domingo, 18 de março de 2018

ENTREVISTA / CIRO GOMES: 'Cometo meus deslizes'



Pré-candidato do PDT sonha com Josué Alencar para vice e critica prisão de Lula 

Aos 60 anos de idade (“16 deles vividos no Rio”, frisa), o pré-candidato do PDT à Presidência, o ex-ministro Ciro Gomes se sente mais preparado do que nunca para disputar o cargo ao qual se candidatou duas vezes: em 1998 pelo PPS, e em 2002, já pelo PDT. Na primeira entrevista do JORNAL DO BRASIL  como pré-candidatos à presidência, Ciro se diz mais atento àquele que dizem ser um dos seus pontos mais fracos, a fama de “morrer pela boca”. “De vez em quando eu cometo um deslize”, admite. Ele diz que a prisão de Lula não seria “nem remotamente boa para o País, embora a Lei seja para todos”. E promete que, se eleito, vai “assumir a tarefa histórica de tirar o Rio de Janeiro dessa situação em que se encontra”. 
"Querassociar interesses da classe trabalhadora aos do setor produtivo. Nosso inimigo é a especulação"
Por mais de uma ocasião o senhor se viu em dificuldades por ter escorregado em frases que tiveram repercussão muito negativa. Como lida com a fama de falar demais? 
Eu sou a mesma pessoa. Nunca acreditei que meu problema fosse esse. O problema é que quem entra numa disputa sem ser dono de empresa, sem ser dono de televisão, só tem uma ferramenta: a palavra. Aí dizem o Ciro deveria ser mais moderado, deveria falar menos assim, assado. Tudo bem, eu tenho ouvido isso, ouço com muita humildade. Tenho 38 anos de vida publica, comandei a economia do pais como ministro da Fazenda, da integração nacional, nunca respondi a um inquérito de corrupção, nem uma vezinha na vida, nem sequer pra ser absolvido.  Nada mais é do que minha obrigação, eu sei disso. Mas os tempos estão assim como estão. Então falaram, o bicho é bocão. Qual é o meu defeito?  Que eu sou bocão?  OK, mas por outro lado não sou ladrão, não sou incompetente. De vez em quando cometo um deslize de algo que vou prestar muita atenção para não cometer.
O Lula pra mim não é um mito distante, é um amigo de 35 anos. Ver o que acontece com ele me constrange, me dói o coração. Leia mais

Nenhum comentário: