domingo, 23 de setembro de 2012

Entrevista com João Bernardes candidato a prefeito de Ananindeua: "Bolsa Construção... Vou erradicar os barracos em Ananindeua. Eleito, assumo esse compromisso"




Ananindeuadebates - O sr. falou em um debate na Rádio Clube do Pará que vai criar a Bolsa Construção.  João, que Bolsa é essa?

João Bernardes -  A Bolsa Construção  surgiu da grande necessidade, da grita da sociedade  pelo direito de morar. Eu, como pastor, observei que o povo mora mal. Nas visitas que tenho feito às comunidades, por exemplo, em um barraco 3X3 moram sete pessoas: isso dói muito. Aí me surgiu a ideia de erradicar os barracos que servem de habitação para a população no município de Ananindeua. Como iremos fazer para acabar com essa situação degradante em que vivem essas pessoas? A prefeitura vai doar todo material básico – tijolo, areia, cimento - e apresentaremos um projetinho, vamos fazer vários projetos para adequar ao terreno, e assim vamos erradicar totalmente os barracos em Ananindeua em quatro anos. Vou assinar o decreto de criação do Bolsa Construção no dia 1º. de janeiro de 2013, vai ser o maior projeto de erradicação de barracos no estado do Pará.  Precisamos levar dignidade aos nossos irmãos que vivem em situação precária. Junto a isso, vamos trabalhar o saneamento em todas as áreas do nosso município, não podemos continuar só com 2% de tratamento do saneamento básico, essas duas vergonhas vamos erradicar nos quatro 4 anos do meu mandato.
   

AD - Qual a faixa salarial que vocês pretendem atender com o Bolsa Construção? 


João Bernardes – Não. Isso não tem nada a ver com salário mínimo, isso vai ser a fundo perdido, a prefeitura vai bancar esses custos, o cidadão que morar em um barraco vai receber esse material para ter sua casa de alvenaria, vamos financiar 100%. O Bolsa Construção vai ser para os que estão no mercado informal, para os de baixa renda. Morou no barraco é sinal que não tem condições. Vou erradicar os barracos em Ananindeua. Eleito, assumo esse compromisso.

AD – Há três candidatos que já participaram do governo municipal (o ex-prefeito Pioneiro, o vice-prefeito  Chicão e o secretário de governo Luís Freitas). Você acha que há uma desvantagem para os candidatos como você que nunca fizeram parte da administração municipal?  

João Bernardes – Muito pelo contrario, a sociedade é o nosso juiz, e se você for olhar a sociedade de Ananindeua, o descontentamento é geral. Porque alguns governaram para algumas partes da cidade, por exemplo, para o centro da cidade, para a Cidade Nova, e ainda governaram mal, porque encheram de asfalto sem fazer drenagem, criando verdadeiros rios em plena cidade. E a população está amargamente sofrendo com a falta de “experiência” com a causa pública, vamos dizer assim. E a periferia não existe para esses dois grupos que governam Ananindeua há 16 anos. Existe um clamor de um lado, do outro um grau de rejeição altíssimo. Aí eu acredito, eu que nunca participei  do governo municipal, tenho vontade e força para governar para toda cidade, não só para alguns  bairros, como aconteceu nesses 16 anos.  Quero uma Ananindeua para as pessoas. Eu sou do Partido Verde, que tem um programa com propostas elevadíssimas, para as questões do lixo, da água, da cidadania, do meio ambiente. Nossa proposta é para a sustentabilidade, governar para as pessoas como em todas as administrações onde o PV está à frente.

AD - João Bernardes, você vai ganhar a eleição?

João Bernardes – Pretendo, estou trabalhando para isso, confio nas minhas propostas e acredito nelas. E estou convencendo a sociedade, que tenham tal opção.


AD – Boa sorte, João Bernardes.

João Bernardes – Obrigado.

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da Bolsa Barraco.

Anônimo disse...

Acho que a proposta é boa, agora a viabilização disso, via Orçamento municipal que são elas.

Anônimo disse...

Está aí. estava em duvídas, agora já sei em que votar.

Anônimo disse...

É uma Vergonha, uma cidade como Ananindeua, ter várias pessoas morando em barracos, em condiçòes sub-humanas, se a proposta for séria e não eleitoreira, João Bernardes merece meu respeito.

Evandro Sarmento - morador da Cidade Nova 8

Anônimo disse...

Blougueiro, outros candidatos vão ser entrevistado, o espaço tem que ser democrático?

Anônimo disse...

Pioneiro tem um Projeto chamado Cyber Cidade, seria bom divulgar.

Renato Sarmento, blogueiro.

Anônimo disse...

O grande problema em Ananindeua, é esses 2 grupos que se revezam no puder. São o que existe de pior na Política, metropolitana, eles atravancam o futuro e o desenvolvimento da Cidade,aqui não se discuti políticas públicas, só o asafalto, como cita o candidato. Acabar com barracos sim, também vamos acabar com a falta de cultura, com a falta de rémedios nos postos de saúde. Falta de respeito com os idosos, falta de lazer.


Walter Souza

Anônimo disse...

Ananindeua recebeu uns 37 milhões, do Ministério das Cidades, para melhorar e regulamentPr as favelas (áreas de ocupação). para onde foi esse dinheiro? que poderia mandar vários barracos ao chão e ser levantantadas, casas de alvenaria?

acesse o Portal Transparência e veja as verbas que vem para Ananindeua?

Anônimo disse...

A Proposta do candidato parece simplória, mas se olharmos ao redor temos vários barracos, nas pereferias da Cidade Nova, 40 horas, e estrada do Maguary. Não sei se o projeto tem também o vies de abordar as questões socias, da população que vive a margem do desenvolvimento.

Ananindeuadebates disse...

Os candidatos a prefeito que queiram ser entrevistados pelo Blog, favor mandar email para: Ananindeuadebates@gmail.com.