terça-feira, 29 de setembro de 2020

Jornal francês Liberatión cita prefeitura petista como exemplo de combate ao coronavírus “à revelia de Bolsonaro”

 


Via Revista Fórum

Aplicação de teste rápido do novo coronavírus (Foto Divulgação/Governo do Estado de SP)

O jornal francês Libération trouxe na edição desta segunda-feira (28) uma reportagem mostrando a eficácia da estratégia de combate à pandemia do novo coronavírus adotada pela Prefeitura de Araraquara (SP), administrada pelo PT. O resultado foi que a cidade ostenta uma mortalidade devido à doença que fica em um terço do índice nacional.

A reportagem destaca que a estratégia foi aplicada “à revelia da política de Bolsonaro”. Desde o início da pandemia, Jair Bolsonaro (sem partido) se revelou um negacionista da doença e sua gravidade, chamando-a de “gripezinha” e sendo contra medidas de quarentena para evitar a propagação da Covid-19.


Mas, em Araraquara, o prefeito Edinho Silva (PT) foi por outro caminho. A correspondente Chantal Rayes conta que seu segredo foi testar em massa a população da cidade. Com isso, as autoridades puderam isolar e tratar rapidamente os contaminados. “Um método pouco frequente no Brasil, sete meses após o início da epidemia”, destacou a jornalista.


A reportagem ainda traz dados da pandemia no Brasil. O texto informa que o país terceira posição entre os casos positivos (mais de 4,7 milhões) e a segunda em número de mortos (mais de 140 mil), um quarto dos óbitos apenas no Estado de São Paulo

Em Araraquara, destaca a reportagem, a média é de 9 mil testes PCR por 100 mil habitantes, quatro vezes mais que a média brasileira

O resultado é que, enquanto o Brasil tem uma taxa de letalidade de 3% dos casos de Covid-19, na cidade administrada pelo PT o índice é menor do que 1%.

*Fabíola Salani: Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a análise de seu comentário, faremos a postagem. Obrigado