O presidente Lula acordou da cirurgia estável e se alimenta normalmente, de acordo com a equipe médica que o acompanha. Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta manhã, os médicos Roberto Kalil Filho (foto), Ana Helena Germoglio, Rogério Tuma, Mauro Suzuki e Marcos Stavale detalharam o quadro de saúde de Lula. “O presidente encontra-se agora estável, conversando normalmente e se alimentando”, declarou o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho. O presidente foi submetido a uma cirurgia de duas horas, na madrugada desta terça (10), para drenagem total de um sangramento entre o cérebro e uma membrana da meninge. Após a retirada do hematoma frontoparental, que estava comprimindo o cérebro, os médicos colocaram um dreno externo na região. Segundo a equipe, o presidente não tem sequelas nem sofreu comprometimento das funções cerebrais. “A gente fez esse procedimento para que esse hematoma não comprima o cérebro. Então ele fica sem sequelas. O cérebro está livre de qualquer compressão da lesão”, explicou o neurologista Rogério Tuma.
Lula seguirá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo nas próximas 48 horas para observação. Os drenos devem ser retirados entre um e três dias. No momento, o presidente não pode receber visitas, mas segue acompanhado pela primeira-dama Janja.
Embora ainda não haja data exata para alta, o médico Roberto Kalil Filho declarou que a expectativa é que o presidente retorne para Brasília no início da próxima semana. No entanto, não há previsão para ele voltar ao trabalho. Lula solicitou à equipe médica que todas aas informações sobre seu estado de saúde sejam transmitidas à população com clareza. Os boletins médicos serão divulgados diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Após a análise de seu comentário, faremos a postagem. Obrigado