terça-feira, 14 de setembro de 2021

PREFEITURA ENTREGA MAIS UMA ESCOLA TOTALMENTE REFORMADA

Fotos: Ricardo Amanajás - Ascom/PMA

Via Ascom PMA -  Profissionais da educação e toda comunidade do bairro receberam com muita alegria a reinauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria de Morais e Silva, na manhã desta terça-feira,14. O evento contou com a participação do Prefeito Doutor Daniel, da secretária Municipal de Educação, Professora Leila Freire, professores e  vereadores ao som da banda marcial da escola, relembrando o desfile do 7 de setembro.

A escola foi totalmente restaurada. As mudanças ocorreram nas Salas de aula, Telhado, quadra, mas o toque especial foi na fachada da escola que recebeu o revestimento em  pele de vidro e requadros em placas de material composto de alumínio, ficando assim com bonita identidade visual e melhor apresentação. A noite ficará ainda mais bonita com a iluminação cênica. O paisagismo do local também foi destaque na escola. 

Mara Corrêa, mãe de dois alunos, ressaltou que a escola é fundamental para o processo de aprendizagem dos filhos e com a modernização da estrutura vai agregar muito esse processo. 

“Sou uma mãe presente e vejo o quanto essa escola tem sido importante na vida dos meus filhos. Sou super parceira e grata por tudo. É uma escola que tem um ensino exemplar e com a mudança que ocorreu nela, tenho certeza que vai só acrescentar”, disse emocionada.

E mais, após 8 anos, a escola voltará ao atendimento odontológico exclusivo para os alunos através do serviço de profissionais dentistas instalado  pela Secretaria Municipal de Saúde. A sala de AEE - Atendimento Educacional Especializado também é uma novidade. Para a gestora da escola, o momento é histórico.

“Agradeço ao prefeito e à secretária por essa conquista. Quero que os alunos olhem e zelem pela nossa escola, porque isso aqui é pra vocês alunos, pois quem conviveu, sabe como estava a escola, então pra gente isso aqui é maravilhoso”, contou a diretora Pamela.

Esta é a terceira escola que foi entregue à comunidade preparada para receber os estudantes. A primeira foi a Escola Nelson Pereira Dias e a segunda, a Escola Clóvis de Souza Begot. A prefeitura continua investindo na manutenção das escolas com o objetivo de  preparar um ambiente mais favorável para a educação de qualidade.

“A maior ferramenta que nós temos para a construção de um futuro melhor é investindo na educação de cada um de vocês.  Alunos cuidem da escola. O cuidado do dia a dia é de cada um que aqui convive. Muitas vezes vocês vão passar mais tempo aqui do que na sua casa. Então cuide da escola, a escola é de vocês, é um dinheiro público que nós estamos investindo.  ela é um patrimônio de cada um. ”, enfatizou o prefeito Dr Daniel 


“Vamos continuar trabalhando pra gente poder reformar todas as escolas desse município e  conseguir fazer uma educação de qualidade aqui no município. Porque uma educação de qualidade perpassa também pela estrutura física das escolas”, concluiu  o gestor municipal.


A E.M.E.F José Maria de Morais e Silva é uma das escolas  que retomam as aulas presenciais. Atualmente, a unidade escolar possui 708 alunos matriculados no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prédio conta com oito amplas salas de aulas, sala de informática, de odontologia, de leitura , refeitório e quadra de esporte para os estudantes. 

LANÇAMENTO DO SELO ESCOLA AZUL

Na ocasião, foi lançado e entregue o primeiro Selo Escola Azul que garante o retorno seguro do espaço pedagógico. 

"Estamos instituindo o Selo Escola Azul. A Comissão vem à escola para averiguar se cumpriu todos os itens e se for o caso eles fazem recomendações do que precisa melhorar ou a unidade é certificada com o selo Azul. Recebe este selo é que se inicia a responsabilidade, porque o selo diz assim: Neste momento a escola tem condições adequadas para o retorno presencial, mas o compromisso assumido é de manter a escola nesse nível de limpeza e organização”, ressaltou a secretária Leila.

A comissão avaliadora do selo, conta com membros da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Pastoral da Criança do município.

“A Vigilância Sanitária está fazendo com que o protocolo que foi desenvolvido para assegurar um retorno às atividades escolares presenciais está sendo cumprido. É um trabalho emocionante, a gente vê os gestores, as escolas, a alegria que aquelas crianças estavam sentindo e a gente vê essa alegria também nos professores podendo retornar às aulas presencial escalonado”, salientou Fabrícia Soares.


Nenhum comentário: