Um relatório baseado em 10 anos de investigações será divulgado em janeiro pela Universidade do Sul da Califórnia, unidade de Annenberg, e antecipa que além do The New York Times, The Washington Post, The Wall Street Journal e USA Today, nos Estados Unidos sobreviverão apenas os jornais locais que decidirem mudar sua estratégia de negócios.
O diretor do Center for the Digital Future (Centro para o Futuro Digital), Jeffrey Cole, adiantou as linhas gerais do estudo e admitiu que outras previsões feitas antes sobre o fim dos jornais impressos já falharam anteriormente, mas salientou que o desfecho é inevitável. “Pode haver variação de meses, mas não há dúvida de que estamos diante do fim de uma era”, disse.
A Escola de Comunicação e Jornalismo da USC/Annenberg é um dos três mais respeitados centros de estudo e pesquisa sobre jornalismo nos Estados Unidos. Embora o documento tenha atraído mais atenção pelo fato de marcar uma data para a agonia do jornal impresso como um negócio lucrativo, ele põe mais ênfase numa série de perguntas ainda sem respostas.
A grande questão levantada pelo documento se refere às mudanças que a expansão acelerada da tecnologia digital está provocando nas nossas vidas. Cole afirma na página web do relatório que “os Estados Unidos estão às vésperas de uma mudança radical" e lança a pergunta: “Até que ponto estamos preparados e dispostos a pagar o preço que a tecnologia está cobrando em nossas vidas?”
O informe “Is America at a digital turning point?” destaca mais de 100 dilemas a serem enfrentados pelos norte-americanos, destacando entre eles:
** a questão da credibilidade online,
** a avalancha informativa,
** a obsolescência dos desktops e a sua substituição pelos tablets,
** a implantação do trabalho contínuo (24 horas, sete dias da semana),
** o fim do hábito de ler jornais matutinos,
** a perda da privacidade individual,
** a incógnita da política via internet,
** a mudança dos hábitos de compra de bens de consumo.
As questões levantadas pelo documento já foram tratadas em vários outros estudos de outras universidades e centros de pesquisa tanto dos Estados Unidos com da Europa e do Japão. Mas o que ele destaca é a constatação de que o principal dilema deste momento de transição não é a tecnologia, mas sim os valores e comportamentos que ela altera.
A mídia convencional e os grandes portais da Web ainda estão fascinados pelos gadgets eletrônicos e pelos softwares capazes de automatizar processos e ampliar a capacidade de processamento de informações. São raros os estudos sobre como estas mudanças já impactam o nosso quotidiano e vão transformá-lo ainda mais no futuro próximo.
Em pouca coisa se avançou nesse caminho, mas apesar de estarmos apenas engatinhando na avaliação das mudanças nos comportamentos e valores da era digital, já é possível antever que será um processo extremamente complexo porque:
** a avalancha informativa multiplicou o número de variáveis a serem consideradas em qualquer estudo,
** a diversificação e segmentação de conhecimentos viabilizaram a investigação de nichos sociais, econômicos, políticos e culturais em nossa sociedade;
** a estatística e a probabilidade ganham espaço como novos parâmetros para certificação de credibilidade;
** surge uma nova relação entre o individual e o coletivo;
** a hierarquia perde importância em favor da heterarquia;
** e as afirmações absolutas cedem terreno para a abordagem complexa dos fenômenos e processos sociais.
Nenhum dos itens mencionados acima pode ser considerado absoluto e irreversível. Se há uma coisa que a era digital está mostrando de forma quase brutal, esta é a de que tudo muda com uma rapidez perturbadora. Conviver com a incerteza e com a insegurança parece ser o nosso grande desafio daqui por diante.
2 comentários:
É por isso que o Jornal CORREIO JURUNENSE já deu o pontapé inicial desde o ano passado, como seu Jornal Eletrônico
Um abraço aos amigos de Ananindeua especialmente os que trabalham na mídia alternativa
Oi. Sou leitor assíduo de seu site se possível adicione meu blog na sua lista de blogs. Obrigado Jean Correa
www.jean-correa.blogspot.com
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