terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PIONEIRO CANDIDATO A PREFEITO: SER OU NÃO SER? EIS A QUESTÃO.

Alcindo Junior

Artigo de Alcindo Junior

Há muito se fala na candidatura de Manoel Pioneiro às eleições para prefeito em 2012. Novamente o clima do "já ganhou" toma conta de seus correligionários. Obviamente, com dois mandatos populares, ele é o candidato mais forte. Não fosse o fato dele não se decidir quanto a sua candidatura, o cenário político em Ananindeua estaria até mais claro e definido. O que vou escrever aqui pode ser profético mas é minha opinião: Acredito que Pioneiro NÃO seja candidato a Prefeitura de Ananindeua por uma série de fatores que quero delinear a você meu caro leitor e seguidor.
Primeiro, a candidatura de Manoel Pioneiro não depende única e exclusivamente dele. Isto é tão claro quanto ao fato de que o Governo de Simão Jatene não se governa sozinho. Se dependesse exclusivamente da vontade dele, ele seria sim candidato, sem dúvida nenhuma. Acontece que a candidatura de Pioneiro atinge diretamente a governabilidade do PSDB no Estado e tendo o PMDB como aliado é quase certo que haja um acordo entre as siglas.
Segundo, o fortalecimento de Jader Barbalho - que andava meio apagado do cenário político paraense - com a sua volta ao Senado, muda totalmente as estratégias para a Prefeitura de Ananindeua. É impossível imaginar qualquer partido, no Executivo, sem o apoio fundamental do PMDB. Jader é mestre em fazer política. Quando todos pensavam que ele estava apagado e até derrotado, eis que surge um político que, fez da paciência, a sua maior arma. Dizer que este fato nao afeta as eleições de Ananindeua e do Estado do Pará, é querer tapar a verdade com a hipocrisia.
Terceiro, o governo Helder pretende fazer o sucessor de seu grupo político e tenta forçar um segundo turno, caso Manoel Pioneiro seja candidato. Chicão e Eliel Faustino, são claramente, os principais nomes desse grupo. A saída de Pioneiro da disputa pela Prefeitura de Ananindeua fatalmente encerraria a dúvida de que o próximo sucessor é do grupo do PMDB, e quando digo PMDB, refiro-me não só ao Partido mas ao grupo de aliados que compõe o atual governo municipal. Aí será uma questão de "disputa interna" entre Chicão e Eliel Faustino, já que p PT tenta passar uma imagem de "independência" - um pouco tardia - ao anunciar candidatura própria.
Quarta e última questão... e talvez a principal de todas: A eleição para Prefeitura de Ananindeua em 2012, atinge diretamente a pretensa candidatura de Helder ao Governo do Estado e Jáder não abriria mão de fazer o filho Governador, ainda mais, com um peso político maior a nível Estadual e "entregar" o governo municipal a um sucessor que não faz parte do grupo político do Senador Jader Barbalho, seria dar um "tiro no pé".
Enfim, essas são minhas razões para não acreditar que Pioneiro venha ser candidato a prefeito em 2012. Talvez esteja errado no que estou escrevendo mas, desde criança, acredito que onde há fumaça, há fogo. Só o tempo dirá se estou certo ou não mas, acima de tudo, é minha opinião. Até a próxima amigos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Jáder já era. Não tem mais tanta força assim, perdeu espaço significativo no PMDB nacional e aqui no Pará não é diferente, tem tido dificuldade para articular, há uma certa sombra negativa que acomete quem procura aproximar-se dele. Seu herdeiro político carrega consigo a maldição ficha-suja do pai e não passará de deputado!

A.Caeiro

Anônimo disse...

meu amigo eu só queria lhe dizer que pra essa quadrilha que ta na alepa em Ananindeua não tem espaço, aqui nos queremos renovação politica não esses mesmo políticos que só visam seus próprios enteses.

Anônimo disse...

Não esqueça da Lei da Ficha Limpa. FÉ NO QUE VIRÁ !

Anônimo disse...

Caro Junior, sou daqueles no PT que defendem que Pioneiro NÃO será candidato em 2012, pelas razões que vc expôs e por outras que penso serem relevantes. Porém, discordo da sua análise sobre a postura do PT. Fizemos sim uma aliança formal com o PMDB em 2008 (vc fez parte dela), quando indicamos a vice, dentro de uma es tratégia de acúmulo de forças (pena que não deu certo). Em maio de 2011 em Encontro Municipal definimos por uma candidatura própria e estamos tentando construí-la. Para o PT Ananin nada nunca foi fácil. Porém, nossa independência política nunca esteve em cheque, nem estará. Já governamos Belém (2vezes), o Pará (uma) e o Brasil pelo terceiro mandato. Continuamos na luta. Fe no que virá!
Abraços, Luís Freitas

Anônimo disse...

Meu caro "Luis Freitas" o PT de Ananindeua é uma piada, pra começar as pessoas que formam esta "sigla" nesta cidade há muito tempo deixaram de lutar pela "causa" do cidadão, o que eu vejo em ananindeua é somente duas ou três pessoas que se apropriaram da sigla PT e usaram como moeda para mendigar migalhas dos políticos mandatários, vc mesmo abriu mão da luta em troca de interesses financeiros. Esta pseudo candidatura própria visa somente "iscar o anzol" para quem oferecer a melhor boca.