quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Atentado terrorista na França: 'Le Monde': 'Prefiro morrer em pé a viver ajoelhado', dizia Charb

Cartunista, que era diretor do Charlie Hebdo, foi assassinado nesta quarta-feira aos 43 anos

Jornal do Brasil
Em uma entrevista dada ao jornal francês Le Monde há dois anos, Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, cartunista e diretor da publicação Charlie Hebdo, não pensava em baixar suas armas. Sua arma, a caneta. “Não se tem a impressão de degolar alguém com uma caneta”, costumava dizer.
Charb está entre os doze mortos do atentado perpetrado nesta quarta-feira (7/01), na sede da revista Charlie Hebdo, no coração de Paris. Na linha de frente das ameaças que o jornal satírico sofria, ele recebia proteção policial desde o incêndio voluntário do jornal em 2011 depois da publicação das caricaturas de Maomé.
Nascido no dia 21 de agosto de 1971 em Conflans-Sainte-Honorine, Charb foi colaborador nas publicações L'Echo des savanes, Télérama, Fluide glacial e L'Humanité. Ele tinha acabado de publicar no último numero da Charlie Hebdo um desenho tristemente premonitório. Nele, o cartunista escreve o título otimista “Ainda não houve atentados na França”. Mas um extremista, com um fuzil kalachnikov nas costas, interrompe e exclama: "Espere, temos até o final de janeiro para fazer nossos votos".

Nenhum comentário: