quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Entrevista com Zé Maria presidente nacional do PSTU: " O PSTU é um partido muito diferente dos demais"



Cleber Rabelo e Zé Maria
Entrevista exclusiva para o Blog Parádebates e Ananindeuadebates com o  presidente nacional do PSTU, Zé Maria, que esteve na terça-feira, dia 18, em Belém, para dar apoio à greve dos trabalhadores da Construção Civil e pedir votos para o candidato a vereador do partido, Cleber Ribeiro.


Ananindeuadebates - Zé Maria, qual o principal motivo de sua vinda a Belém?

Zé Maria - São duas preocupações que me trouxeram aqui a Belém: a primeira foi ajudar os companheiros do Sindicato da Construção Civil, para que nós possamos construir ações para quebrarmos a intransigência dos empresários da construção civil daqui, e garantir o atendimento das exigências dos companheiros. Já é tradicional a intransigência e arrogância da patronal, mas estamos preocupados em assegurar a vitória dos trabalhadores nesta greve, que está em curso neste momento. A outra razão, é buscar reforçar a campanha eleitoral  do Cleber Rabelo a vereador daqui de Belém. Porque na nossa opinião, a luta dos trabalhadores  tem uma dimensão muito importante, que é para melhorar o salário, melhorar as condições de trabalho. Mas esta mesma luta tem sua  dimensão política, nós não vamos conseguir conquistar  melhores condições  de vida sem interferir nas estruturas das instituições onde se decide a política do país. Portanto, eleger o Cleber vereador é uma tarefa tão importante como garantir a vitória dos trabalhadores da construção civil neste momento. Nós estamos desenvolvendo atividades no sentido de fortalecer esta candidatura para que os operários da construção civil possam ter uma representação na Câmara de Belém, e possam ter, assim, sua luta política fortalecida no próximo período.

AD - Zé Maria, vocês sempre estiveram à frente de movimentos, protestos e reivindicações dos trabalhadores e sempre criticaram o Parlamento; vocês não têm um parlamentar no Brasil; hoje é prioridade do PSTU eleger parlamentares? O partido mudou sua linha política e vai priorizar agora a ação parlamentar?

Zé Maria - O PSTU é um partido muito diferente dos demais. Ou seja, nós historicamente  tivemos como prioridade, nossa preocupação central é a intervenção nos processos de lutas e organização dos trabalhadores. Por que? Pois nós achamos que é por aí que vamos conseguir as condições para reunir mobilizações sociais e força suficiente para transformar este país, o que é a razão de ser do PSTU. Isso não mudou, isso segue da mesma forma: a nossa prioridade é desenvolver, potencializar, fortalecer  as lutas, as mobilizações e a organização dos trabalhadores. Agora, isso não exclui o esforço que o partido faz para conseguir, em todas as eleições, representantes no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais, porque, obviamente, um parlamentar a serviço dessa estratégia de fortalecimento da luta direta dos trabalhadores e da organização é um instrumento que ajuda e que fortalece a construção dos objetivos do partido. Então, o esforço para eleger o Cleber aqui não implica na mudança das prioridades do nosso partido. Trata-se de um esforço para fortalecer essas atividades que o partido desenvolve no seu cotidiano, para que o trabalhador tenha cada vez mais uma organização mais forte e para que ele tenha cada vez mais consciência e disposição para lutar, seja para conquistar suas reivindicações concretas, seja para conquistar este país, para que possamos, enfim, viver em um país socialista, onde não haja mais opressão e exploração.

Fotos Rui Baiano Santana

Um comentário:

Anônimo disse...

Ze Maria é o cara mais mal carater que ja vi, ja vi muitos mais ele é o pior de todos usa as pessoas como massa de manobra, não respeita ninguem, nem mesmo a dignidade de seus seguidores, pior em seu propio beneficio, somente para ele. Pobre cleber quando ele cair em si erá tarde, no Pará ainde se ve alguns, evandro da eletronorte, marinor do psol e outros. lavando a mente das pessoas com fantasias socialistas. pobre, pobres mesmo