domingo, 21 de outubro de 2012

ELEIÇÕES – TV Liberal teria censurado Edmilson

Via blog do Barata


        Grave, gravíssima. Assim pode ser definida a denúncia segundo a qual a TV Liberal, que integra as Organizações Romulo Maioarana, originalmente nominadas Grupo Liberal, teria censurado a exibição do programa que deveria ter ido ao ar na televisão na noite deste sábado, no horário político gratuito, revelando a queda das intenções de voto do deputado federal Zenaldo Coutinho, candidato a prefeito de Belém pelo PSDB. A denúncia foi feita pela Frente nas Mãos do Povo, pela qual é candidato a prefeito o deputado psolista Edmilson Rodrigues (foto, à dir.), integrada pelo PSol, PC do B e PSTU, aos quais se somaram, neste segundo turno, o PT, o PDT e o PPL. Segundo ainda a denúncia, por razões desconhecidas a TV Liberal limitou-se a reprisar, na noite deste sábado, os programas de sexta-feira de ambos os candidatos, o que foi interpretado como um álibi para o boicote, etiquetado de “censura”. Pelo que foi previamente acordado, esta semana a TV Liberal, afiliada da Globo e que integra o grupo de comunicação da família Maiorana – de notórios vínculos com o PSDB -, ficou responsável pela geração dos programadas eleitorais, acrescenta o vigoroso repúdio veiculado no site eleitoral de Edmilson Rodrigues, acessado pelo endereço eletrônico abaixo:


        A denúncia da coligação que sustenta a candidatura de Edmilson Rodrigues é vigorosa e fundamentada. “Há um rigoroso controle de qualidade nas afiliadas da TV Globo para que coisas bizarras como essa não aconteçam, pois geram processos contra a emissora. Então, como pode ter acontecido tão grosseiro ‘erro’?”, questiona a denúncia. E prossegue, em tom ácido: “Há uma hipótese razoável: ferindo a legislação eleitoral a emissora passou informação privilegiada ao candidato adversário e acertaram o esquema de repetição do programa eleitoral do dia anterior. Para não chamar a atenção não poderiam ‘errar’ apenas no nosso”, protestam os psolistas e aliados. E acrescentam, em tom igualmente indignado: “Não temos como provar, mas que é possível que tenha sido isso, ah isso é! Ou então, o controle de qualidade da emissora entrou em colapso motivado pela constatação de que o candidato do grupo Liberal despencou sete pontos em cinco dias e vai perder as eleições.”

ELEIÇÕES – Imbróglio coincide com pesquisas

        O imbróglio coincide com a divulgação de duas novas pesquisas de intenção de voto para prefeito de Belém, publicadas nas edições deste domingo, 21, dos jornais O Liberal e Diário do Pará, em circulação desde a noite de sábado. Ambas destoam da pesquisa do Vox Populi, veiculada anteriormente por O Liberal, segundo a qual Zenaldo Coutinho teria aberto uma vantagem de 14 pontos percentuais sobre Edmilson Rodrigues.
        De acordo com o Vox Populi, Zenaldo teria 57% dos votos válidos (que desconsidera os votos brancos e nulos), contra 43% de Edmilson. Na estimulada, o candidato tucano despontaria com 48% e Edmilson surgiria com 36%. A margem de brancos e nulos estaria em 6% e o percentual dos que disseram que não sabem ou preferem não responder seria de 9%. A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal.

ELEIÇÕES – As projeções do Ibope e do Ipespe

        As pesquisas do Ibope, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, e do Ipespe, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, revelam Zenaldo Coutinho em vantagem, mas por uma margem abaixo daquela projetada pelo Vox Populi. O que levou a coordenação da campanha de Edmilson Rodrigues à ilação de que os números revelam uma ascensão do candidato do PSol e, por via de conseqüência, sinalizam a crescente redução da vantagem inicial de Zenaldo. Exatamente o que enfatiza o programa eleitoral de Edmilson que a TV Liberal deixou de levar ao ar na noite deste sábado, entregue à emissora dos Maiorana ainda na tarde de ontem, às 16h25, cinco minutos antes do prazo fatal – 16h30.
        Pelo Ibope, cuja sondagem foi publicada por O Liberal, na pesquisa estimulada Zenaldo Coutinho tem 51% das intenções de voto, contra 42% de Edmilson Rodrigues. Contabilizados somente os votos válidos - quando são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos - Zenaldo tem 55% da preferência, contra 45% de Edmilson. Feita de 16 a 18 de outubro, com um total de602 entrevistados, a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
        Já o Diário do Pará - líder em vendagem e que integra o grupo de comunicação da família do senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e inimigo figadal dos Maiorana – publicou uma pesquisa de intenção de votos encomendada ao Ipespe. O instituto ouviu 800 entrevistados, entre 18 e 19 de outubro
, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Pela pesquisa estimulada, Zenaldo tem 45% das intenções de voto, contra 39% de Edmilson. Na pesquisa espontânea, Zenaldo aparece com 44% das intenções de votos e Edmilson com 38%. Os brancos e nulos nesse caso são 7% e 11% não responderam.

ELEIÇÕES – O repúdio ao grupo Liberal

        Segue logo abaixo, na íntegra, o vigoroso repúdio da coligação de Edmilson Rodrigues, diante da “censura” atribuída à TV Liberal, para favorecer o tucano Zenaldo Coutinho (foto), veiculado no site de campanha do candidato do PSol a prefeito de Belém:

Repúdio: Grupo Liberal censura criminosamente programa de Edmilson desta noite

        Hoje foram divulgadas duas pesquisas, uma do Ibope e outra do Ipespe. Nas duas pesquisas foi registrada uma sensível queda de intenções de votos do candidato tucano. O programa do Edmilson preparou uma peça para exibição no programa eleitoral da noite de hoje.
        Todo mundo foi surpreendido com a repetição de nosso programa do dia anterior, mesmo que cumprindo a legislação eleitoral a emissora tenha recebido o novo programa no prazo, conforme protocolo nas mãos da coligação Frente Belem nas mãos do povo. O que todo mundo precisa saber?
        Por decisão tomada desde o inicio das eleições, esta semana a empresa responsável pela geração dos programas eleitorais é a TV Liberal. O principal beneficiado pela não veiculação do programa eleitoral que mostrava os resultados das recentes pesquisas foi o candidato Zenaldo.
        Há um rigoroso controle de qualidade nas afiliadas da TV Globo para que coisas bizarras como essa não aconteçam, pois geram processos contra a emissora. Então, como pode ter acontecido tão grosseiro “erro”?
        Há uma hipótese razoável: ferindo a legislação eleitoral a emissora passou informação privilegiada ao candidato adversário e acertaram o esquema de repetição do programa eleitoral do dia anterior. Para não chamar a atenção não poderiam “errar” apenas no nosso.
        Não temos como provar, mas que é possível que tenha sido isso, ah isso é! Ou então, o controle de qualidade da emissora entrou em colapso motivado pela constatação de que o candidato do grupo Liberal despencou sete pontos em cinco dias e vai perder as eleições.

Nenhum comentário: