quarta-feira, 3 de março de 2010

Entrevista com Sr.Joclau lider Comunitário e pré-candidato a Dep. Estadual - "Ananindeua precisa ser respeitada"


Entrevista com Joclau (Líder Comunitário e Sindicalista, funcionário dos Correios, onde é Carteiro. Formando de Ciências Sociais com ênfase em Ciências Políticas - UFPA, liderança que atua em Ananindeua, principalmente no Bairro de Curuçambá. Atualmente é suplente de Vereador e membro do Diretório Municipal do PT Ananindeua).



Ananindeuadebates - Sr. Joclau há quanto tempo o Sr. está na militância política.


Joclau - Iniciei com 16 anos, portanto são mais de 20 anos. Comecei em Abaetetuba no movimento estudantil, no PT Ananindeua iniciei em 2000.


AD - Qual sua avaliação do Governo Lula, Ana Júlia e Helder Barbalho?

Joclau - A pesquisa CNT/Sensus divulgada no inicio de Fevereiro aponta que a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu para 71,4%, isso é algo extraordinário na história da política brasileira. O PAC, por exemplo, não foi apenas um programa de desenvolvimento; foi a cartada decisiva do segundo governo Lula. Garantiu a retomada do crescimento do país e de quebra permitiu que Lula termine os oito anos como grande estadista, com possibilidades reais de eleger sua sucessora, a companheira Dilma.

O governo Ana Júlia está mudando a cara do Pará, O programa Bolsa Trabalho,já qualificou 37 mil jovens, o Navegapará , através de 70 infocentros e 16 cidades digitais, representam um grande avanço na inclusão digital no estado, O Minha Casa, Minha Vida, representa duas conquistas : empreendimentos habitacionais aprovados a preços subsidiados e geração de emprego na área da construção Civil; na área de Segurança pública mais 1,2 mil novos policiais militares devem engrossar o contingente estadual. "Ficamos 10 anos sem concursos para policiais", uma vergonha. O governo ainda entregou 1.100 novas viaturas, entre carros, motos e lanchas. Comprou coletes a prova de bala e outros equipamentos. Mais sem dúvida o Ação Metrópole, representa a mais importante realização dos últimos anos, as obras em execução contribuirão muito para aliviar o tráfego em todo o setor norte da Região Metropolitana de Belém. Elas abrem alternativas de acesso ao centro da cidade à população que vive em Ananindeua, nos conjuntos da Cidade Nova, no Paar, Icuí-Guajará, Curuçambá, incluindo também o Bengui - além dos distritos de Icoaraci e Outeiro. Falta é a militância se apropriar dessas informações, para pautar o debate eleitoral rumo à reeleição.


O governo Helder representou um avanço na gestão pública municipal. Um governo dinâmico, competente e inovador. Com destaque para ações de Cidadanias, que percorrem vários bairros e já atendeu mais de 30 mil pessoas; Construção de conjuntos habitacionais, implementações de novas linhas de ônibus , trabalho iniciado pelo companheiro Luiz Freitas, a frente do Demutran; Obras de Drenagem e pavimentação em vários bairros; mutirões de limpeza nos bairros, operação denominada “Cidade Limpa”; Na área de Educação quero destacar o Pré – Vestibular Municipal com mais de 2500 alunos, além do Projeto Aluno Nota 10, que premia assiduidade e bom desempenho escolar. Quero também registrar que o Prefeito Helder ao contrário do Pioneiro, é um grande parceiro, respeita e admira a atuação do PT no Município.


AD - O Senhor é suplente de vereador, qual sua principal área de atuação política.


Joclau - Trabalho 03 eixos principais Saúde, Lazer e Educação. Com destaque também para atuação comunitária que acaba atuando em todas as áreas, como transporte, segurança, assistência social etc...

AD - Ananindeua é um município que tem um potencial de eleger 2 a 3 deputados Estaduais, o Sr. é candidato a Deputado na eleição de 2010?


Joclau - Sim. Sou candidato a deputado estadual.


AD -Qual sua análise do quadro eleitoral hoje.


Joclau - Estou bastante otimista, acho que o PT vive o melhor momento de sua trajetória, com um projeto sólido e estável e que deve prevalecer no Brasil e no Pará. O PSDB segue no mesmo dilema era continuísmo quando todos queriam mudança, e propõe mudança quando todos querem avanço.


AD - E qual sua avaliação aqui no Estado, o PT ganha a eleição, e qual é o melhor cenário para essa disputa.


Joclau - Teremos uma eleição difícil, mais fomos melhor que o PSDB, e se eles governaram por 12 anos, merecemos e vamos lutar pela reeleição da companheira Ana Júlia. O melhor cenário sem dúvida é o PT liderando uma ampla composição com os parceiros históricos, incluindo os novos aliados com destaque para o PP, PRB, PSC e fundamentalmente o PMDB.


AD - O senhor é evangélico hj. temos uma atuação muito grande de lideres religiosos na política. O povo anda desiludido com os políticos, com toda essa corrupção e ás demandas da população não resolvidas, recentemente tivemos o caso das chuvas de São Paulo onde houve uma tragédia, por falta de obras de infra-estruturas, o mensalão do DEM de Brasília. Um homem ligado à religião é vulnerável a corrupção na política ou tem posições mais firmes.


Joclau - Historicamente Política e Religião nunca andaram de mãos dadas. Ser evangélico e ser político é desafiador. Muitos irmãos são contra a política, acham que evangélicos não deveriam se envolver nela. Minha luta tem sido convencer a participação política efetiva, que vai além de votar no candidato que o Pastor indica...isso ficou obsoleto...acredito que estamos avançando. Quanto à

corrupção todos somos vulneráveis, evangélicos ou não. A sociedade rotula e espera uma postura de super homem de nós evangélicos, não podemos errar, mentir, trapacear... Mais o apóstolo Paulo alerta que todos somos sujeitos as mesmas fraquezas.O problema central não é quem pratica a corrupção, se crente ou não, mas sim as conseqüências dessa prática que é um verdadeiro câncer na política brasileira, devendo ser combatida a todo custo.


AD - O governo Lula está terminando, é um governo com maior apelo popular da história do Brasil, houve mudanças? ou é um governo de propaganda como afirmam a oposição.


Joclau - Houve mudanças estruturantes, O Governo Lula direcionou o país no rumo que queremos, pois pratica uma política econômica que privilegia o crescimento comprometido com a distribuição de renda e da riqueza, com a recuperação do poder do Estado e da qualidade do serviço público e com um comportamento afirmativo do Brasil perante o mundo. O Governo Lula mudou o Brasil. E rompeu as tradições elitistas, clientelistas e patrimonialistas que historicamente fizeram com que direitos fossem considerados favores, que privatizaram o Estado e concentraram a riqueza e o conhecimento nas mãos de poucos. Precisamos continuar avançando não se muda 500 anos de exploração em oito.


AD - O senhor acha que a eleição vai ser plebiscitária, como quer Lula, com apenas 2 candidatos, Dilma e Serra, com o debate sobre os Governos Lula X FHC?


Joclau - Definitivamente não. Toda eleição tem sua história, teremos um confronto de projetos políticos, onde o bom desempenho de Lula pode fazer a diferença. Mais não vai ser tão fácil, temos que considerar o fato de Dilma ser mulher, e que no Brasil apesar dos avanços, ainda estão presentes com fortes apelos, resquícios do machismo e o preconceito. No meio evangélico, por exemplo, onde a mulher assume papéis secundários, não será fácil a tarefa de Dilma, contudo é mais um desafio a ser superado.


AD - O Senhor Afirmou que é pré-candidato a Deputado estadual. A sua candidatura é para disputar ou marcar posição? e qual será o eixo da sua campanha, e sua plataforma política?


Joclau - Certamente é pra valer. Não faço disputa para me promover ou marcar posição. Ananindeua precisa ser respeitada. Sempre ouço nos nossos encontros discursos raivosos, onde sempre reivindicamos mais atenção por parte de nossos parlamentares, de que Ananindeua precisa ser levada mais a sério etc e tal... Ocorre que sempre apoiamos candidaturas de Belém ou de outras regiões do Pará, como poderemos ser respeitados...Minha plataforma adota Ananindeua como prioridade, passando pela mobilização dos trabalhadores ecetistas, pois os Correios estão presentes nos 143 municípios, percebo a disposição dos companheiros para elegemos o primeiro deputados ecetista no Pará. Os evangélicos também são um diferencial, pois estou avançando num eleitorado, onde o PT tem pouca inserção. Aproveitando a oportunidade aos céticos que acham que alguém que não conseguiu se eleger Vereador, tem pouca chance na disputa de Deputado estadual, digo que a conjuntura é outra, os carteiros querem um deputado e não vereador, quando disputei em 2008 tinha consciência que não envolveria os companheiros, mas agora a coisa muda de figura, sei que articulação nos Correios vai fazer a diferença.


AD - Obrigado

8 comentários:

Anônimo disse...

Parece que a candidatura do Joclau é para fazer um contraponto em ANANINDEUA a candidatura da Sandra.
A Unidade na Luta fazendo a maldade e o blog dando o maior espaço para ele que nunca deu para a Vice.
Se a mulher veio para cá eles espernearam e desfecharam todo tipo de ataque.
Se a mulher quer ter outra opção eles colocam obstáculos.
A irmã do Joclau era do gabinete da Vice até a eleição de conselheira tutelar.
Ninguem sabe o que eles querem.

Anônimo disse...

Boa entrevista. Ananindeua precisa pautar uma discursão de candidaturas locais ...admiro o Joclau pela coragem !!

Ada Pinto disse...

O problema é convencer a militancia, Ananindeua tem potencial, mas sofre com a atuação de nossa lideranças em Belém...que certamente irão apoiar candidatos com mandatos ou com mais estrutura.

Anônimo disse...

Caro compaheiro,


Permita-me descordar, mas política e religião não só andam de mãos de dadas, como namoram e até dormem juntas. A religião sempre foi usada com propósitos de dominação para justificar, legimtimar e reproduzir a ordem social vigente. Na idade média, por exemplo, o clero não só se incorporou ao poder como foi expressão de poder político. Sob a ordem social capitalista a religião é talvez um dos mais eficazes aparelhos ideológicos de Estado, tal como Louis Althusser defini.
Entretanto, no seio da religião também existem setores que trabalham a perspectiva da transformação como os representantes da teologia da libertação, herdeiros da encíclica rerum novarum. Afinal de contas, o evangelho não foi criado para sustentar nenhum regime de dominação.
Portanto, acho extremamente importante ter inserção nesse meio, para deslocar a discussão da religão e promover o debate político.Afinal, política e religião se discute e cristianismo e socialismo não são duas coisas inconciliáveis, como nos ensina Leonardo Boff.

Toquinho- sociólogo

Anônimo disse...

Anônimo das 10:53 que pena que vc. pense que o mundo é feito de golpes e perseguição, o que tem haver "alhos com bugalhos", o companheiro Joclau colocou seu nome para disputar a eleição, não para desestabilizar a vice, meu deus eu acho que a própia companheira Sandra pelo seu compromisso com a democracia, deve da o maior apoio ao Joclau, é vc. vendo golpes e contragolpes, vc. deve ser oriundo do PcdoB, rss, da política centralizada. Meu caro estamos no PT, de uma lida no estatuto do partido, é bom para entender a democracia petista,
Abraços

Carlos Cunha - morador do PAAR.

Anônimo disse...

Realmente religião e política caminham juntinhas, e não podemos deixar de pensar que somente uma candidatura poderá promover o PT, seja na esfera Federal, Estadual e Muicipal, se faz necessário sim o debate politico, até porque a militância petista quer isso,senão como ficaria a escolha entre as tendências e os grupos.

SOcialista.

Anônimo disse...

Conheci o Joclau no ano de 1988, em Abaetetuba, ele me procurou para ajudar na eleição do grêmio do Colégio Pedro Teixeira,devia ter 16 ou 17 anos, certa altura de um debate, onde a Diretora dificultava o processo, ele propôs uma greve de fome...fiquei maravilhado...e sabia que ele teria um futuro promissor ...boa sorte nobre companheiro!

Jose Nery - Senador PSOL/PA

bruno calheiros disse...

sortr ao companheiro joclau... a disputa na unidade na luta nao sera facil... vamos trabalhar na campanha de sandra que esta sendo deixada de lado por esse governo municipal que infelizmente a sua tendencia apoiou, mais vamos torcer por 1 sorte boa do companheiro joclau que ja mostrou ter seu valor.