terça-feira, 14 de março de 2017

Ananindeua vai ser um dos cenários do Filme sobre o deputado João Batista

Ananindeua-Pa vai ser um dos cenários do filme sobre o o deputado João Batista. O deputado apoiou a luta pela moradia no município. O filme já conta com apoio financeiro da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). O deputado Marcio Miranda e demais parlamentares apoiaram o projeto. Seria bom que a prefeitura de Ananindeua desse apoio cultural ao filme, que terá  exibições em todas  salas de cinema no Brasil.

 

História de João Batista vai virar documentário


O longa metragem é um filme documentário, baseado em fatos reais, com entrevistas de pessoas que, assim como o diretor, conviveram com João Batista. “Vamos reconstruir algumas cenas. Cenas verdadeiras, todas documentadas. Da chegada da família a Belém até a trágica morte do deputado. Todos os depoimentos serão de pessoas que tiveram alguma convivência com João Batista e outros líderes dos posseiros”, adianta o diretor. 
O deputado João Batista, personagem central do filme, foi um parlamentar assassinado no Brasil, após o fim do governo militar. O diretor João de Castro (Foto) conta que conheceu o político na década de 80, um ano antes de sua morte, na Assembleia Nacional Constituinte. “Era uma reunião dos partidos mais progressistas que tentavam formar uma frente ampla para enfrentar o Centrão. Estavam presentes: Miguel Arraes, Leonel Brizola, Roberto Freire, Mario Covas e Fernando Henrique. Me chamou a atenção a eloquência com que o deputado estadual defendia seus pontos de vista com relação à questão da Reforma Agrária. No Ano seguinte, pouco depois da promulgação da Carta, soube de sua morte”, lembra ele.

Nenhum comentário: