sexta-feira, 3 de maio de 2013

Eleitor de Ananindeua tem que fazer recadastramento biométrico para poder votar nas eleições de 2014

Recadastramento biométrico começa em Ananindeua

 
VIA  Amazônia jornal
 
O Programa de Identificação Biométrica, que identifica o cidadão pela leitura das digitais e pela fotografia, foi lançado anteontem pelo TRE em Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Pará.

 


Começa hoje o recadastramento biométrico no município de Ananindeua, na Grande Belém. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Leonardo Tavares, juntamente com o diretor-geral, Miguel Santos, e a equipe de informática do TRE-PA, estarão, às 8 horas, no depósito de urnas de Ananindeua para dar início à nova fase que trará mais segurança contra fraudes nas próximas eleições, em 2014.

O Programa de Identificação Biométrica, que identifica o cidadão pela leitura das digitais e pela fotografia, foi lançado anteontem pelo TRE em Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Pará, com 174.580 eleitores. O programa possibilitará o voto biométrico e prepara o País para o Registro de Identificação Civil (RIC) que, em alguns anos, substituirá vários documentos de identificação. De acordo com o TRE, o voto biométrico já é uma realidade em 299 cidades brasileiras, alcançando 7,5 milhões de eleitores, incluindo os municípios paraenses de Peixe-Boi e Cametá, com um total de 51.300 eleitores. No próximo dia 14, o programa será lançamento em Terra Alta e Curuçá, na região do Salgado (nordeste do Estado). Para o recadastramento biométrico será investido um 
montante de R$ 1,7 milhão. Ao todo, serão atendidos 276 mil eleitores a partir de hoje até o dia 25 de janeiro de 2014.

Ananindeua, onde funcionam as 43ª e a 72ª zonas eleitorais, foi o primeiro município a receber o voto biométrico neste ano. Os técnicos do TRE explicam que a mudança vai exigir o cadastramento obrigatório do eleitorado, incluindo quem já possuem título eleitoral, os novos eleitores e também aqueles que estejam em situação irregular, quando poderão aproveitar para se regularizar junto à Justiça Eleitoral. Os idosos, dispensados de votar, se quiserem manter o título, terão que se recadastrar. Quem não participar do recadastramento terá o título cancelado.

Locais - O recadastramento em Ananindeua acontecerá no espaço do antigo depósito de urnas do TRE, na Cidade Nova II, WE 13, entre SN 1 e SN 2. O local passou por reforma e ampliação para atender à demanda diária, estimada em 1.323 eleitores, com 39 estações de atendimento.

Para se cadastrar, basta apresentar um documento oficial de identificação, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, carteira de motorista ou de trabalho, além do comprovante de residência e, preferencialmente, também o título antigo, que será recolhido. O eleitor sairá da central de atendimento com um título novo.

Os casos em que o eleitor não souber assinar o próprio nome, tiver parte ou todos os dedos amputados, danificados ou enfaixados e engessados não impedem o cadastramento biométrico. "Todos os dedos aptos que o eleitor possuir serão cadastrados. E ele também será identificado por foto. A leitura biométrica considera também detalhes do rosto", explicou o secretário de informática do TRE, Felipe Houat.

4 comentários:

Unknown disse...

Até quando (Dia/Mês) será feito o recadastramento biométrico.

Anônimo disse...

Qual a data final para o término do recadastramento biométrico em ananindeua?

Unknown disse...

eu perdi o cadrastamento como faço agora p me recadrasta

Anônimo disse...

Vai até o diA 25 DE JANEIRO DE 2014