sábado, 27 de novembro de 2010

PC do B pisando na bola


*CARTA DE REPÚDIO DA COMPANHEIRA ANITA PRESTES A DIREÇÃO DO PCdoB.


*
Dirijo-me à direção do PCdoB para externar minha estranheza e minha indignação com imagem, que está circulando na Internet, da capa de uma publicação intitulada "Gibi do ProgramaSocia
lista do PCdoB - O ideal e o caminho", assinado por Bernardo Joffily.

Essa publicação apresenta imagens dos meus pais, Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes, ladeando a figura de Getúlio Vargas. Também estão colocadas junto a Vargas lideranças revolucionárias como Carlos Lamarca e João Amazonas. Não posso aceitar que sejam divulgadas, sem nenhuma razão paratal, imagens dos meus pais, dois revolucionários comunistas, junto com o ditador sanguinário Getúlio Vargas, que manteve Luiz Carlos Prestes preso durante nove anos e entregou Olga Benario Prestes à Alemanha nazista para ser assassinada numa câmara de gás.

Espero, portanto, que a direção do PcdoB torne público pronunciamento a respeito e retire de circulação tal publicação, cujo teor contribuirá para adistorção da história do Brasil e, em particular, das lutas revolucionárias em nosso país.

Atenciosamente,

Anita Leocádia Prestes




7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Sierra,
Prezada Anita,
Caro Bernardo,

O protesto faz sentido. É legítimo. Para quem conhece a história
brasielira, seguramente este foi um grave erro.

Muito embora tenhamos muito mais elementos que ligam Prestes a Vargas. Ambos
defendiam regimes totalitários, Vargas fez o seu. Felizmente a hitória não
permitou que Prestes também o fizesse, seguramente o Brasil estaria hoje
dividido e chorando seus mortos, a exemplo do que ocorreu onde suas ideias
se fizeram presentes.

Abraços,

Gerhard Erich Boehme

via email

Jadson disse...

Companheiro Rui, nossa Anita Prestes está certa. Pragmatismo tem limite.

Anônimo disse...

isso é uma sacanagem, parece que Olga Benario está de braços dados com Getulio. queime esse gibi.

Carlos Cintra

Rui Baiano Santana disse...

Enviado via email para a direção nacional e ao Editor do gibi Bernado Joflyy bernardo@vermelho.org.br

comitecentral@pcdob.org.br


Companheiro Renato Rabelo

O Desenho da companheira Olga Benário ao lado do ditador Vargas, ladeado por Carlos Lamarca, dando a impressão que eles estão de braços dados com o Ditador, é uma vergonha. A capa desse gibi, parece coisa de infiltração de direita no PcdoB afim de desmoralizar a nossa história construída com sangue,
Sr. Renato Rebelo esse ano o levante de 35 está fazendo 75 anos, a capa dessa publicação e um afronta a nossa história, espero que a direção do Partido Comunista do Brasil retire esse material da rua e apure o responsável ou os responsáveis por esse ato, e peça desculpa a sociedade e aos militantes socialista desse país, e em especial a Professora Anita Prestes, que teve o constrangimento de ver o desenho de sua mãe, que foi entregue aos nazista por Vargas, nesse gibi de mau gostoao lado do desenho do ditador. O triste dessa situação é que o PcdoB reivindica ser o partido de 22.


Rui Baiano Santana.

Anônimo disse...

É lamentável que os camaradas do PCdoB tenham deixado passar uma capa como essa. Isso é um escárnio, brincar com a história de luta de muitos camaradas é não compreender que não podemos oferecer nem de brincadeira, qualquer argumento falacioso, pra dizer o minímo, a arrivistas que queiram comparar ditaduras. Isso é lamentável. É preciso retirar das ruas essa publicação, não podemos manchar a luta desses valorosos camaradas com ditadores de direita. Todo apoio a manifestação contrária de Anita Prestes!!!

Anônimo disse...

puta que pariu... e ainda botaram o LULA como revolucionário...

Na Ilharga disse...

Meu caro Rui,
De fato a capa é extravagante, principalmente por Olga Benário, mandada para os campos de concentração nazistas por ordem do magarefe Fellinto Müller, cumprindo ordens do ditador Vargas.
Mas, em relação a Prestes, seria bom que os companheiros dessem uma lida no livro do Fernado Morais, Olga, principalmente já lá pro final, quando é narrado o episódio do apoio de LCP à candidatura de Vargas, contra o brigadeiro Eduardo Gomes, que tinha o apoio do presidente Eurico Gaspar Dutra, aquele que tinha colocado os partidos de esquerda na clandestinidade e prendido seus principais líderes, inclusive Prestes, que teve a grandeza e a sabedoria de perceber que naquele momento Getúlio era o melhor pro Brasil. E o tempo encarregou-se de mostrar que Prestes estava certo.