quarta-feira, 7 de março de 2012

Mais poder político para as mulheres



Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

O Dia Internacional da Mulher em 2012 será marcado pelas comemorações dos 80 anos do voto feminino. Num ano de eleições municipais, a ampliação da presença da mulher nas câmaras de vereadores e prefeituras é o objetivo principal a ser conquistado neste ano.




Somos maioria da população brasileira, mas ainda temos poucas candidatas nas disputas eleitorais e poucas destas conseguem ser eleitas para ocupar uma vaga no legislativo ou executivo. Nas câmaras de vereadores, as mulheres estão praticamente ausentes das mesas diretoras, num sinal de que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a mulher conquiste espaços de poder na política.


Para chamar a atenção sobre a participação da mulher nesta eleições, a UBM lançou o manifesto "Mais Poder Político para as Mulheres"


Atividades em todo o Brasil

A União Brasileira de Mulheres (UBM) está organizando ao lado de outras organizações feministas atos em todo o Brasil para comemorar o 8 de março. No Rio de Janeiro, a partir das 12h, no Largo da Carioca, as mulheres estarão conscientizando a população sobre a importância das bandeiras históricas da luta feminista. No final do dia, às 17 h, haverá uma caminhada do Largo até a Cinelândia.


Em Florianópolis, também no dia 08 de março, a partir das 14h, a mobilização acontecerá no vão central do Terminal Central de Ônibus. A atividade contará com apresentações culturais - música, teatro, dança – bem como panfletagens e microfone aberto às entidades dos movimentos de mulheres do município.


Na capital paulista, o ato público com passeata reunirá cerca de 80 entidades terá concentração às 14hs na Praça da Sé de onde sairá uma passeata.


Em Curitiba, a UBM-PR participa da tradicional passeata com caminhada da Praça Santos Andrade à Rua das Flores (Boca Maldita). No próximo dia 08, o movimento feminista local leva para as ruas três temas de destaque: Educação, Cultura e Diversidade; Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos: contra a mercantilização do corpo da mulher e Soberania Alimentar: contra o uso de agrotóxicos. O evento contará com a participação das mulheres do MST, unindo mulheres do campo e da cidade.

Um comentário:

CLEO SOUSA disse...

As mulheres infelizmente, ainda são vistas como dona de casa, pilotando fogões, nos mulheres somos tão descriminadas que até mesmo com o nível superior ganhamos menos que os homens com ensino médio, agora temos uma presidente mulher, isso mostra como somos fortes e preparadas para ocupar qualquer espaço na sociedade, temos força e a sensibilidade que o homem jamais vai ter, a mulher foi escolhida por Deus para gerar vidas, por isso nos precisamos ser respeitadas ouvidas, vista com a dignidade que merecemos, mulher é sinônimo de dedicação, capacidade intelectual e física, sensibilidade, coragem, luta, mulher todos os dias é o nosso dia. FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.