quinta-feira, 2 de maio de 2013

O que fazem os vereadores de Ananindeua?

 
Sim, uma pergunta oportuna: o que fazem os vereadores de Ananindeua? Há uma lei que rege a atuação dos “legisladores” municipais, mas, como dizem, se lei no Brasil fosse comprida, não se precisava inventar mais nenhuma.

Aqui em terras Ananin não se têm muitas informações sobre o que os vereadores fazem. A Câmara é uma caixa preta, a mesa diretora não presta conta dos gastos à população, nem tampouco da produção legislativa. Vereador de Ananindeua, como diz um famoso prefeito, se compra no atacado. Temos visto nos “faces” uns vereadores que estão fazendo mutirões: saúde, asfalto, limpeza de rua, distribuição de consultas do SUS e outros serviços... Os corredores da Casa parecem de posto de saúde: é senha para consulta do SUS, para remédios, para tirar documentos... Mas, debate sobre a cidade, nada; fiscalização do Executivo, nada; projeto de lei só passando pelo crivo da assessoria jurídica do prefeito.

A gestão passada, comandada pela vereadora pastora Ray, deixa pra lá... ninguém lembra mesmo. Tecla vai, ideias vêm, e ainda não deu para saber qual a serventia dos vereadores. Claro, muitos – há sempre as raras exceções - são“puxadores de saco” do prefeito. Um presidente estadual de um partido, que deveria fazer oposição a Pioneiro, foi procurado pelo blog. Ele foi curto e grosso: “O vereador do interior não pode fazer muita coisa sem ajuda do prefeito”.

Em Ananindeua, há 8 anos e pouco mais de 100 dias, não existe oposição: todos os vereadores apoiaram os ex prefeito, e agora o atual. Vereador aqui virou líder comunitário, de pires na mão, pede ao prefeito que asfalte tal rua, um empreguinho, uma vaguinha de diretor, a liberação de uma verbinha para festinha da igreja, da paróquia, do templo, e por aí vai...

Temos alguns parlamentares nesta gestão que podem melhorar o debate na Casa: Elias Barreto (DEM), Fabio Figueiras (PSB), Muca (PCdoB), prof. Nilse (PMDB), Augusto Soares (PSDB), Miro Sanova (PDT). A segunda cidade do Pará não pode ter uma Câmara de Vereadores Carlucios: não falo, não ouço, não enxergo.

Esperamos que os Senhores Edis Ananindeuenses cumpram seu papel e não sejam apenas uma grande despesa para o erário público.

9 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...


Outro dia aqui no "BuraÇambá", tinha um mutirão da enrolação do Pioneiro, tinha uns três vereadores, quando um deles viu o carro do prefeito se aproximando, ele puxou a pá da mão do operário e de paletó é tudo começou a jogar areia no buraco. Olha turma, foi a cena mais ridícula que eu e muitos moradores viram na vida. Obs. teve gente que tirou foto de celular, vou ver se consigo, para enviar ao blog, manda o email.
Marcos Fialho

Anônimo disse...

E o vereador do PT, o Kley não é de opoisação?????
se for verdade o vereador é do grupo do Luis Freitas por isso aderiu logo ao pioneiro

Ananindeuadebates disse...

Marcos Fialho, nosso email: ananindeuadebates@gmail.com

Bruno Calheiros disse...

O vereador Kley é oposição, alias ele e o vereador do PPL, os unicos que fazem realmente uma oposição verdadeira naquela Camara!!!... Inclusive o vereador Kley esta de parabens, vem executando um bom trabalho nesse inicio de mandato, muito melhor que os 2 ultimos vereadores eleitos pelo pt, muca e pedro soares.

Anônimo disse...

Se até o ex-vereador Pedro soares sua esposa siglia candidata do pt a deputado federal estão no governo! que moral tu tens baiano de criticar, devolve teu titulo que o pedro te deu!! Dúvido publicar!!

Anônimo disse...

Muca: cooptado por pioneiro;
Nilse: Máquinas e caçambas alugadas;
Miro: esposa nomeada secretaria.

Que debates queres baiano? Sem contar no teu companheiro de PT, que até agora não disse a que veio!!

Anônimo disse...

Caramba, o ex prefeito helder deve ta mordido, pois roueu uma corda pra cooptar uma camara, vide rai e companhia e o atual gastou uma merreca. "Pechincha mesmo'" o que sao 20 cargos pra cada edil?

LUCIANO disse...

Luciano da Guanabara
Quando são candidatos,arregaçam a manga da camisa e fazem de tudo pra se elegerem.Depois,ficam só descansando do trabalho que tiveram antes.Não precisam fazer tudo que prometeram nas campanhas,só dez por cento tá ótimo.Ah!se possível façam uma visita ao nosso bairro,mas tragam um mecânico no Carrão de vocês.Nós pagamos os prejuízos mecânicos...