sábado, 15 de maio de 2010

Ananindeua 0% de tratamento de esgoto. Parte 2


Esse texto está na caixa de comentários feito por um internauta Anônimo a respeito do post:
clique aqui e acesse o post: Seviços de tratamento de esgoto em Ananindeua 0%.

Gostaria de parabenizar o ANANINDEUA DEBATES, pela bola levantada. Sem dúvida nenhuma essa é uma questão gravíssima, infelizmente já estamos no 2° mandato do atual prefeito e são quase 06 anos a frente da prefeitura, tempo perdido devido a não a capacidade política e técnica de acionar o Ministério das Cidades, a CEF, etc.
E olha que ele tem o todo poderoso lá em Brasília, pai dele, que poderia "costurar" politicamente junto ao governo federal, recursos para começar a resolver esse gravíssimo problema.

A cidade de Ananindeua, já a algum tempo, vem se transformando num corredor de expansão, de crescimento na RMB de forma completamente desordenada, apesar de alguns esforços técnicos, sem a menor participação da Camâra Municipal de Ananindeua e, consequentemente, do poder público municipal.

É a expansão imobiliária sem controle ou qualquer salvaguarda ambiental que está ocupando o solo urbano sem a devida urbanização, portanto só agravando o problema. É a Cidade Nova que em qualquer chuva vai para o fundo devido a uma drenagem urbana defeituosa e a impermebiliação desenfreada que está em curso a muito tempo em nosso município.

São diversos bairros sem água potável e como colocado no post, não há quase nenhum tratamento de esgoto em nossa cidade.

Quanto as obras do PAC que poderiam ser um início de solução, não poderão cumprir esse papel, sem que poder público municipal cumpra a sua parte no enfrentamento desse problema.

Talvez o prefeito nem saiba do estudo da CPRM, que comprova a contaminação de 80% dos poços da RMB, seja porque o próprio morador manda fazer sem a devida técnica, seja porque o poder público não assume seu papel regulador neste processo.

A consequência disso tudo, cai no colo do próprio prefeito, o sistema de saúde não consegue dar conta, pois as doenças relacionadas a contaminação de nossas águas, estabelecem um custo exorbitante em internações e tratamento das diversas doenças de veiculação hídrica, quando esse custo poderia ser reduzido e melhor utilizado em prevenção dessas doenças nos programas Família Saudável e Agentes Comunitários de Saúde.

Concluo, sem ter a pretenção de encerrar esse debate, pois ele ainda vai dar muito pano para manga, refletindo com todos os moradores e perguntando de quem é a culpa por essa situação se arrastar ao longo do tempo e não se resolvida?

Não seria culpa da própria sociedade que não se organiza, não se mobiliza e não cobra e só faz reclamar?

Não seria culpa da Camâra Municipal e seus vereadores que não enfrentam os problemas e são completamente subservientes ao prefeito?

Não seria culpa do prefeito, pela falta de decisão política e de pessoal técnico para elaborar projetos de captação de recursos junto ao Ministério das Cidades, estabelecendo metas concretas para a diminuição do problema?

Não seria culpa dos partidos que compõem a base aliada do prefeito e os que compõem a oposição (se é que ela existe aqui em Ananindeua) que nada fazem para discutir, debater e propor soluções aos graves problemas de nosso município?

Enfim, será que a culpa não é de todos esses atores que não conseguem enxergar o crescimento desorganizado, os problemas urbanísticos ambientais, o baixo atendimento em saúde em nosso município.

VAMOS REFLETIR JUNTOS SOBRE ISSO!!

6 comentários:

marineide disse...

Infelizmente isso é o resultado da somatória de tudo que o internauta comentou e mais: é o resultado do VOTO EQUIVOCADO (para não dizer outra coisa) que ao longo da existencia do municipio colocou no poder administradores que fazem POLITICAS PÚBLICAS DE GOVERNO E NÃO DE ESTADO, que pensam a cidade apenas no presente, sem VISÃO de futuro e colocou na Câmara Muncipal vereadores que não estão NEM AÍ...
Sugiro que o ananindeua debates fotografe diversos angulos do municipio e divulgue. Por exemplo: o assoreamento dos igarapés (DAS TORAS E OUTROS)que provoca o transbordamento das águas e consequentemente o alagamento de ruas e casas; o lixo que fica acumulado às margens da BR 316 e nas passarelas, principalmente aquelas em frente ao Ministério Público e Casa do Trabalhador; os bueiros entupidos com todo tipo de material. (outro dia ví, no bueiro localizado na BR 316 em frente a entrada do Conjunto COHAB uma cadeira de madeira e uma grade plástica daquelas que se transporta cerveja); as calçadas desniveladas e ocupadas por todo tipo de obstáculo: carrinhos de supermercado, veículos, mesas e cadeiras etc..., etc..., etc...
Paro por aqui pq senão vou passar o resto da tarde digitando....

Anônimo disse...

Ananindeua está na merda enquanto Helder fica viajando, e o PT que faz parte do governo com a vice-prefeita, fala o que é? quem cala consente.

Pedro Ribeiro.

Anônimo disse...

Caros internautas,
Continuarei reafirmando que o problema não está na coligação PMDB/PT. O PT não tinha força na época e ainda não tem hoje. A questão central não é essa, pois compreendo a necessidade da coligação para gerir o municípío. Isso não significa alinhamento a qualquer preço ou subserviência ao prefeito. O problema é anterior pois o PT municipal ananin não consegue, a muito tempo, se organizar ou dar direção consequente às lutas do município e, infelizmente, fez uma opção por um alinhamento totalmente acrítico sem dá uma direção consequente a militância e simpatizantes petistas.
E portanto, uma questão tão importante como esta acaba por não ser enfrentada por diversos atores e entre eles o PT, prevalecendo uma agenda completamente disassociada dos problemas urbanísticos, sem nenhum controle ou regramentos ambientais, onde as negociações espúrias e interesses empresariais prevalecem sobre o bem comum, principalmente, na ocupação do solo urbano do município, em que a especulação imobiliária "invade" todos os espaços, visando tão somente lucro. E não venham me dizer que estão reduzindo o déficit habitacional, pois longe disso, acaba por somente favorecer aos ricos, sem ao menos considerar a imensa maioria desvalida da população que busca sobreviver nas inúmeras ocupações em nosso município.
Abraços.

Anônimo disse...

Concordo com voce pedro Ribeiro,Ananindeua esta na merda e na lama, com relaçao ao PT voce sabe o significado da palavra vice. pois e vice nao manda

Anônimo disse...

ESSE PREFEITO É UM ENGANADOR! NÃO FEZ NADA DE CONCRETO PARA MUDAR A REALIDADE DO POVO DE ANANINDEUA.
TONINHO
BARUERI-SP

Anônimo disse...

Vou fazer uma pergunta pra quem souber responder. Algem sabe quais e aonde andam as indicaçoes do pt na prefeitura de Ananindeua.
Acho que ta na hora da nova direçao do PT, fazer o debate e indentificando todos os DAS fantasmas e quem o indicou, ok.
tarefa pro novo presidente do PT que teve meu voto no ultimo PED.