quinta-feira, 31 de março de 2011

O Golpe de 64: VIDEO HISTÓRICO E INEDITO SOBRE TORTURAS NO BRASIL

Documentário Brazil: A Report on Torture(1971), de Haskell Wexler e Saul Landau. Filmado no Chile, logo após a chegada dos 70 presos políticos brasileiros trocados pelo embaixador suíço, é um documentário com cenas fortes (há reconstituições de vários tipos de tortura). Os autores do documentário estavam no Chile, para entrevistar Salvador Allende, e, enquanto esperavam para marcar a entrevista, ficaram sabendo da chegada do grupo. Resolveram entrevistá-los. É um documento histórico. Um dos entrevistados é o Frei Tito, que, mais tarde, veio a se suicidar (em 1974, na França), assim como uma outra entrevistada, Maria Auxiliadora Lara Barcelos, que também se matou (em 1976, em Berlim). No vídeo, aparecem também Jean Marc van der Weid, ex-presidente da UNE e Nancy Mangabeira Unger, do ex-ministro Mangabeira Unger.



  Na imagem Maria Auxiliadora Lara Barcelos, que se  matou em 1976, em Berlim.



Nancy Mangabeira Unger, irmã do ex-ministro Mangabeira Unger






3 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro baiano,

Muita coisa há de ser revelada desse período obscuro da nossa história, que os livros didáticos até hoje omitem. O país tem definitvamente que abrir seus arquivos, passar a limpo sua história e punir os torturadores, a exemplo dos nossos hermanos argentinos e chilenos.
Infelizmente, o Lula, que foi vítima da ditadura, passou oito anos no governo e não teve coragem de fazê-lo. Esperamos, que a Dilma, que também foi vítima da repressão, perseguida, presa e torturada tenha mais culhão para tal. Isso é o mínimo que o governo pode fazer, em respeito à memória daqueles que lutaram e morreram por uma pátria livre.

Um abraço.

toquinho

Grupo de combate ao lixo disse...

Bom dia,

Solicitamos apoio a COOCAPE (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Pedreira) que foi interditada pela justiça e pela prefeitura de Belém.

Se for possível publique a matéria em seu blog:

http://belemcontraolixo.blogspot.com/2011/04/acao-da-justica-interdita-cooperativa.html

GCLB

Unknown disse...

o que é isso? é dificil acreditar que o nosso povo, nossos jovenssofreram tanto para termos uma pátria livre,agradecemos a essa pessoas, que deus a recompensem e dilma tambem, sei que nem todo dinheiro do mundo pagaria o que fizem mais...P ena que essa geraçao 2000 só que saber de drogas e prostituiçao pois os jovens da década de 60 era os cara. parabéns.