quinta-feira, 18 de junho de 2015

Favoritismo de Éder Mauro ainda não desperta atenção



Via Blog Espaço Aberto

Lideranças partidárias - algumas - garantem que não merece a mínima atenção, neste momento, aferições como a feita pelo Doxa, que coloca o deputado federal Delegado Éder Mauro em primeiro lugar na corrida para prefeito de Belém.

A percepção geral é de que não há sequer pré-candidaturas lançadas, a não ser a do prefeito Zenaldo Coutinho, que é candidato natural de seu partido, o PSDB, nas eleições de outubro do ano que vem.

Mas até mesmo os céticos admitem o seguinte: se passar a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o que fatalmente deve acontecer, e com o aumento dos clamores pelo combate à violência, é possível que Éder Mauro (na foto), integrante da chamada bancada da bala no Congresso, ganhe maior visibilidade.

Isso não o credenciaria a ganhar a cara de imbatível nas eleições do próximo ano, mas certamente permitiria ao parlamentar aspirar mais concretamente a uma eventual candidatura a prefeito de Belém.

Na pesquisa Doxa, a primeira sobre sobre a disputa eleitoral de 2016, o deputado federal Edmilson Rodrigues também aparecer bem colocado, em segundo lugar. No levantamento espontâneo, em que não se apresenta nenhum nome ao eleitor entrevistado, Eder Mauro tem 20,3% das intenções de voto, seguido por Edmilson (14,4%) e do radialista Jefferson Lima. Em quarto, aparece o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS). O tucano Zenaldo Coutinhoé o quinto e Duciomar Costa (PTB), que governou a Capital por dois mandatos, aparece em sexto.
Na aferição estimulada, em que os entrevistados têm acesso aos nomes dos pré-candidatos, Eder Mauro permanece em primeiro, com 26,5%, e Edmilson em segundo, com 16,7%. Jordy salta para terceiro, com 7,9%. Em quarto, Jefferson Lima, com 7,6%. Zenaldo Coutinho e Duciomar estão empatados em quinto lugar, respectivamente com 47% e 4,6%.


Quanto ao índice de rejeição geral dos pré-candidatos, Duciomar aparece em primeiro lugar com 29,9%, seguido de Jefferson Lima, 13,1%, e Edmilson Rodrigues, 12,4%. Zenaldo Coutinho é o quarto com maior índice de rejeição, aparecendo com 9,6%. Eder Mauro é o quinto colocado em rejeição, 3,2%. Sexto aparece Bordalo e sétimo Arnaldo Jordy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a análise de seu comentário, faremos a postagem. Obrigado