, em quarto, com 6% das intenções. Em seguida são citados Joaquim Barbosa (5%), Fernando Collor de Melo (3%), Alvaro Dias (2%) e Rodrigo Maia (2%).
Henrique Meirelles, Levy Fidelix, Fernando Haddad e Manuela D´Ávila e João Amôedo aparecem com 1% das menções de voto, cada um. Já o candidato Paulo Rabello de Castro não atinge 1% das intenções de voto.
O percentual de eleitores paraenses que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para Presidente é de 18%, enquanto 10% dos eleitores se declararam indecisos.
Voto espontâneo para a Presidência
Espontaneamente, Lula é mencionado por 26% dos entrevistados, enquanto Jair Bolsonaro é citado por 12%. Os demais pré-candidatos (Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin) têm até 2% das menções cada um.
Outros pré-candidatos com menos de 1% somam juntos 2% das menções. Eleitores com a intenção de votar branco ou anular o voto são 10% e quase metade dos entrevistados (45%) prefere não opinar.
Leia mais dados da pesquisa na edição de domingo do jornal DIÁRIO DO PARÁ.

Nenhum comentário: