segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pioneiro lidera pesquisa mas, eleição em Ananindeua ainda pode ser decidida só no 2º turno


Charge do Portal do Jornal Amazônia
Pelos números da pesquisa Vox Poppuli, Pioneiro está com 49%. 

Ainda não da para saltar foguete:
 Nas  pesquisas  internas feitas pelos partidos há 2 meses atrás, o percentual do tucano era de quase 60%. Com o ínicio da campanha eleitoral e com a propaganda na TV e o debate, houve uma queda de Pioneiro. Ainda falta 1 mês para a eleição;  existem 23% de eleitores indecisos e 18% dos eleitores que hoje votariam em Pioneiro admitem que podem mudar o voto.
 O PT é o partido com maior simpatia do eleitor com  10%, mas os números da pesquisa aponta que   57%   do eleitor que  tem simpatia pelo PT,  admitem que vão votar em Manoel Pioneiro. 
Segundo a pesquisa (matéria abaixo), João Bernardes não foi citado por nenhum pesquisado,  mas tem um ítem na pesquisa que  aponta, que   o único candidato que tem   100%  de eleitor  fiel é João Bernardes (PV). O Vox Poppuli precisa esclarecer melhor esse ítem.

Abaixo vai a máteira do Jornal Amazônia sobre a pesquisa






Deputado estadual lidera com folga a corrida eleitoral em Ananindeua. Pesquisa Vox Populi foi divulgada ontem.

Por THIAGO VILARINS
Da Sucursal de Brasília, DF
 
O candidato Manoel Pioneiro (PSDB) lidera com folga a corrida pela Prefeitura de Ananindeua, com 49% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi. O candidato Chicão (PMDB) desponta em segundo, com 17% das menções do eleitorado ananindeuense, seguido por Eliel Faustino (PR), com 7%. Os candidatos Luís Freitas (PT) e Vavá Costa (PPS) aparecem em seguida, ambos com 1%. João Bernardes (PV) e Professor Edivaldo (Psol) não foram citados na pesquisa por nenhum dos entrevistados.
O percentual de eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo é de 5%, enquanto 20% não sabem ou preferem não opinar.
Metodologia - A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro de 2012, com 600 eleitores do município. Ela está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-00069/2012. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa foi feita de acordo com a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. As cotas utilizadas para a seleção do entrevistado foram sexo, idade, escolaridade, renda familiar e situação perante o trabalho, sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo 2010) e Tribunal Superior Eleitoral (Cadastro de Eleitores de 2012).

Espontânea - Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Manoel Pioneiro aparece na frente com 43% das menções dos eleitores, Chicão vem em seguida com 14% e Eliel Faustino surge com 5%. Luís Freitas foi lembrado por 1% dos entrevistados, enquanto 32% disseram não saber em quem vão votar, ou não responderam. Outros 4% responderam que não irão votar em ninguém e 1% apontaram outros nomes que não são candidatos.
Por grupo - De acordo com o Vox Populi, Manoel Pioneiro tem a preferência de 51% do eleitorado masculino e 47% do feminino. Ele é mencionado por 45% das pessoas consultadas com idade entre 16 e 24 anos, 51% com idade entre 25 e 34 anos, 44% de 35 e 44 anos, e 55% das pessoas com mais de 45 anos. Quanto ao nível de escolaridade, o tucano é a opção de 50% dos que tem até a 4ª série do ensino fundamental, 48% dos que cursaram ou estão cursando da 5ª a 8ª séries, e 50% dos que responderem ter o ensino médio ou superior. Ele também alcança 48% da faixa que recebe renda familiar inferior a um salário mínimo, 52% da que recebe de um até dois salários mínimos, 45% da que chega até três salários, 49% até cinco, e 54% do grupo que tem renda familiar superior a cinco salários mínimos.
O segundo colocado na pesquisa, Chicão, aparece como opção de 20% dos homens e 14% das mulheres. Os seus melhores índices são entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos (20%), entre os que possuem menos escolaridade (21%), e os que recebem de dois a três salários mínimos (19%). Já Eliel Faustino teve os seus melhores resultados entre os entrevistados do sexo masculino (7%), com idade entre 16 e 24 anos (9%), com proporção de 7%, tanto entre os que possuem até a 4ª série do fundamental e com ensino médio e superior. Quanto a renda familiar, o público que mais acredita em Eliel é o que recebe de dois a três salários.
Certeza - A pesquisa perguntou se o eleitor tem certeza do seu voto ou se ainda pode mudar de candidato. Para 76% dos entrevistados o voto já está definido, enquanto 23% ainda podem mudar de opinião. Entre os candidatos, somente os eleitores de João Bernardes estão completamente decididos (100%). A segunda maior margem de eleitores que não pretende mais mudar de ideia são os que disseram votar no candidato Manoel Pioneiro. São 81% votos garantidos ante 18% suscetíveis a mudança até o dia da eleição.
Dentre aqueles que optaram por Chicão, 69% não mudarão o voto e 31% estão indecisos. A proporção é muito parecida com a de Eliel Faustino: 68% não alterarão o voto e 33% não dão essa segurança. Luís Freitas está em uma situação diferente, os eleitores que o escolheram na pesquisa se dividem em 43% que afirmaram não escolher outro candidato e 57% que podem votar em outra pessoa.

Dezenove por cento não votam no candidato do PMDB de jeito nenhum
Chicão é o candidato mais rejeitado pela população de Ananindeua. Segundo o Vox Populi, 19% não votam nele de jeito nenhum. O seu nome é recusado por 21% dos eleitores do sexo masculino e por 17% do feminino. Entre todas as idades, a sua rejeição oscila de 18% a 19% e de 14% a 21% em todos os graus de escolaridade. Já entre os grupos de renda familiar, o seu pior desempenho é entre os que recebem de dois a três salários mínimos (21%) e de cinco salários mínimos ou mais (27%).
O deputado estadual Manoel Pioneiro é o segundo com a maior margem de rejeição. No entanto o seu percentual é quase a metade do seu adversário do PMDB: 12%. Os seus mais altos índices de rejeição estão entre os eleitores mais jovens (18%), com menos escolaridade (14%) e que recebem até três salários mínimos na família (14%). Na sequência aparecem os nomes de Eliel Faustino, com 7% de rejeição, o petista Luís Freitas, com 5%, Vavá Costa, com 4%, e João Bernardes, com 3%.
Apoio - A pesquisa também avaliou a influência do apoio aos candidatos. O governador Simão Jatene vai influenciar positivamente no voto de 12% dos eleitores de Ananindeua. Eles disseram que votam, com certeza, em quem ele apoiar. Outros 34% admitiram que podem votar, mas também vai depender de quem for o candidato. A rejeição ao apoio do governador chega a 12%, enquanto 37% disse que isso não é levado em conta na hora de escolher o candidato.
A presidente Dilma tem um ponto percentual a menos que o governador entre os que responderam que votam em quem ela apoiar. Chega a 34% também os que consideram o apoio dela relevante, mas que também avaliam o candidato e 14% os que não votam, de jeito nenhum, em quem ela apoiar. Já 36% alega que a posição dela não interfere na escolha do candidato.
O ex-presidente Lula também foi citado no levantamento do Vox Populi. Ele garante 13% dos votos do candidato aliado e é rejeitado por 14% do eleitorado. Uma margem de 33% avalia o seu apoio como importante, mas não fundamental e 36% ignora a sua indicação.
Outro dado apurado na pesquisa é a influência do partido na escolha do eleitorado de Ananindeua. O PT é o partido com a maior simpatia dos eleitores pesquisados (10%). O PMDB aparece logo em seguida, com 9%; PSDB, em terceiro, com 6%; e o Psol é o próximo com 1%. Todos os outros partidos somam 2%. Curiosamente, o PT também lidera a lista de rejeição. São 10% de eleitores que disseram não votar no partido de jeito nenhum. O PMDB teve a rejeição de 4%; o PSDB teve a repulsa de 2%; e os demais, juntos, registraram 2%.
Dos que responderam que tem simpatia pelo PT, 57% deles admitem que vão votar em Manoel Pioneiro, 11% em Chicão, 8% em Eliel Fautino e 2% no representante do partido Luís Freitas. Dentre os que gostam do PMDB, 48% são eleitores de Chicão e 35% de Pioneiro. Já entre os que reponderam simpatizar com o PSDB, 76% vão votar no presidente da Alepa, 14% em Chicão e 5% em Eliel.
Intenção de voto espontânea
Se a eleição para prefeito de Ananindeua fosse hoje, em quem você votaria?
Manoel Pioneiro 43%
Chicão 14%
Eliel Faustino 5%
Luís Freitas 1%
Outros nomes 1%
Ninguém/Branco/Nulo 4%
Não sabe/Não respondeu 32%
Total 100%
Intenção de voto estimulada
Se a eleição para prefeito de Ananindeua fosse hoje, em qual destes candidatos você votaria?
Manoel Pioneiro (PSDB) 49%
Chicão (PMDB) 17%
Eliel Faustino (PR) 7%
Luís Freitas (PT) 1%
Vavá Costa (PPS) 1%
João Bernardes (PV) 0%
Professor Edivaldo (PSOL) 0%
Ninguém/Branco/Nulo 5%
Não sabe/Não respondeu 20%
Total 100%
Rejeição
Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum?
Chicão (PMDB) 19%
Manoel Pioneiro (PSDB) 12%
Eliel Faustino (PR) 7%
Luís Freitas (PT) 5%
Vavá Costa (PPS) 4%
João Bernardes (PV) 3%
Professor Edivaldo (PSOL) 1%
Poderia votar em
qualquer um deles 11%
Não votaria em
nenhum deles 4%
Não sabe/Não respondeu 34%
Fonte: Pesquisa Vox Populi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo Nº PA-00069/2012 em 27/8/2012.

6 comentários:

Anônimo disse...

ANANINDEUA NÃO TEM JEITO MESMO! TODOS OS RESPONSÁVEIS PELO ATRASO,PELA FALTA DE INFRA-ESTRUTURA,PELA FALTA DE OPORTUNIDADE, PELA FALTA DE SEGURANÇA,PELO AUMENTO DA VIOLÊNCIA,ESTÃO NA FRENTE DAS PESQUISAS.
TONINHO
BARUERI-SP

Anônimo disse...

Denúncias contra Pioneiro e seus aliados, veja:http://www.youtube.com/watch?v=PWU8PrELxNE

Anônimo disse...

Desculpa toninho descordar de vc.
Mas não podemos deixar de acreditar que nosso povo um dia será capaz de analisar o contexto socio-politico de nossa cidade, e votar corretamente. Isso depende educação e mesmo contra a vontade desses (políticos. Os educadores deste país conseguiram.
Roberto.
Amapá-Ap

Anônimo disse...

só nao quero que esse tal de JACEMIR IGREJA seja eleito, pois em materia de ARROGÂNCIA ESSE TEM DE SOBRA!

Anônimo disse...

Até parece que hojê Ananindeua esteja diferente do que o Toninho descreveu,está a mesma coisa isso se não tiver pior eu falo por esperiencia propia eu precisei de uma consulta com cardiologista e fui marcar o mesmo em um posto de saúde(Aguas Lindas)isso no mês de Julho e vocês acreditam que só tinha a referida consulta apartir do dia 09/11,imaginem só se eu tivese esperando a consulta,eu teria morrido,já me consultei e até operei no particular pois eu não aguentei a espera agora pensem nas outras pessoas que não tem condições de pagar uma consulta...

Anônimo disse...

Caros amigos, não só em Ananindeua que persiste esses problemas, o problema na saude entre outros é nacional, os recursos publicos para tudo é cada vez mais escassos.