terça-feira, 18 de agosto de 2020

Clima de "já ganhou" irrita pré-candidatos em Ananindeua

 

Os aliados do pré-candidato Dr. Daniel voltaram ao clima de “já ganhou”. Nos quatro cantos do município, a arrogância virou palavra de ordem: "Não tem pra ninguém, Dr. Daniel é o prefeito". Com a desistência do candidato Miro Sanova, tal clima aumentou. Alguns pré-candidatos e pré-candidatas à prefeitura acham, porém, que o ‘já ganhou” é uma falta de respeito aos demais concorrentes, uma postura que não combina com o processo eleitoral democrático.     

Sentar na cadeira antes dá azar 

A história de eleições democráticas tem alguns casos constrangedores de candidatos que sentaram na cadeira de prefeito, em alguns municípios, e quando as urnas foram abertas, a realidade foi outra. O exemplo mais famoso no Brasil deu-se em 1985: FHC deixou-se fotografar, antes da votação, sentado na cadeira de prefeito de São Paulo e terminou derrotado por Jânio Quadros (Jânio desinfetou a cadeira na hora de assumir). Lembramos que o respeito aos outros concorrentes é necessário, pois arrogância e prepotência podem irritar o eleitor. 

As redes sociais são o diferencial nesta eleição 

O eleitor acompanha o processo eleitoral via redes sociais: portais de notícias, Facebook, Instagram são instrumentos que deixam os eleitores com uma visão mais crítica e apurada. Os cidadãos não vão mais na onda do “já ganhou”, não querem mais ser tratados como gado. Não podemos esquecer do pleito de 2018, quando grandes desconhecidos foram eleitos para governos, Senado e Câmara Federal.

A pandemia pode ser o divisor de águas 

Na política de Ananindeua (PA), as ações dos agentes políticos, e sua atuação diante do Coronavírus, podem ser determinantes na hora do voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a análise de seu comentário, faremos a postagem. Obrigado