segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Trabalhadores da Construção Civil de Belém entram em greve

Cleber Rabelo/ foto greve 2011
Em assembleia realizada na segunda-feira à noite (03/09) na sede do Sindicato, os trabalhadores da construção civil de Belém, resolveram entrar em greve por tempo indeterminado. A categoria apresentou aos empresários do setor, uma pauta de reivindicação, que consta do Acordo Coletivo 2012-2013.  Os empresários só aceitam dar um reajuste salarial de 7,5% e só R$ 7,00 de participação no lucro (PLR),  ainda querem proibir o livre direito de organização sindical, proibindo a entrada dos dirigentes sindicais nas obras, em uma clara afronta a Constituição Federal.
 O setor da construção civil continua em alta, os lucros das empresas sobem a cada ano. Belém tem o metro quadrado mais caro do Brasil, e o salário dos operários da construção civil é um dos mais baixos.
Empresários da construção civil do Pará estão na contramão da modernidade em relação as trabalhadoras
Empresários da construção civil não respeitam as mulheres operárias. Umas das pautas de reivindicação do sindicato, é a classificação das trabalhadoras, que só tem a carteira assinada como servente, mesmo tendo qualificação,  como eletricistas, serralheiras e profissional. Com toda modernidade, tecnologia e grandes lucros do setor, as mulheres tem um tratamento diferenciado, porque não dizer discriminatório, os avanços e conquistas das mulheres parecem não surtir efeito entre os empresários da construção civil de Belém, que ainda estão usando leis trabalhistas do século passado.
  A partir dessa terça-feira os trabalhadores estarão em mobilização permanente.
 As principais reivindicações são:

Aumento real dos salário
Cesta básica e plano de saúde
Classificaçãoe qualificação  para Mulheres
10% de vagas para mulheres nas obras
Delegado sindical de base

Foto Xaropinho

Nenhum comentário: