domingo, 11 de outubro de 2009

Oeiras - Hoje às principais políticas públicas sociais implementadas em Ananindeua são dos Governos Federal e Estadual.


Entrevista do Sr. José Oeiras, Candidato a presidente do PT Ananindeua, ele é membro da Unidade na Luta (tendência Interna do PT).



Ananindeuadebates - Oeiras o Sr. milita no PT a quantos Anos? conte um pouco da sua trajetória .


Oeiras - Milito no PT desde sua fundação em 1980. Sou um dos fundadores do PT de Ananindeua, criado em julho de 1981, eleito seu primeiro presidente e re-eleito por três mandatos consecutivos até final de 1987. Participei da Direção Executiva Estadual do PT no final de 1980, assumindo a Secretaria de Organização do PT Pará (segue em anexo meu currículo político que foi apresentado para inscrição da candidatura ao PED 2009).


AD - Qual sua avaliação da atual direção do PT Ananindeua?


Oeiras - O PT nasceu da luta dos trabalhadores/as brasileiros. Desde sua origem, a construção do PT deveu-se a três importantes agrupamentos políticos que lutaram contra a ditadura militar:os sindicalista do ABC paulista a frente o companheiro LULA, os militantes da igreja católica progressistas ligados a teologia da Libertação e os grupos da esquerda revolucionaria brasileira em sua diversas matizes. Quero dizer com isso que o PT desde sua origem é um partido democrático e socialista, onde forças políticas são um importante instrumento para a construção do partido, principalmente a partir do 5º Encontro Nacional que regulamentou o direito de existência de Tendências e agrupamentos políticos no partido, tornando-o mais forte e democrático.

Em Ananindeua, também o PT é formado por forças e articulações políticas (algumas de caráter nacional, estadual e local) que tem assumido historicamente a vida do partido em Ananindeua. Em alguns momentos conjunturais a direção deu saltos de qualidades como foi nos anos 90, em especial nas eleições de 1996 quando elegemos 3 vereadores do PT e uma vereadora do PDT, bem como, a vitoriosa campanha Majoritária do companheiro Bira Diniz que ficou em segundo lugar na frente de partidos fortes como o PMDB.

Nos últimos anos e em particular esta atual direção não tem conseguido implementar uma política de construção partidária que coloque o PT no centro do debate político de Ananindeua. Na relação com os movimentos sociais e populares o partido não estar presente para ajudar na organização e apoio. Portanto, vivemos uma crise de direção por falta de um programa partidário e de poder. Sem estes instrumentos qualquer direção já inicia seu mandato enfraquecida, veja o que aconteceu em 2008 no processo de debate das eleições municipais: a nossa insignificância de incidir na aliança de coalizão com o PMDB local e a nossa fragilidade diante da posição da direção estadual do PT.


AD - Como o Sr. Avalia o governo Ana Júlia em relação ao Município de Ananindeua.


Oeiras - O Governo Ana Julia e o Governo Lula, tem cumprindo o seu papel institucional e de governança com Ananindeua. Hoje às principais políticas publicas sociais implementadas no município são dos Governos Federal e Estadual. Ananindeua tem sido contemplada com recursos do PAC para obras como: Maguariaçú, Jaderlândia, regularização fundiária para Carlos Marighela, etc. O Governo Ana Júlia através da COHAB tem projeto e executa obras de saneamento ambiental para melhoria de condições de vida em áreas carentes no Aurá, Jardim Jader Barbalho, Distrito Industrial, 40 horas. A COSANPA tem ampliado o sistema de abastecimento de água em áreas como o Centro de Ananindeua para diminuir o déficit de atendimento que é hoje entorno de 70%.

Nas políticas sociais cerca de 35 mil famílias são atendidas por políticas de transferência de renda e de segurança alimentar que é BOLSA FAMILIA, o PETI e os benefícios da prestação continuada (BPC). A Bolsa Trabalho já beneficiou milhares de jovens em capacitação e geração de empregos. No processo pré eleitoral de 2008, o município recebeu recursos para asfaltamento de ruas e vias.

Um fato importante a registraocorrendor: Prefeito Helder Barbalho em seu primeiro mandato se queixava da ausência do Governo Jatene em atender Ananindeua. Com a Ana pelo menos essa ausência não está essa ausência não está ocorrendo



AD – E o Governo Heldér /PT , qual sua avaliação


Oeiras - O governo local é fruto da política de coalizão nacional do PT com o PMDB. Em Ananindeua essa coalizão partidária funcionou apenas para o processo eleitoral 2008. Na composição do Governo não foi garantid essa ausência não está ocorrendoo um espaço político que desse conta a historia e o tamanho do PT . Penso que a ausência de um programa de governo do partido poderia incidir no processo de composição governamental, mais claro que isto por si só não basta. Ficamos a mercê do PMBD em dar as cartas e não tivemos nem a ajuda do PT estadual neste processo, aí meus caros/as, as coisas ficaram soltas e despolitizadas. Portanto, o governo é capitalizado e hegemonizado pelo PMDB que tem um projeto de governo diferente do modo petista de governar.


AD - Se eleito Presidente do PT como vai ser a relação do PT com o Governo Helder.


Oeiras - A Tendência Interna Unidade na Luta deu um salto de qualidade política e organizativa ao indicar meu nome para presidente entre outros nomes valorosos de militantes como os companheiros Zezé, Luis Freitas, Kátia, Renato, Érbio, Joclau, Bira Diniz, Birão, Leidimar, Eterlene, Mario, Pereirinha, Elvis, Paulo Jovem, Evaldo, Rose Galvão entre outros/as o que nos dá condição política de disputar o PED com firmeza e determinação no sentido de ajudar na construção de um partido forte e atuante. Nossa Chapa Unidade em Ação é composta de militantes da Unidade na Luta e de companheiros que comungam deste mesmo sentimento, como grupo do companheiro Fernando Junior que é o 1º suplente de vereador e é uma nova liderança emergente do PT e na política municipal.

A relação do PT com o Governo Helder se dará de forma institucional e respeitosa. A autonomia do PT em relação ao governo será defendida intransigentemente como forma de garantir que políticas publicas seja cobradas e implantadas para a população de Ananindeua.

A política de coalizão governamental deve ser aprofundada (se for o caso), e para isso devemos cobrar do governo apoio político para o fortalecimento dos espaços onde o PT está presente como vice-prefeitura e as duas secretarias municipais. O PT tem um papel importante na sociedade e para isso deve se respeitado, independentemente se esteja ou não no governo.


AD – Qual é a Plataforma da sua Campanha.


Oeiras - Primeiro reativar e/ou reorganizar as estruturas de comando do Partido como: o funcionamento do Diretório, da Executiva e das setoriais, todas funcionando regularmente. Implantar a política de finanças, de organização e de comunicação.

Possibilitar a todas as forças políticas que atuam no partido, momentos de reflexão e debates, de forma democrática, para a construção de uma agenda sócio política partidária que coloque o PT no centro das decisões da política ananindeuense. Criar condições políticas para possibilitar a reeleição da companheira Ana Júlia, elege o companheiro Paulo Rocha ao senador federal e a eleição de Presidente da Dilma.

Outro ponto principal dessa plataforma é criarmos as condições objetivas (PT vivo e atuante no seio da sociedade) e as subjetivas (PT como partido de referência da população) para a construção de poder político visando as eleições 2012, congregando os partidos históricos:PSB, PCdoB, PMN, PDT). Além de iniciativas gerais que serão permeadas de uma agenda mais especifica como o fortalecimento e o apoio aos movimentos sociais e populares de Ananindeua.


AD - Obrigado Oeiras


11 comentários:

Anônimo disse...

A MILITANCIA QUER SABER...

O Companheiro Oeiras foi, até o momento, o que melhor expressou parte dos anceios dos Militantes Petístas desfortunados de Ananinindeua.Sabemos que para ele levar a presidencia, precisará negociar o apoio das principais ditas lideranças do PT local,em especial a do Companheiro Luis Claudio Freitas.O que resta saber é: Até que ponto ele terá real autonomia para deslanchar a "mudança" que pensa poder operar se é pela intercessão desta força que assumiria?.O que mudaria?

EduardoBueres - Militantre do Agrupamento RESISTENCIA SOCIALÍSTA do Partido dos Trabalhadores

Anônimo disse...

Oeiras, negocie,mas não venda sua alma !

Rodrigo M.Siva - Conj. Julia Seffer

Anônimo disse...

Que renovação é essa do Oeiras, já foi presidente quatro vezes e o PT Ananindeua continua assim, para que mais um mandato, para afundar de vez o PT?

A independência do PT em relação a prefeitura não virá mesmo, pois o Luis Freitas é o grande fiador desse acordo, e veja o que ele fez em seis anos de secretario do Helder, nada e não será agora que vamos fazer o enfrentamento.

Anônimo disse...

Oeiras é o quadro melhor preparado para predidir o PT nessa conjuntura.

Carlos Humberto

Joclau disse...

Em resposta ao amigo Anônimo, eu quero parafrasear Antonio Gramsci,

"Contra o pessimismo da razão, o otimismo da prática"

Concordo que o companheiro Oeiras é o mais preparado, deve ser o novo Presidente do PT, para se tornar uma referencia a militancia e simpaizantes petistas...até a vitória companheiro OEIRAS!!!

Joclau
Membro da Unidade na Luta Ananindeua

Marlon George disse...

O PT de Ananindeua não estar precisando de quadros; mas sim de um verdadeiro "presidente"

Anônimo disse...

Quem precisa de quadros é uma parede de sala de espera
ah ah ah ah
O PT Ananindeua precisa de alguém sem rabo preso.

Anônimo disse...

Hei ! Oeiras, que zorra é essa? vai querer se tornar o novo robozinho do Careca,é ? Hunmm ! O Fernando Jr vai brigar pelo título.Já sabe, ou "da" ou racha...Rssrsrsss.

Henesto

Anônimo disse...

Concordo com parte do foi dito pelo anônimo,apesar de gostar do Oeiras e confiar na sua experiencia,acredito que ele deveria deixar de soberba e vir a público,aqui mesmo, no A.D., e expressar em uma nota simples sua posição com relação ao que pese seu "rabo preso" de nascedouro com o secretário Luis Freitas.

Celia Regina Rodrigues - Aguas Lindas

Anônimo disse...

Hei, Pssssiu...,Companheiro Oeiras...! ! ! vá pra rua fazer campanha,rapá! tu fika aí no léro-léro, enguanto o Freitas mata um leão por dia pra te eleger...
Assiiimmm,papai....?1?!!ñ dá...

Anônimo disse...

Tem gente que pensa que só curriculum e conchavo com os continuístas é fator suficiente pra ganhar eleição...