Militantes da Conlutas e PSTU comemoram a Vitória da Chapa 1 |
Duas correntes do movimento sindical disputaram a eleição para renovação da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém: a Conlutas, que é ligada ao PSTU, e a CTB, ligada ao PCdoB. A votação ocorreu nos dias 12 e 13 últimos, depois de uma campanha muito acirrada: a direção das duas centrais sindicais mandou militantes de todo Brasil para apoiar suas chapas. A maior delegação da CTB foi da Bahia. A direção do PCdoB estava em peso, o partido apostava muito na tomada do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil para voltar a ter inserção no movimento sindical. Mas o resultado foi a vitória da Chapa 1 com quase 80% dos votos, a Chapa 2 da CTB (PCdoB), sofreu uma uma derrota humilhante, obteve apenas 21% dos votos.
A vitória consolida a Conlutas no Pará e sua principal liderança, Atnágoras Lopes, da direção nacional da Conlutas e diretor do sindicato dos operários da construção de Belém.
A entidade sindical tem uma atuação das mais destacadas: na campanha salarial de 2011, colocou 20 mil trabalhadores nas ruas de Belém, parando todas as obras da cidade e conseguindo um grande acordo salarial. A vitória da Chapa 1, segundo Atnágoras Lopes, é o reconhecimento ao trabalho realizado por uma diretoria que tem trabalhadores operários na sua direção.Militante da Chapa 2 e Atnagóras Lopes |
9 comentários:
Chupa p.c do b!
viva o p.s.t.u e a conlutas!
toma pelegada da c.t.b
É o movimento operário se consolidando com um sindicato autônomo e independente. A conscientização da classe trabalhadora torna-se-á a partir do momento em que as lideranças sindicais perceberem que o momento é outro. Isso a CSPConlutas está fazendo muito bem. CTB e CUT são "farinha" do mesmo saco. Vivem nas mamatas do Governo a ainda querem manter a hegemonia no movimento sindical. Parabéns aos companheiros do sindicato da construção civil e à CSPConlutas
na primeira foto não é nada de militante da CTB com o Atnagoras, trata-se do Lelio Lopes, Superintendente de Patrimônio da União, militante da CTB? que movimento sindical esse rapaz um dia participou? kkkkkk
Estou gostando de ver o Camarada Marlon... Foi para o pstu, se integrou de fato a CSP e cospe no prato em que ele comeu por muitos anos, pois era membro da CUT. Foi por muitos anos dirigente do sindicato bancario e ligado a CUT, sendo inclusive liberado pela mesma para poder fazer politica no pt... Esta certissimo o camarada, so não cuspa no prato que vc comeu, nao critique a CUT,que fica feio demais camarada!!!
Caro Bruno:
Fiz uma crítica à gestão da CUT e da CTB, pois conheço os camaradas pessoalmente. Quanto a ser membro da direção da CUT, nunca fui e não sei de onde você teve essa informação. Quanto ao SEEB-PA fui dirigente e com muito orgulho. Se a direção do sindicato optou pela burocracia sindical, assim como à CUT, não é culpa minha e sim de quem dirige as entidades hoje. No mais,vou ao debate com você na concepção programática e não apenas na emoção.
CAMARADAS COM TODO RESPEITOS QUE TENHO PELAS ORGANIZAÇÕES PARTIDARIAS DE ESQUERDA, FICO TRISTEA POSTURA DE ALGUNS MILITANTES QUE POSTAM COISAS TAO MESQUINHA EM BLOG DERESPEITO COMO ESSE, ACHO QUE CADA QUAL TEM FALAR BEM DA SUA ORGANIZAÇÃO OQUE NAO DA DIREITO DE FALAR MAU DAS ORGANIÇÕES DIFERENTE DA SUA,PARABENS A CONLUTAS E ZE GOTINHA O QUAL ACHO O GRANDE RESPONSAVEL POR ESSA VOTORIA, E CTB VAI CONTINUAR NA LUTA. AO MARLON ACHO QUE TEM MUITO POLITICA PRA FICAR FAZENDO ESSE TIPO DE BEDATE POIS ISSO NAO CONVENCE NINGUEM E SO DESGATA SUA IMAGEM,É UM GRANDE MILITANTE QUE CONHECI NA GREVE RESENTE DOS BANCARIOS,QUE ACHO QUE TEM QUE MANTER SEU RESPEITO IDENPENDENTE DO PARTIDO. ABRAÇO A TODOS.
MARCOS AFONSO-CTB/PA PRESIDENTE DO SINDFEPA.
Todos ridículo que vivem as custas do trabalhador que continua morrendo nos nas grandes construções de Belém. Todos parasitas PCdoB e PSTU
Muinto bem camarada Marcos Afonso, esse discusso não acresceta nada, ajuda sim, colocar trabalhadores contra trabalhadores, e fortalecer a opressão e o discurso da direita, representada no Pará pelo atrasado Simão Jatene.
Postar um comentário