quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Entrevista com o líder comunitário Joclau : 'O mal político surge pela falta de participação política. Quando não temos acesso a informação e a educação'


Ananindeuadebates - Você é líder comunitário no Curuçambá , conte um pouco da sua trajetória?

Joclau - Iniciei no movimento estudantil, depois migrei para o sindical e hoje atuo mais na área social. No momento atuamos nas ONGs Jeová Nissi (que oferece gratuitamente preparação para vestibular e concursos públicos) e na Vale de Jaboc 
( Centro de Recuperação de Dependentes Químicos), também sou  membro da Assembléia de Deus no Campo do Maguari, cujo o Presidente é o estimado Pastor  Riter Marques de Souza . Nos Correios sou Supervisor de Operações, e fui convidado recentemente pelo nosso Diretor Paulo Sales para assumir a gerência  do Centro de Distribuição Domiciliar da  Cidade Nova.

AD - Existe um grande descrédito na classe política atualmente. Você  como militante político que já disputou cargo legislativo, acha que o povo deve continuar acreditando nos políticos?

Joclau - Com toda certeza. Em minha opinião, o mal político surge pela falta de participação política. Quando não temos acesso a informação e a educação,  por exemplo, votamos sem critério e criamos as condições favoráveis aos aventureiros, aos aproveitadores , aqueles que fazem uso do poder econômico ou tráfico de influência, entre outras armas, para se elegerem. Mas sou otimista, acredito na democracia, nas instituições políticas e na participação política efetiva do povo, cobrando e fiscalizando a atuação dos seus parlamentares. Acredito também no Ministério Público para coibir  e punir a corrupção no meio político.

AD - Você é evangélico, como você avalia a participação dos evangélicos na política?

Joclau - Ser evangélico e ser político é um desafio. Muitos irmãos são contra a política, acham que evangélicos não deveriam se envolver nela. Minha luta tem sido convencer a participação política efetiva, que vai além de votar no candidato que o Pastor indica... isso ficou obsoleto...acredito que estamos avançando. Exemplo disso foi à participação evangélica na eleição da presidente Dilma.

  ADVocê foi militante do PT por muitos anos e saiu recentemente. Por quê? Vc está filiado em outro partido, qual?.

Joclau Saí do PT porque resolvi remodelar minha atuação política. Sou evangélico e  precisava ter uma atuação  voltada para as posições do povo de Deus. Estava me sentindo um ''peixe fora d’água'' no PT de Ananindeua, que não vinha debatendo a questão dos evangélicos. Mas devo toda a minha experiência política ao PT, nele aprendi muita coisa, ainda acredito que o PT é o melhor projeto político do Brasil. Mas como evangélico, não me enquadro ao perfil do militante petista. Mas saí do PT de cabeça erguida, pela porta da frente e sem mágoa de ninguém, na certeza de que dei o melhor de mim, fui um militante dedicado e disciplinado de ação dinâmica e apaixonada, foram mais de vinte anos de militância, vitórias e derrotas moldaram minha vida política, no PT aprendi a ser grande, deixei no PT valorosos amigos.
Atualmente estou filiado ao PDT, onde fui  muito bem recebido e estou me sentindo em casa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Raimundo Nonato Ferreira Pantoja via facebook

Gostei de sua entrevista, com ressalvas, visto os petistas eram bons políticos, antes de chegar ao poder, depois que chegaram se igualaram aos outros.Outra coisa, amigo, não endeuse a Presidenta Dilma.O que ela tem feito de concreto para melhorar a vida do nosso povo?

Anônimo disse...

Meu caro Joclau,

Optar pelo PDT só Pode ser entendio como uma expressão de pragmatismo eleitoral desmedido da sua parte. Não é mesmo?? Esse é o primeiro ponto.
Segundo, O PDT que é filiado à segunda internacional, e há muito, deixou de lado, o ideal trbalhista para se tornar um partido fisiológico, sobretudo, no Pará, onde a legenda sempre esteve de braços dados com as oligarquias políticas locais, servindo de base de apoio para os governos burgueses de turno, como é caso dos governos JATENE E DUDU. POrtanto, para alguém que se reivindicava socialista, como se encaixar nesse projeto pequeno burguês de partido??
Terceiro, a religião, que constitui um aparelho ideológico eficiente da demoninação burguesa, tem uma ala progressista, que trabalha a perspectiva da teologia da libertação, cujos expoentes são: Paulo Freire, Leonardo Boff e Frei Beto. Mas, no Movimento evangélico existe uma ala progressista, que fuja da perspectiva da teologia da prosperidade, que pressupõe obedência cega e submissão mecânica??

Toquinho

Kley Alves disse...

Parabens antigo companheiro do PT pela bela entrevista, concordo com você quando diz que é muito importante o povo participar do processo eleitoral, votando com conciencia e connhecimento do candidato a quem vai dá seu voto, deixando de fora os candidatos copa do mundo( de 4 em 4 anos)aparecem pedindo votos, também concilio com vc o pensamento do voto dos evangélicos direcionado a um candidato indicado pelos pastores, que nem sempre é do agrado dos fiéis, quanto a sua saída do partido dos trabalhadores, lhe certifico que foi uma grande perda para nosso quadro político, devido as suas muitas contribuições realizadas ao crescimento do PT em Ananindeua, porém como vc especificou, os pensamentos hoje existentes na sua vida de realizações não aportam com os caminhos e pensamentos idealizados pelos seus antigos pares no partido dos trabalhadores, desejo a vc muito sucesso na sua nova empreitada em uma nova legenda.

Kley Alves - Militante do PT e Presid. da AMOVESP

Anônimo disse...

em Primeiro lugar n entedi o senhor Joclau a respeito da sua resposta "se o PT é melhor projeto" e diz que "por ser evangelico seu perfil n se enquadra NO PT" agora explica para quem deseja trabalhar para os evangelicos ou para todos que vc diz povo?
te decide camarada!
Olha Raimundo te manca na parada quero te dizer o único governo que sempre trabalhou para os pobres foi o do PT.

ver se tu pública rui!

Anônimo disse...

Joclau, Parabéns pela entrevista!

Sinto que vc tenha saido do PT, mas sei que continuarás atuando como um Socialista que és. Te desejo sorte!! Não tenho duvidas que serás vereador, mas por favor não esqueça do Curuçambá!!Ele precisa de um vereador de verdade.

Pedro Paulo - Parque Modelo II

Joandreson Lima disse...

Em primeiro lugar, parabéns pela entrevista, poucos são tão coerentes quando referem-se aos seus antigos partidos políticos e concomitantemente quero dizer que comungo com a sua fala quando refere-se da necessidade do voto consciente por parte da povo, se quizer-mos mudar para melhor o contexto social e político do nosso país, essa é a maneira mais adquada. Quanto a realidade política no interior de nossas igrejas evangélicas, é algo que deve ser revisto, poís, o que vemos hoje são pastores se beneficiando de sua autoridade religiosa quando determina para os "Pobres Irmãos", os candidatos que eles devem votar, tendo em vista que algo em troca esses pastores receberam..."Louvado seja Deus"... Posso também dizer-te como petista apaixonado que sou: você fará bastante falta à esse partido, sua história de luta por políticas públicas, confunde-se com a própria história do PT, mas o que me conforta é saber que onde estiveres os ideais socialistas serão bravamentes defendidos.
Foi um imenso prazer militar com você durante todos esses anos no PT, só te peço algo: não importa em que partido estejas, nunca se esqueça que A LUTA CONTINUA, ETERNO COMPANHEIRO...

Joandreson Lima

Anônimo disse...

parabéns por essa entrevista, sei que já faz tempo mas enfim. Que o senhor continue esse ser usado por Deus ,um homem bom sempre ajudando ao que mas precisa no meio de nós é fazendo o bem. A vida do crente não é fácil sempre passamos por lutas mais e nas lutas que o SENHOR abençoa .
Bom fique com Deus .
ps: bianka