domingo, 13 de julho de 2014

Presos políticos brasileiros: Libertem "Sininho" e os outros

"Sininho"

Na véspera da final da Copa do Mundo, 19 ativistas são presos 

Prisões são políticas e arbitrárias, classificou presidente de comissão da OAB


Jornal do Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 19 ativistas, entre eles dois menores, na manhã deste sábado (12), por suspeita de envolvimento em atos violentos durante protestos na capital fluminense. Outros nove ativistas são considerados foragidos. Eles foram levados para a Cidade da Polícia, no Jacaré, subúrbio do Rio, e respondem pelo crime de formação de quadrilha armada, com pena prevista de até três anos de reclusão. Entre os detidos está Elisa Quadros, conhecida como “Sininho”, que ganhou destaque na imprensa pela militância nos protestos do ano passado. 
O presidente da comissão de direitos humanos da OAB, Marcelo Chalreo, classificou as prisões como políticas e arbitrárias, em entrevista ao Portal Terra. A comissão deve entrar ainda hoje com um pedido de habeas corpus para liberar os detidos. "É absurdo. Essas prisões têm caráter político e intimidatório com o claro intuito de tolir o direito à manifestação."
O deputado federal Jean Wyllys também se pronunciou sobre as prisões dos ativistas, por meio de sua página no Facebook: "Estou recebendo, desde cedo, denúncias e informações sobre gravíssimas violações aos direitos humanos por parte do governo do Estado do Rio de Janeiro. Militantes, ativistas sociais e cidadãos e cidadãs que participaram de protestos no último ano estão sendo presos sem qualquer motivo, tendo suas casas invadidas pela Polícia Civil e levados sob a mira de fuzis, como consequência de 60 mandados de prisão temporária que impõem cinco dias de detenção 'preventiva' por supostos crimes que, supostamente, poderiam, talvez, vir a cometer no futuro! É surreal!."

Nenhum comentário: