domingo, 30 de junho de 2013

Secretário do Meio Ambiente de Ananindeua Rui Begot, manipula eleição da Conferência de Meio Ambiente e entidades lançam nota de Repúdio



Secretário  Rui Begot

NOTA DE REPÚDIO/DENÚNCIA


Organizações Sociais e Comunitárias participantes da IV CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DE ANANINDEUA realizada ontem, dias 26 e 27 de junho, no Centro de Formação Cristã Pio X, representadas pelos delegados e delegadas no fim assinados, vem publicamente REPUDIAR e DENUNCIAR a forma ANTI DEMOCRATICA e a MANOBRA POLITICO PARTIDÁRIA da eleição da Delegação que representará o município de Ananindeua na IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE. 


IV CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE DE ANANINDEUA transcorreu dentro da normalidade. Essa normalidade acabou no momento da eleição dos delegados, onde não foi constituída a mesa para coordenar o processo eleitoral.

O Regimento aprovado no inicio da IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE preconizava que cada segmento (Sociedade Civil, Empresário e Governo) se reuniria para eleger seus representantes e que esses representantes deveriam ter participado dos Eixos Temáticos I, II, III e IV, o que seria comprovado pela Lista de Presença.


Contrariando o Regimento Interno a mesa diretora da PLENÁRIA FINAL, presidida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente RUI BEGOT (A família dele tem  um histórico de  degradação do meio ambiente na área do Abacatal - Nota do blog) , não direcionou para a reunião por segmentos, não aceitou os pedidos de QUESTÃO DE ORDEM, solicitado por diversos delegados e delegadas, não deu tempo para a apresentação de outras candidaturas, não checou a lista de entidades participantes, da lista de presença dos eixos temáticos e não verificou o percentual de cada segmentos para o processo eleitoral e num processo completamente tumultuado, onde grande parte da plenária não entendia o que estava acontecendo, colocou UMA “chapa” encabeçada por “entidades” ligadas ao grupo político denominada Federação das Associações de Movimentos Sociais de Ananindeua – FAMOSA em votação, onde perguntou APENAS QUEM ERA FAVORÁVEL, NÃO PERGUNTANDO QUEM ERA CONTRÁRIO À “CHAPA” OU SE HAVIAM ABSTENÇÕES, evidenciando a FORMA ANTI DEMOCRÁTICA e a MANOBRA POLÍTICO PARTIDÁRIA o que desqualifica a delegação eleita, uma vez que grande parte dos componentes da delegação não participam dos eixos temáticos, não respeitaram o percentual das representações e o mais grave inviabilizou a participação de organizações e movimentos sociais que tem uma atuação comprovada na defesa do meio ambiente.

Este fato revoltou diversos delegados e delegadas que não tiveram a oportunidade de disputar a eleição para a delegação estadual.


As organizações que assinam este manifesto repudiam e denunciam as manobras político-partidárias e a falta de democracia que, comumente, acontecem nas realizações das Conferencias Municipais em Ananindeua.



Ananindeua, PA, 28 de junho de 2013.



ASSINAM ESTA NOTA:



Sociedade Civil: União Brasileira de Mulheres – Núcleo Ananindeua UBM/Anani; Comissão de Bairros de Ananindeua – CBA; Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Pará; Instituto de Desenvolvimento Educacional Social e Cultural da Amazônia – IDESCAM; Associação Amigos da Natureza - AAMINA; Centro Comunitário Terra do Sol; Centro Comunitário União Popular; Associação dos Moradores do Conjunto Ariri – AMCORA; Cooperativa de Catadores – COOTAP; Associação de Desenvolvimento Cultural GUETO;  Fórum de Participação Popular em Defesa dos Lagos Bolonha e Água Preta e da APA/Belém – FORUM DOS LAGOS; Associação de Educação, Cultura, Defesa e Proteção do Consumidor, Contribuinte e Meio Ambiente – ADECAM; Movimento Popular de Saúde – MOPS.

 Governamental: SEDUC – USE 18

2 comentários:

Toninho disse...

Essa nova! Esse é um dos que fazem parte do grupo responsável pelo atraso de Ananindeua.Estive aí de passagem no mês de maio e confesso que fiquei muito triste com a situação da nossa cidade.
Toninho
Barueri-SP

Anônimo disse...

Égua Siri, PQP, pensei que só havia acontecido este tipo de MANOBRA Eleitoral na Colônia de Pescadores (Z-08) de São João de Pirabas, onde o Prefeito, Claudio Barroso colocou seu filho, Luiz Claudio, Vulgo Galego na Presidência, no Cadastro de Inscrição tinha até Agricultor para Votar nele, o Sr. Luizinho, Concorrente percebeu a Manobra e denunciou ao MP, mas inexplicavelmente o Órgão não suspendeu a Eleição e nem Investigou a Denuncia.