quinta-feira, 23 de abril de 2020

Contratação de médicos cubanos: Federação dos Municípios apoia o governo do Estado do Pará

NOTA FAMEP
 FAMEP se manifesta sobre contratação de médicos cubanos como forma de apoio ao combate do coronavírus no Pará
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, apoia o governo do Estado na iniciativa de contratação de 86 médicos cubanos para atuação no Hospital de Campanha, no Hangar, e nas unidades básicas e de pronto-atendimento em Belém, que atualmente, possui grande índice de infectados pelo covid-19. O presidente sugere ainda, que se for necessário, que a ação se estenda aos municípios do estado que venham a se encontrar em igual necessidade na área da saúde.
Os médicos cubanos atuaram em Belém e no interior do Estado no período de 2013 a 2018, durante a execução do Programa Mais Médicos, do governo federal e demonstraram grande compromisso com a nossa população, uma vez que o Pará sofre, assim como as demais regiões brasileiras, com a baixa adesão de médicos à ação estratégica “Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, criada no início do mês pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à Covid-19.
Todos os 86 médicos têm autorização para residir de forma fixa e permanente no Brasil, com domicílio no Pará. Incluir estes profissionais em nossa rede de saúde, é uma forma de lidar com a alta procura por atendimento e a curva ascendente de casos do novo Coronavírus no Estado, o que, por sua vez, demanda uma ação rápida e eficiente.

Francisco Nélio Aguiar
Presidente da FAMEP    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a análise de seu comentário, faremos a postagem. Obrigado