terça-feira, 1 de março de 2011

Blogueiros paraenses criam cooperativa

Blogueiros Progressistas do Pará

Deu no Liberal

Belém sediou no sábado (26), o I Encontro de Blogs do Pará. Dentre as principais resoluções do encontro estão a elaboração de uma moção de repúdio à Lei sobre Crimes de Informática (PL 84/99), também conhecida como Lei Azeredo ou 'AI-5 Digital', e a criação da primeira Cooperativa de Blogs do Pará, com o objetivo de garantir a profissionalização dos conteúdos e dos blogueiros. O tema do encontro foi 'As redes sociais e o governo'.

No mundo da blogosfera há seis anos, e há pouco mais de um ano como editor do blog Ananindeua Debates, o analista de redes Rui "Baiano" Santana foi o coordenador do evento, que atraiu aproximadamente 40 blogueiros. 'Nesta reunião aprovamos moções de repúdio à censura feita à blogueiros paraenses e discutimos a influência da blogosfera em vários setores', disse. O evento contou com a participação dos parlamentares ( Deputado federal Cláudio Puty (PT) estaduais Edimilson Rodrigues( Psol) ,Edílson Moura (PT) e o Vereador Pedro Soares (PT) de Ananindeua) marcou, também, a criação da primeira Cooperativa de Blogs do Pará, que tem o intuito de profissionalizar os blogueiros, permitindo a inclusão de anúncios nas páginas pessoais. 'Esta profissionalização não quer dizer que acabariam as opiniões nos blogs, ou que as matérias seriam pagas. Mas, que o blogueiro passe a utilizar a publicidade, permitindo que comerciantes anunciem no blog. Acredito que daqui há algum tempo, a própria regulamentação vai transformar os blogueiros em uma nova categoria de trabalhadores', defendeu o coordenador.

Outra pauta do encontro foi a Lei sobre Crimes de Informática, conhecida como 'AI-5 Digital', proposta pelo ex-senador federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), e que tramita na Câmara desde 2008. O texto atribui aos provedores de acesso e de conteúdo, como serviços de e-mail e publicadores de blogs, a responsabilidade de armazenar e fornecer informações de navegação para a apuração de crimes.

Foto: Mylla Conor

3 comentários:

Prof. Arroyo disse...

Oi Ruy, mais uma vez parabéns, e me mantenha informado sobre os andamentos da cooperativa. Conte comigo.

Vicente Cidade disse...

Companheiro Ruy, esta foi a ata feita pela colega lá no encontro.


PROPOSTAS DO PRIMEIRO ENCONTRO DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS DO PARÁ

Aprovado em 26 de fevereiro de 2011 a Rede de Blogueiros Progressistas do Pará, no intuito de promover a integração entre pessoas com o objetivo de defender juridicamente a classe da blogosfera, com o formato de rede, imitando o sentido amplo de rede, que é o e integrar os blogueiros e incentivar a integração entre colaboradores de diversas esferas, estudantes, professores, universidades.
• Criação de um ambiente participativo, uma rede para integrar um grupo com o mesmo interesse: lutar pela formação de um espaço organizado para atuar e produzir para a classe dos blogueiros e afins.
• Que tipo de rede:
• Proposta de um coletivo, pois tem a possibilidade de voz jurídica e outras jurisprudências que regem
• Comissão para providenciar a proposta do coletivo, onde sejam nomeados representantes que estejam a frente do órgão, coletivo.
• Reunir estudantes de comunicação para promover e unir pessoas com relação à criação de um coletivo e denominar colaboração entre esses campos, universidade, sociedade e outros interessados.
• Estabelecer a proposta de iniciar a “Rede de Blogueiros Progressistas do Pará”
Comissão Rede de Blogueiros Progressistas do Pará
Nomeados:
• Bruno Calheiros: terrasdedireitos.blogspot.com
• Myla Connor: mylamultimidia.wordpress.com
• Rui: ananindeuadebates.blogspot.com
• Vicentecidade21.blogspot.com
• Diógenes:

• Proposta de denominar à rede de blogs que lutem pelos interesses da população a respeito da gratuitade nos coletivos, tendo em vista a lei federal e a colocação dela em prática.

blog do Beto Andrade disse...

Parabéns Baiano.

Estive um pouci enfermo e não consegui participar do evento, mas conte com nosso apoio!