quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sandra Batista Vice Prefeita de Ananindeua: " Posso assegurar que foi o Governo do Estado que mais fez por Ananindeua."




Companheiros

Fui convidada pela governadora Ana Julia à época para ser candidata em Ananindeua, isto todos sabem.

Não tinha interesse em ser vice, o fiz após convencimento da Governadora e de seu núcleo político, em particular o articulador político de então, Charles Alcantara.
Após a saída de Charles da Casa Civil e a nomeação de Claudio Puty, o convite a minha pessoa permaneceu inalterado. Naquela altura um grupo de pessoas nas quais eu me incluia, tais como Mauro Leão, Alex, Marlon, Silvana, Solange, Fernando da DS, Jefferson, Rosa, Favacho e etc... propugnavam pela candidatura própria do PT em Ananindeua e em que pese as articulações de bastidores principalmente na esfera federal orientar que o PT devia marchar em aliança com o PMDB, sustentamos a tática eleitoral da candidatura própria, fomos vencidos no Encontro Municipal, vencendo a tática eleitoral da aliança com o Prefeito Helder.
Em seguida Claudio Puty pediu-me em nome da Governadora que mantivesse o nome para a vice, eu coloquei que não tinha interesse por saber que não haveria espaço para desenvolver um trabalho dentro das concepções do PT e partidos de esquerda.
Porém ele argumentou que precisávamos fortalecer o projeto político em curso no Estado. Foi aí que aceitei a tarefa.
Fui deputada estadual de oposição ao projeto dos tucanos, pouco podíamos trazer aos municípios, porém na época ainda no PCdoB nos vinculamos a luta pela terra urbana, pela moradia popular, nos conjuntos habitacionais. Fui a deputada que trouxe o Pro-Jovem para o Município no primeiro governo de Helder, pois só existia em Belém. Fizemos ainda um Seminário para debater os desafios e perspectivas da Região Metropolitana, e apresentamos projeto de lei que indicava a necessidade de um órgão estadual gestor do transporte coletivo público e lutamos para que os tucanos retirassem do papel o ação metrópole, que temos o orgulho de ver a nossa governadora implementar o projeto. Já naquela época identificava a necessidade por conta do estrangulamento da BR.
A função de deputada também permite que conheçamos os municípios, suas necessidades, seus problemas e soluções em todas as regiões do Pará. E não foi diferente na região metropolitana que além de ser parlamentar ainda era moradora.
Portanto conheço os problemas de Ananindeua, bem como de Marituba, Benevides e Santa Bárbara.
Na época apresentei emenda parlamentar para a construção de um pequeno teatro em Ananindeua pois nossos recursos como deputada eram ínfimos por sermos de oposição, lamentavelmente não foi pago, porque dependia muita a liberação do recurso de articulação política.
Como vice-prefeita, visitei todos os bairros e comunidades, trouxe até o Prefeito os problemas que afligem estas comunidades, que é quem tem a prerrogativa de autorizar o serviço ou a obra, em alguns não tivemos êxito, em outros conseguimos.
Há de se entender que a orientação administrativa é do PMDB e em particular do Prefeito.
Também estivemos dialogando com o Governo do Estado e muitas foram as obras e serviços encaminhados por mim que foram atendidos pela Governadora em Ananindeua. Posso assegurar que foi o Governo do Estado que mais fez por Ananindeua.
Se não faço mais é por conta do próprio cargo que é ingrato, ser vice prefeita não da autonomia e nem permite muitas realizações e não tem grande visibilidade.
O PT tem um projeto para Ananindeua elaborado quando o Partido disputou as eleições para Prefeito.

Há problemas estruturais na cidade que precisam ser enfrentados e resolvidos em parceria com os governos estadual e federal. Aliás os Programas do Governo Federal tem sido fundamentais, acredito que o PAC 1 e 2 mudará radicalmente a cara da cidade sendo que 40% do Município será saneado e urbanizado.


Precisamos cuidar imediatamente da saúde, é extremamente deficitária, há problemas de gestão.E somos dependentes de Belém para os procedimentos mais simples.


Precisamos resolver o problema do lixo ainda muito depositado nas vias e terrenos.


Precisamos trabalhar para aumentar a arrecadação própria, em particular o IPTU. Muitos condomínios estão surgindo em Ananindeua, que se torna o pólo de atração para as construtoras o que poderá possibilitar o incremento deste imposto municipal, para podermos responder as áreas mais carentes e o aumento da demanda por serviços públicos.



Precisamos ter mais programas sociais, em especial direcionados à juventude, hoje o aumento da violência tem ligação direta com a droga que toma conta de nossos bairros. Há uma timidez por parte da Prefeitura nesta questão.

E se fosse a Prefeita instituiria um canal de participação popular, mas esse é um instrumento do modo petista de governar que não é ainda o caso.


Por fim agradeço o espaço e torço para que o PT tenha candidato a Prefeito para mostrar seu Programa a sociedade. Temos bons nomes e desejo sorte a todos.
abraços

SANDRA BATISTA

32 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria que minha querida companheira pudesse lembrar de um fato ocorrido quando saiu do PCdoB e veio pro PT.

Na noite em que a filiação dela e do Paulinho Fonteles no PT foi aclamada na câmara municipal de Belém, conversei com o vereador Adalberto Aguiar, aquela altura presidente do PT Belém e o sugeri que os convidasse para um papo molhado num barzinho da 1ª de Dezembro.

Lá, indaguei a Sandra e depois o Paulinho sobre qual a tendência interna elas tinham mais proximidade no PT.

Sandra, me disse estar mais próxima do grupo do Mário Cardoso, aquela altura, secretário de educação do Estado. Paulinho, omitindo que estava "acordado" c/ o grupo de Bira Rodrigues, me disse que ainda estava avaliando com cautela a questão.

Disse à ambos que não tivesse pressa nessa "escolha" e Sandra me retornou dizendo que o deputado Paulo Rocha havia lhe dito - com sapiência da experiência que lhe é peculiar nestes casos, que fizesse o mesmo.

O resultado da falta de compreensão dos não-doutores do PT, deu no que está agora escrito na postagem do meu amigo Rui.

Aproveito para dizer que dei Ctrl+C / Ctrl+V do link pro meu blog.

Na Ilharga disse...

Parabéns pelo texto. De fato, seu comportamento é republicano ao não atrapalhar o direcionamento que o prefeito dá à sua administração. Pena que o partido de Helder não consiga ter esse mesmo comportamento no governo dos outros partidos. Mas isso é outra conversa.
O que mais me deixa feliz é ver uma liderança do município, melhor ainda, uma mulher, assumir a responsabilidade de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Bola pra frente!

Anônimo disse...

É impressão minha ou a vice, Sandra Batista, tá colocando sua candidatura a prefeita? Deve ser um engano, afinal com a votação ínfima que ela teve para deputada no município...sem condições. Além disso, o PT precisa de um candidato comprometido com o partido e com a cidade. Tenha dó, né!

Anônimo disse...

Parabéns ao blog que mostrou mais uma vez que o espaço é democrático, e de debates, ananindeua debate. Todos no PT sabem as divergências políticas entre o editor do blog Rui Baiano e a vice-prefeita, coisas da esquerda, como se dizia na ditadura, a esquerda só se une na cadeia.. E parabéns a Sandra Batista que nesse documento prova que tem história e é uma verdadeira mulher de luta. O momento é de reflexão para construir o que vem depois.

Abraços.

Alcivando do Carmo

Anônimo disse...

Sandra não é boba sabe que não tem chances como prefeita. O que acho que quis dizeer, ou seja, a essência da sua postagem é que o PT não pode deixar de ter candidato e disputar na sociedade o seu projeto político.
Como ela não é de Ananindeua ela tá deixando para os que são e desejando-os boa sorte.

Anônimo disse...

Meu caro JORGE AMORIM quem tem que dizer se o PT em Ananindeua tem que atrapalhar ou não o governo do Helder é o próprio PT e não esse ou aquele militante mesmo sendo detentor de cargo político ou administrativo.
Não podemos delegar para indíviduos essa tarefa. Ela é partidária coletiva e consensual ou de maioria.
Caberá aos indíviduos depois da decisão acatá-la e colocá-la em prática seja ela qual for.
O PT em Ananindeua é que não sabe o que quer. Não sei se vou ou se fico entende.

TELMA ARAUJO disse...

caro anonimo das 9 E 41, É POR EXISTIREM PESSOAS COM ESSE PENSAMENTO RIDÍCULO COMO O SEU QUE A POLITICA DE ANANINDEUA SE TORNOU ESSE LIXO QUE ESTA, SO GANHA ELEIÇÃO QUEM TEM DINHEIRO E NÃO QUEM REALMENTE TEM OBJETIVOS REAIS E BENÉFICOS PARA AS COMUNIDADES COMO A SANDRA QUE TEM HISTÓRIA DE LUTA DE VERDADE. SINTO MUITO POR NÓS QUE SOMOS MORADORES DESTE BELO MUNICÍPIO QUE ESTÁ SE ACABANDO E VIRANDO UM LIXO. AGORA CUIDADO VC PODE ACABAR SUMINDO NO LIXO TAMBEM.COM VOTAÇÃO BAIXA OU NÃO (AFINAL A ELEIÇÃO DELA FOI NO CONVENCIMENTO E NÃO COM COMPRA DE VOTO)ELA CONTINUA COM SUA MESMA HISTÓRIA DE LUTA E CERTAMENTE VAI CONTINUAR LUTANDO QUER VC QUEIRA OU NÃO.

Anônimo disse...

Acompanhei o trabalho de Sandra na ALEPA, quando Deputada, foi impecável, de uma coerência ímpar na defesa de princípios éticos e democráticos. Na Tribuna sempre buscava o debate, trazendo as discussões para o eixo da concepção socialista. Sandra faz muita falta no Parlamento.

Anônimo disse...

A Sandra, além de competente e honesta,acertou em cheio no que tange às carências de nosso Municipio.Acho que o Helder è nota 10 em educação, mas em saneamento é nota 4!O acúmulo de lixo em nossas ruas beira o absurdo!Pena que a sandra não tenha força eleitoral para ser prefeita. Acredito que vai ser muito difícil tirar essa eleição do Pioneiro, que é fraquíssimo nos quesitos saúde e educação, mas forte em praças e asfalto, que são obras eleitoreiras, posto que aqueles que não têm discernimento, são facilmente enganados!!!

Anônimo disse...

A SANDRA É DO PT?
QUAL PT?

Sandra vc caiu de pára-quedas aqui em Ananindeua e o PT de Ananindeua n vai + aceitar esse tipo de coisa q só destrói o partido, pois se vc pensasse no PT vc seria PT e teria orgulho desse partido n ficaria difamado ele como vc faz e faz + feio difamar as pessoas desses partido, E teria compromisso com ele e acertarias as contas com mesmo... Sandra tá na hora dessa vice prefeitura fazer algo em prol de Ananindeua e da Esquerda desse município e n só querer se promover vamos ver agora q vc já se decepcionou agora esse gabinete muda a cara e sacode a poeira.
Te digo n vai se algumas palavras q vai apagar a história q vc desconstruiu aqui em Ananindeua.

MILINTATE DO PT ANANINDEU

Na Ilharga disse...

meu caro anônimo das 14:20, leia de novo o que escrevi para ver que não falei em PT atrapalhando o governo Helder, mas do PMDB atrapalhando governos dos quais ele se diz aliado.
Será que você desconhece a tentativa da bancada pemedebista, na Câmara Federal, tentando formar um blocão com outras siglas só para tentar tirar a Presidência da Casa do PT?
Será que você ignora o que disse hoje o jornal dos barbalhos, que Jader vai dizer a Simão que o PMDB quer continuar presidindo a Assembléia Legislativa?
Claro que eu sei e já havia postado isso no Nailharga, generosamente repercutido pelo querido Rui, que é o PT o único responsável pelo seu rumo. E é disso que estamos falando.
Um abraço

Anônimo disse...

A escolha da Sandra em apoioar o Puty foi a principal causa de seu fracasso eleitoral. Seu desconhecimento da militância intereseira, que se diz PT, mas vive babando o Helder a colocou em situação difícil, não é Solange do Aurá?
A Sandra continua inocente, ainda cita a Solange em sua entrevista.

Anônimo disse...

O PT tem 3000 candidatos a prefeitos em Ananindeua, pois esses são os q estão filiados...
FILIADOS.

JAIR PENA disse...

Querida Sandra, temos uma ficha de filiação pra vc aqui no`PSOL.Vc podreia ser nossa candidata a prefeita.Uma outra aliança é possível! Uma aliança pela esquerda!

Anônimo disse...

Caro anonimo das 07:56 você esta fazendo ilações em relação à Sandra. Primeiro que o PT Ananin praticamente não existe. Segundo que o PT perdeu sua identidade. Hoje o partido, e isso é nacional, nao difere de outras partidos. Enfim anonimo, você acusa uma pessoa pelo fracasso do PT Ananin, sendo que as verdadeiras pessoas que destruiram o PT Ananin chamam-se Careca e Felipe Bastos.
Prof. Luis

Anônimo disse...

Mais uma vez, parabéns ao blog AD pela percepção e pela sensibilidade de compreender o direito a diversidade, nos permitindo conhecer a posição da vice-prefeita. Que diga-se de passagem, é bastante coerente. Entretanto, alguns teimam em não enxergar o óbvio, ou seja, culpam pessoas para justificar derrotas e capitalizam as vitórias para si. Concordo com o anônimo das 07:56, o pt ananin praticamente não existe enquanto instituição dirigente, democrática e de massas. Seus atuais dirigentes utilizam a sigla para negociar e se dar bem, só serve para isso. É verdade o partido não tem identidade e nesta conjuntura, virou sigla de sustentação ao inoperante prefeito no município. Embora concorde em parte que os dois secretários e o vereador são, sem dúvida nenhuma, os principais responsáveis a este estágio em que chegou o pt ananin. Não dá para creditar só a eles essa situação. E outros dirigentes não tem culpa? Será que erram por omissão ou por cooptação? E a vice-prefeita, qual será a sua posição, vai construir "pontes" no interior do partido? Vai fazer a disputa interna ou vai se omitir desse debate?
Não dá pra passar a vida inteira reclamando sem se posicionar no momento certo. É necessário cobrar da direção partidária fóruns, reuniões, plenárias com a militância para que se discuta essas e mais questões.
Um grande abraço e vamos a luta!!!

Anônimo disse...

concordo com a anonimo das 6 e 40, pois ao invés de ficarem criticando a vice-prefeita, por que vcs não se aliam a ela para tentar melhorar a situação de nossas comunidades, a Sandra não é uma pessoa inacessível, mas acho que ela tem medo de se envolver neste PT de Ananindeua que sabemos que não é nada fácil o debate nele, pois esta cada um lutando por seus objetivos pessoais e esqueceram o objetivo maior. Lamentável.

Anônimo disse...

Ao anônimo que deu nota dez em Educação para Helder:

Você certamente tomou algum alucinógeno, não é mesmo?

MTau

Bruno Calheiros Csr disse...

Bem eu demorei mais aqui estou eu dando o meu pitaco e mexendo esse angu aqui. Bem como e bom antes de mais nada o lendario e historico companheiro jorge amorim na ativa e com um otimo blog. temos um companheiro no csr, antonio rodrigues, pai do companheiro alex, que conta boas historias de vc companheiro jorge. Bem, o CSR foi o principal ator na vinda da companheira Sandra pra ananindeua, quando todas as portas dos grupo politicos se fecharam e ninguem quis apoia-la, nos estivemos ao lado dela e a apoiamos na sua vinda pra ananindeua. Realmente oq ela descreve nesta postragem e a mais poura verdade. Agora meus amigos, anotem oq eu escrevo aqui e depois podem vir me cobrar, a sandra nao vem pra candidatura majoritaria, ela vem a vereadora, com a votação que teve, somado a uma quebra natural, ela consegue se eleger e ainda puxa pelo menos 2 candidatos com ela para a camara municipal ananin em 2013. anotem ai, o pt com ela pra vereadora, deve ter 3 vereadores na proxima legislatura. ela vem pra prefeitura emk no maximo 12 anos. ela e novca e vai fazer seu nome em ananindeua!!!

Bruno Calheiros Csr disse...

Ah queria dizer aqui que o pt ananin deve tomar novos rumos nestas eleiçõesd e eu apoio o nome de Newton Pereira para Prefeito em 2012.

JUVENTUDE DO CAMPO E DA CIDADE disse...

Vamos ver se essa música da uma força, e abre a cabeça desses conservadores do PT de Ananindeua. E eles reconhece que já passou seus
“tempos de lideres”.
http://www.youtube.com/watch?v=on6KBN7x3IM

Na Ilharga disse...

Ô Juventude do Campo e da Cidade, tomaste muito (p)sol na cabeça e estás variando. PT sempre!

Anônimo disse...

Jim Macelo Bahia

Rui li esse depoimento da companheira SB e por um breve momento pensei q ainda estavamos em campanha e talvez se ela tivesse registrado dessa forma o q pensa e à época teriamos melhor sorte e até ela própria,heim Rui? Mas é aquela historia,antes tarde do que nunca !!! forte abraço!!

Via email.

Anônimo disse...

E você, "NA Ilharga", se acostumou com a hipocrisia...?

PT só até quando for possível!!

Na Ilharga disse...

Hipocrisia é com quem joga pedra e esconde a mão, e isso não é com o PT, mas com quem tem vergonha do poder mas quando nele está acha até o Ronaldo Porto de esquerda.

Bruno Calheiros Csr disse...

É compreensivel esse texto do Jim Marcelo, pois ele no inicio, fez parte da Coordenação de campanha da companheira Sandra, saiu sem se entender muito e foi pra campanha do Professor Edilson Moura. É compreensivel a forma com que ele se expressa.

Anônimo disse...

Pior que achar Ronaldo Porto de esquerda é cambar à direita, algo que muitos possuidores da carteira petista vem fazendo, não mesmo "Na ilharga"?

Na Ilharga disse...

E o que dizer da dobradinha Marinor/Flexa Ribeiro? Será que algum esquerdismo explica?

Anônimo disse...

Dobradinha Marinor / Flexa Ribeiro não ouvi falar, mas Beto / Antônio Armando estava estampado de Marituba pra lá!

Na Ilharga disse...

Seletivo seu ouvido, meu caro. Cuidado com as surpresas de ruidos indesejáveis.

Anônimo disse...

Nailharga, o senhor votou em quem para o Senado?

Bruno Calheiros Csr disse...

beto faro/ antonio armndo estava em belem tmbm meu cro anonimo... a comissão de etica neste partido tem que funcionar e urgentemente!!! se tem proporcional se aliando a eles, é bem cpaz que a tendencia que ele faz parte, se pegar a indicação a um cargo majoritrio e ganhar, é bem cpaz de se aliar aos tucanos, cde o sr. beto ribeiro que ninguem viu fazendo campanha pra ana em ananindeua? nao duvido que ele tenha feito campanha pro amarelo nao!!!