sábado, 3 de julho de 2010

O PT e o Projeto de Privatização dos serviços de Água e Esgoto de Belém


Atualização em 04 de Julho:
O Secretário de Comunicação da Executiva Estadual do PT Professor Bira Rodrigues, enviou ao blog essa mensagem:

"É importante registrar que a decisão do diretório estadual não foi unânime, o bloco de esquerda e mais quatro integrantes do mesmo defenderam e votaram contra a aprovação".
_____________________________________________________________________________________
.

O diretório estadual do PT aprovou o apoio ao Projeto PPAs (Parcerias públicas e privadas) do prefeito Duciomar, que abre caminho para a privatização dos serviços de água e esgoto de Belém, cobrança de pedágios nas pontes de Mosqueiro e Outeiro, etc. O prefeito encaminhou à Câmara de Belém pedido de sessão extra para votar o projeto do Executivo até terça-feira, dia 6.

É um projeto muito impopular. Os caciques petistas, comandados pelo chefe da Casa Civil, Everaldo Martins, talvez estejam dando um tiro no pé ao querer impor à bancada dos vereadores a sua aprovação para garantir a participação do PTB do Duciomar no palanque de reeleição da governadora Ana Júlia.


O ônus por apoiar essa medida impopular pode trazer uma grande dor de cabeça para a campanha de reeleição.


Na matemática política, pode ser uma conta de diminuir.

Os votos dos cinco vereadores do PT são fundamentais para rejeição ou aprovação do projeto.

Vereadores petistas, como votam no projeto do Prefeito:

Otavio Pinheiro (Contra), Marquinho do PT (Contra), Aldaberto Aguiar (Contra), Amaury (Favor), Alfredo Costa (Contra),





13 comentários:

Wellyn Nascimento disse...

Espero que esses vereadores sejam coerentes e não manchem a nossa história. Pois, se esse projeto for aprovado por causa da bancada do PT, eu não vou votar na Ana. Anularei meu voto para governador. Não vale tudo para se manter no poder. A nossa dignidade vale mais do que qualquer outra coisa.
Bjs

Anônimo disse...

Meu caro baiano,
rebaixar programa para compor com o PTB de Duciomar expressa um pragmatismo sem sentido, até porque o prefeito tem um altíssimo índice de rejeição, realiza uma gestão desastrosa na capital avaliado negativamente pela população e a militância do partido jamais vai digerir esse acordo. POrtanto,com certeza é uma aliança que não soma. E o ficha suja do Duciomar é um cabo eleitoral que ninguém quer só a Ana Júlia.

Anônimo disse...

ISSO É EXPRESSÃO CRASSA DA REDUÇÃO DO PROGRAMA A UM MERO PROJETO DE PODER. TAMBÉM REPRESENTA UMA TRAIÇÃO DE CLASSE, QUE JAMAIS A MILITÂNCIA VAI DIGERIR. pORTANTO, OS ESTRATEGISTAS POLÍTICOS DA CAMPANHA DA ANA JÚLIA E A CÚPULA DIRIGENTE DO PARTIDO ALÉM DE TÁ FORÇANDO A BARRA, TÃO DANDO UM TIRO NO PÉ.

Anônimo disse...

O DUCIOMAR NÃO VALE TUDO ISSO, FAZ UMA GESTÃO DESASTROSA E TÁ MAIS QUEIMADO QUE CHARUTO DE BÊBADO. SÓ QUEM NÃO VÊ É A ANA JÚLIA. OS ESTRATEGISTAS DA CAMPANHA DEVERIMA FAZER UMA PESQUISA DE OPINIÃO PARA VER COMO O GOVERNO DUDU TÁ AVALIADO PELA POPULAÇÃO. COM CERTEZA A ANA JÚLIA E O PT TÃO EMBARCANDO NUMA CANOA FURADA.

Anônimo disse...

É importante registrar que a decisão do diretório estadual não foi unânime, o bloco de esquerda e mais quatro integrantes do mesmo defenderam e votaram contra a aprovação.

Bira Rodrigues Secretário de Comunicação da executiva Estadual do PT.

Anônimo disse...

Alô Baiano vc. que é bem informado, porque não publica a lista dos que votaram na reunião do diretório sobre a privatização, ai agente ver quem é quem no PT.

Marcos Filho

Anônimo disse...

Camaradas,
Sou um velho comunista que se aliançou, pois percebeu que teria que construir alianças em sua grande maioria táticas. O problema é quando ascende ao poder de instituições como o PT, aqueles que estão convencidos que é preciso fazer aliança a qualquer preço, sem considerar as disputas ideológicas que existem seja no interior do governo, seja, principalmente, no interior da sociedade. Aí se estabelece o vale tudo, não há mais resolução que deva ser obedecida, seja ela nacional ou estadual, ou seja, o partido poderia fazer aliança com todos os partidos, menos com os arautos do neoliberalismo (PSDB e o DEM). Alguém já escreveu que o PT perdeu a grande chance da esquerda brasileira de contruir um projeto de governo para o país. OPTou por um projeto de poder.
Não é com estranheza professor que devamos refletir sobre esse momento. É com tranquilidade de que infelizmente, ascendeu ao comando desse partido, que já foi o maior da América Latina, que representava a luta sofrida e engajada das comunidades eclesiais de base, dos comunitas, dos progressistas e de todos aqueles lutadores que sonharam e sonham com mundo melhor, mais justo e mais humano. São figuras como o atual Chefe da Civil, esse não tem escrúpulos, não tem limites ideológicos, não tem mais contornos entre esquerda e direita e o que importa é se perpetuar no poder, a qualquer preço, ainda que isso signifique perder a esperança, fazer sofrer milhares de despossuídos que muitas vezes não tem nem sua força de trabalho para vender ao capitalismo.
Alguns dirão mais, está nas resoluções do PT que ele é socialista. Hoje, quem esteve naquele Hangar, percebeu que ele é mais socialite do que socialista, e o espectro de esquerda que sempre rondou e fez tremer as elites desse país, hoje não passa de um espectro de centro-esquerda, flertando sem o menor pudor com a direita clássica.
Portanto, não há estranheza quando o diretório aprova as PPAs, afinal os sistemas públicos de abastecimento de água, sejam eles municipais ou estaduais são deficitários mesmo, deixa pros capitalistas explorar, ao Estado cabe somente criar as condições necessárias para que exploradores não tenham prejuízo.
O grande desafio que estará colocado é, até que ponto nossos vereadores na CMB resistirão ao "tacão da ordem partidária" e continuarão defendendo não os interesses (eleitoreiros e até mesmo ideológicos) partidários e sim os interesses da população sofrida deste nosso Estado.
Quem viver, verá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um grande abraço aos vereadores e aos lutadores do povo.

Anônimo disse...

Bloco de esquerda dentro do PT. Aonde existe isso?O Bira sempre apoiou o Paulo Rocha, o "mensaleiro". Então que esquerda é essa?kaklakakakak

Anônimo disse...

Se essa proposta de privatização vingar, eu e a minha família, que somos petistas de carteirinha não repetiremos o voto em Ana Julia. E acredito que outros companheiros que conheço desmbocarão seu voto ideológico em outras alternativas de esquerda.

Anônimo disse...

O que a cúpula da campanha e do partido tem que entender, é que o PT não é um partido de caudilho, onde tem um que manda e outro que obedece. É de embrulhar o estômago ver o PT de mãos dadas com DUCIOMAR e o seu PTB. Só por isso, e nada mais, a nossa família não vai apoiar a reeleição da compaheira Ana Júlia.

Anônimo disse...

sempre o Bira foi afavor do PT e da esquerda do PT + como muintos se esconde e n mostram a cara tem medo de fazer o q é certo o PT acaba com lideranças q fazem o q querem, e apoia sim o Paulo Rocha pois ele vai ser nosso senador.

Danilo.

Anônimo disse...

Antonio Carlos Martins Barros

Para que mais serve o PT paraense aliado aos setores privatistas das políticas públicas de grande base social ?
No paralelo o Almir (PSDB) privatizou a Celpa (energia elétrica), o mesmo que o DUDU e o PT pretendem fazer com a água de mais de milhão de consumidores de Belém. É de fato uma vergonha política sem precedentes

Anônimo disse...

Camaradas,
Durante o governo do PT na PMB foi feito um estudo sobre a situação da COSANPA e do SAAEB, por conta da falta de definição dos marcos regulatórios dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, em todo o país e em particular nas regiões metropolitanas.
Essa polêmica, vocês lembram, se arrastou durante os dois governos democráticos populares e em 2006 foi aprovado o marco regulatório do saneamento ambiental, luta histórica de valorosos companheiros do PT, que militavam na SMAD (Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento) e que chegaram a propor a criação de uma setorial do saneamento, que não foi a frente.
Vários debates ocorreram nesse período, nas CMBs, nas ALEPAs, nas Universidades, nas ONGs, sempre alertando e acumulando informações de experiências ruins e desastrosas de privatização de abastecimento de água e esgotamento sanitário, vide a experiência de Manaus, de Tocantinhs com a SANEATINS, enfim todas com problemas que iam desde o aumento da tarifa, demissão de funcionários até a baixa qualidade do serviço aos usuários, onde não há manutenção adequada da rede e muito menos ampliação da rede, considerando o crescimento da populaçao, ou seja, não amplia, não mantêm direito e exclui a população carente, não adota tarifa social, etc.
Portanto, camaradas não tem como aceitar que a aprovação do PL na CMB, possa siginificar avanços a população, se ainda não conseguimos sequer universalizar o serviço. Hoje, há cerca de 250 a 300 mil pessoas que não tem acesso a água potável somente em Belém, como garantir esse direito básico, elementar com o serviço privatizado?
Precisamos aproveitar esse debate e inquirir o atual prefeito e o dirigente do SAAEB sobre o que foi investido nesses últimos 05 anos para reduzir o déficit de abastecimento de água e as metas para ampliar a rede de esgoto na cidade de Belém, considerando que o governo do PT deixou projetos e dinheiro em caixa, na CEF. O que foi feito desse recurso. Foi utilizado????????????????????????
E hoje, pasmem vocês os mesmos projetos aprovados naquela época, estão aguardando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prefeito não fez nem a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Tucunduba com recursos garantidos e o governo estadual acabou assumindo essa obra na 2ª fase do projeto.
Assim não dá, não podemos aceitar que por conta dessa aliança com esse falsário se deva abrir mão de princípio, de convicção. Afinal o que mudou quem era a contra a privatização agora está a favor, em cima de qual argumento... apoio do prefeito, não basta esse "bandido" não ter sido caçado pelo conjunto da obra a frente da prefeitura, será que não basta os recursos vultosos na mão desse "nacional" do ICMS, repassado pelo Governo do Estado. Isso não tem acordo, vamos lutar até o fim contra essa proposta indecente, imoral, excludente, inconsequente e antisocial.
VAMOS À LUTA COMPANHEIROS!!!!!!!!!