quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O segundo voto do eleitor petista para o Senado, vai para quem?


O 1º voto do eleitor que vota no PT vai para Paulo Rocha e o 2º voto?
Os eleitores de Jader Barbalho devem dividir o 2º voto entre todos candidatos. O de Flexa Ribeiro também deverá seguir o mesmo caminho. Os de outros partidos, PSTU, que tem a candidatura de
Abel Ribeiro, e o PSOL com Marinor e João Augusto tendem a anular o 2º voto. E o eleitor que vota no PT qual será a 2ª. opção?


O senador Flexa Ribeiro, no seu programa no horário eleitoral na TV e no radio, já pede o 2º voto do eleitorado. Sabe que para se eleger teria que ter votos de quem votou em Paulo Rocha e em Jader Barbalho, apostando que o 2º voto do eleitor de Paulo e de Jader não se cruza. Ele está apostando que o 2º voto desse eleitorado seja a sua tábua de salvação para levá-lo a se tornar um senador com votos. Flexa está usando a imagem de Lula no seu programa, já entrou na teoria de vários tucanos, “salve-se quem puder”, Lula é a salvação.


O PMDB tem Jader, mas tem uma pedra no caminho - o eleitor de Paulo Rocha dificilmente votará em Jader, pois talvez queira dar o troco pela posição do PMDB nesses 3,5 anos: “estou no governo, não sou governo”. O partido em muitos momentos compriu o papel de oposição e prejudicou muito a administração do PT. Como dizem alguns petistas, foi um verdadeiro cavalo de Tróia para o governo Ana Júlia. O PMDB enfrenta uma rebelião de alguns prefeitos, que começam a declarar apoio a Ana Júlia abertamente, e em um provável segundo turno, esse apoio deve aparecer com mais força.


Na nossa avaliação, o grande erro nesta campanha foi do PSOL ao não manter o nome do senador Nery como candidato ao Senado. Ele foi suplente de Ana Júlia e assumiu o mandato com a eleição dela para o governo do estado. Fez um bom trabalho e tinha muita simpatia do eleitorado petista. Portanto, talvez esse 2º voto fosse para Nery, que poderia virar uma pororoca nesta eleição, recebendo o 2º voto de gregos, troianos e fenícios. O pequeno PSOL pensou pequeno: ”é melhor um pássaro na mão do que dois voando”. Tudo bem, o partido é quem deve montar sua própria estratégica.


Mas, repetindo, esse 2º voto do eleitor petista vai para quem?

Façam suas apostas.

14 comentários:

Flávio Costa disse...

O PT falhou em orientar seus eleitores em dar o segundo voto ao Jader. O caminho seria fortalecer a candidatura de Fernando Yamada, não o fez, agora fica bem mais difícil levar o companheiro Paulo Rocha pro senado... estamos na luta !

BRUNO CALHEIROS disse...

COMPANHEIRO RUI NEM TODOS OS PETISTAS TEM O VOTO CERTO NO PAULO ROCHA, VOU TE SER SINCERO QUE EU NAO ESTOU CERTO SE VOTO NELE... MEUS DEMAIS VOTOS ESTAO GARANTIDOS, DILMA PRESIDENTE, CLAUDIO PUTY DEPUTADO FEDERAL, ANA JULIA GOVERNADORA E SANDRA BATISTA DEPUTADA ESTADUAL, POREM SENADOR AINDA NAO SEI... PENSO SERIAMENTE EM VOTAR NA MARINOR E MEU 2O VOTO PRA SENADO ANULAR... SE VALERIA TIVESSE NA DISPUTA ELE SERIA DELA, QUERO VOTAR ESSE ANO SO EM MULHER, DEIXANDO LOGO O VOTO PRA FEDERAL PRA UM HOMEM.

JUVENTUDE DO CAMPO E DA CIDADE disse...

o 1° voto da juventude é é Paulo o 2° é nulo

Na Ilharga disse...

O voto é secreto para que o eleitor não seja submetido a presões espúrias. Porém, quando se está convicto a respeito do que se epera do resultado das eleições, não há problema algum em revelar o voto.
Por isso, meu caro Rui, como frequentador assíduo, aproveito o amplo espaço ananin para declarar que o meu 2º voto será para João Augusto Oliveira(PSOL), Nº501, por sua trajetória política e sua atuação recente como articulador político do Governo do Povo, na Prefeitura Municipal de Belém.

guilherme disse...

Na Ilharga, saibas que acabastes de me "dar" meu segundo voto.

Guilherme Marssena disse...

Eu vou votar na segunda opção em JOÃO AUGUSTO DE OLIVEIRA número 501.Guilherme Marssena Militante Popular e Socialista.E eleitor de AQUINO 13200 estadual e para federal em Mário Cardoso 1350.

Wellyn Nascimento disse...

Desconheço que o PT tenha orientado no sentido do nosso 2º voto ser naquele tal de Jader. Mas enfim...mesmo que tenha dado, eu me recuso veementemente a fazer tal loucura. Meu segundo voto vai pra Marinor, pois ela é de esquerda, né? E é lógico que o voto dos petistas de verdade deve ser no Paulo Rocha.Égua Bruno, tu estas em dúvida se votas no Paulo, todavia se a Valéria tivesse ias votar nela? Pelo amor de Deus...Vamos chamar a coerência.

Anônimo disse...

Concordo com o Sr. Flavio, pois so com os votos do PT Paulo nao ganha. Quanto ao 2º voto do PMDB deve ir para o PSDB, pois os dois tem afinidades ideologicas. Por isso, a candidatura de Paulo esta ameaçada e seria melhor caso o Fernando Yamada se mantivesse na disputa.
Prof. Luis

Na Ilharga disse...

Companheiro Rui,
Permita eu voltar ao espaço para protestar contra a posição do Bruno Calheiros, pois de petista ela não tem nada. Paulo Rocha não é candidato de si msmo ou de sua tendência, mas candidato de todos os petistas que chancelaram seu nome em Encontro Estadual.
Mais grave ainda é a declaração de voto em uma adversária ferrenha do PT, que vai para a televisão fazer um discurso moralista e atrasado, na vã tentativa de ludibriar desavisados.
Um pouco de perspicácia política fariam bem ao Bruno e evitariam que ele reverberasse o posicionamento da mídia demotucana a respeito do companheiro Paulo Rocha. Nos anos 50, a direita brasileira cunhou um termo pejorativo para conceituar quem fosse de esquerda: eram os "inocentes úteis". Décadas depois, parece que ainda paira no ar a inocência que se presta à manipulação, só que com o sinal trocado.

Anônimo disse...

Esse Rapaz o Bruno não é do grupo de Stefani o CSR, meu deus seguro esse Rapaz Stefany.

Feitosa.

Bruno Calheiros disse...

Gente vamos aqui esclarecer algumas coisas por favor!!! se vcs sabem ler, devem ter reparado que eu disse que meus votos esse ano serao totalmente, ou quase, femininos, so ficando o voto do federal para o puty. eu falei que estou na duvida com relação ao paulo rocha, pois nunca morri de amores por ele, isso nao podemos negar que, foi quando ele esteve na presidencia do pt, que nos passamos por nosso pior momento, que foi a crise do caixa 2. Com relação a val, durante o tempo em que vic teve o seu blog, ele sempre me tratou bem no mesmo, era eu um diario leitor do mesmo e quando fazia algum comentario, mesmo que o desagradasse, ele nunca me tratou com ofensas, algo que era comum ele tratar quem o tratasse la. apesar de tudo que ele represente de bom ou mau para a politica. wellin isso e coerencia, eu seria muito hipocrita em nao gostar do paulo e votar nele ou ir fazer campanha pra ele.

Bruno Calheiros disse...

Ao amigo do na ilharga, eu quero lhe dizer que sou petista, amo esse partido, eu nao sou tão fã de paulo, tenho meus pensamentos sobre essa candidatura e espero que todos respeitem meu modo de pensar, como respeito o de vcs, vivemos em uma democracia gente por favor e ao compnheiro feitosa, sim sou do CSR, o CSR não é o grupo do Stefani e nem ele ou minha tendencia tem nada a ver com o que escrevo, esse e um pensamento meu, pessoal.

Anônimo disse...

Meus votos para o Senado são: Paulo Rocha e João Augusto

Anônimo disse...

Neu caro, sugiro uma enquete no seu blog para ver qual a tendência dos petistas do 2º voto pro senado.
Aguardo retorno

Maurício Pascoal

PT-Ananaindeua

Educador Sócioambiental