quarta-feira, 21 de março de 2018

Hidro: Ministério Público Federal e estadual promovem, em caráter de urgência, no dia 22 de março, audiência pública em Barcarena


O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o Ministério Público Federal (MPF) promovem, em caráter de urgência, no dia 22 de março, audiência pública em Barcarena, com o intuito de informar a população sobre as ações dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e as propostas para composição de um Termo de Acordo voltado a ações emergenciais, que devem ser adotadas em relação às denúncias de vazamento de efluentes da planta industrial da empresa Hydro Alunorte. O evento ocorrerá de 14h às 18h, na Igreja Assembleia de Deus, em frente à praça de alimentação, no bairro dos Cabanos, em Barcarena.

O Ministério Público convida as entidades representativas e toda a sociedade de Barcarena para participar da audiência. Será permitido o ingresso no local de no máximo 1.000 pessoas, devido à capacidade do espaço. A audiência também visa colher críticas e sugestões destinadas a aprimorar a atuação do Ministério Público quanto ao assunto.

Dois inquéritos civis apuram os fatos danosos ao meio ambiente e a responsabilidade civil decorrente da proliferação de efluentes de suposto vazamento.

A promotora de Justiça Eliane Moreira destaca que é urgente debater sobre o assunto: “as comunidades relatam em seus depoimentos o consumo de água contaminada, intercorrências de saúde, bem como alterações graves no meio ambiente. Os relatórios técnicos apresentam dados e conclusões que confirmam os fatos denunciados pela comunidade, o que exige imediatas providências quanto a reparação, assistência e mitigação dos impactos socioambientais identificados".

A audiência dará também oportunidade para que a população participe relatando os problemas que enfrentam acerca do tema, para que desta forma, junto aos órgãos responsáveis, sejam definidas metas para buscar soluções o mais emergente possível.

Serviço: Audiência Pública
Data: 22/03/2018. Hora: 14h às 18h.
Local: Igreja Assembleia de Deus, em frente à praça de alimentação, no bairro dos Cabanos, em Barcarena.
Será permitido o ingresso de no máximo 1000 pessoas, observada a capacidade do espaço.

Texto: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: