sábado, 28 de maio de 2011

Corpo é encontrado em local próximo de onde ambientalistas foram Mortos

Fonte Folha de São Paulo

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na tarde deste sábado (28) próximo ao local em que o casal de líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva (Foto) foi morto na última terça-feira.
O local onde o corpo foi encontrado fica entre os Núcleos Cupu e Maçaranduba do Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna (sudeste do Pará), mesma comunidade onde os extrativistas foram mortos no início da semana.
 

Silva e a mulher lutavam contra a ação de madeireiros na região e eram considerados os principais líderes da causa na região. O casal já tinha relatado que sofria ameaças de morte de madeireiros. Seus nomes constavam na lista de ameaçados feita pela CPT (Comissão Pastoral da Terra).
Segundo identificou a perícia, os extrativistas foram vítima de uma emboscada. Eles levaram tiros quando atravessavam, de moto, uma ponte entre a comunidade rural onde moravam e o centro da cidade.
O homem foi localizado depois que equipes do Ibama --que faziam uma fiscalização em Nova Ipixuna-- foram abordadas por moradores locais que diziam ter encontrado o corpo de um parente do casal de extrativistas.
Até a noite deste sábado, a equipe da Polícia Federal que foi até Nova Ipixuna para fazer a perícia no corpo não havia retornado a Marabá (PA).

Nenhum comentário: