sexta-feira, 9 de março de 2018

PIONEIRO CONTRA ATACA!


Artigo de Ivan Sampaio*
O lançamento da candidatura do coronel Osmar ao senado pelo PDT, parece coisa mentirosa criada nas redes sociais. Não deveriamos levar a sério, no entanto, vai ser um lançamento oficial a ser  realizado pelo proprio cacique político de Ananindeua, dando corpo e alma a sua intenção...

Sabemos que o coronel Osmar, mais funcionário público que político, deveria ser um grande nome na esfera política de Ananindeua, mas por certo, encontrará imensas dificuldades em se lançar alem desses limites.


Na analise política que se encontra  Manoel Pioneiro, mais que um patinho feio dentro do PSDB, continua a ser uma opção distante na escolha do governador Jatene para sua sucessão, embora haja boatos que tal dificuldade em encontrar o candidato perfeito para o pleito ao governo do estado, define não uma estratégia da hora, mas sua característica ambígua em tomar decisões, apresentando Marcio Miranda como o escolhido para lhe suceder, causando surpresas no ninho tucano e até então, discretos movimentos na negação ao indicado, por ser de outra sigla e por ter sido feita a revelia de uma ampla discussão, apreciação e aprovação de seus partidários.



Jatene mostrou, mais um vez, ser um chefe que não precisa dar explicações aqueles que compõe sua corte, que como um rei, define o caminho a ser seguido, deixando aqueles que não o acompanha, no ostracismo e no limbo de sua administração, em que, acorrentados, terão de lidar com abutres corroendo suas entranhas. O medo do isolamento político caminha dentro das repartições públicas que acomodam parentes e cabos eleitorais dos políticos amigos e dos invisíveis infieis, mas que não se arriscarão em colocar tudo a perder em pleno ano que precisarão de recursos, alianças e palanque forte para buscar as reeleições. 



Como um zumbi que depois de morto, tenta encontrar seu papel na existência, Zenaldo não encontra espaço para tornar-se o candidato tucano, faz administração sofrível na capital, e  enfrenta enorme rejeição a seu nome, principalmente nas áreas  do interior do estado que lutavam pela emancipação e que foram afetadas pela volúpia de sua tenaz mobilização. 



Ainda assim, seu brilho dentro do ninho reluz mais forte que Miranda ou mesmo Pioneiro, sendo que este, continua acreditando na convenção que definirá, de fato, outro nome, podendo ser o seu ou referendará a decisão previa de Jatene, se isso ocorrer, Pioneiro concluirá até o fim seu mandato, garantindo a fidelidade de suas alianças e, como vingança, criará palanque forte em Ananindeua em campanha desfavorável ao governador, apoiando Osmar ao senado, que por certo, conquistará preciosos votos, caso o governador lance seu nome a este pleito. 



Com o tabuleiro armado nas proximidades da Convenção Tucana, as pedras poderão se realinhar ante os possíveis cenários futuros, em que Miranda poderá perder a cabeça por ter sido devidamente avaliado pela conjuntura política, estando aquém de ser o candidato ideal para a manutenção do poder. Até lá, Pioneiro faz saber que deixará o PSDB e que serrará fileiras contrarias aos interesses de Jatene. Mas é possível que diante de tantas possibilidades, Pioneiro recolha as garras e preserve o Coronel em funções mais justas ao seu perfil. 



Com a crise e com minguados recursos para empinar obras e fazer melhor cena ao eleitorado, poucas opções definem os cenários de Jatene, aparecendo como um perdedor, um cacique incapaz de ter criado um nome forte e capaz de manter o poder, concedendo ao adversário, a derrota antecipada como se não tivesse ido à batalha. Seria o preço a ser pago quando o líder é tirano e o ambiente é limitado por seu poder absoluto.                   * Empresário e ex-presidente da ACIA (Associação industrial e comercial de Ananindeua)

3 comentários:

Valdice santos disse...

patético...deixa ele vir candidato...vai levar peia....

Santana disse...

Comentários muito bem posicionados, sem demagogia s e expressando a pura verdade.Parabéns Ivan.

Alfredo Novaes disse...

É fato que Simão Jatene tem ignorado, há muito o cacife político de Pioneiro.E, para os que têm interesses em jogo, lutando contra os fatos, digo com veemência: basta que o prefeito de Ananindeua cruze os braços para Helder Barbalho ganhe a eleição!É mister salientar que em 2014, faltou muito pouco, para ele levar a peleja no 1º turno.E, no 2º turno, até os urubus do Ver-o Peso sabem o que o "honesto"Governador fez, para vencer a eleição!