Via watsap: Com muito pesar informo que assassinaram o Mestre Moa do Katendê, ontem a noite no Dique do Tororó, no bar do João em Salvador.
Isso por causa de política, um eleitor do fascista do "Coiso", esfaqueou ele.
Mestre Moa aguerrido defensor da cultura e do povo negro, sempre a frente pela qualidade de vida da população mais pobre e desfavorecida fará muita falta.
Tristeza
Axé mestre!
Moa do Katendê
Romualdo Rosário da Costa (Salvador, 29 de outubro de 1954 - Salvador, 7 de outubro de 2018), conhecido como Mestre Moa do Katendê, foi um compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeirabrasileiro[1][2][3].
Começou a praticar capoeira aos 8 anos de idade, no terreiro de sua tia, o Ilê Axé Omin Bain. Foi campeão do Festival da Canção do bloco Ilê Aiyê em 1977. Fundou em 1978 o Afoxé Badauê, e em 1995 o Amigos de Katendê.. Defendia um processo de “reafricanização” da juventude baiana e do carnaval, seguindo as propostas de Antonio Risério[5].
Foi assassinado com 12 facadas pelas costas por um apoiador de Jair Bolsonaro, depois de afirmar que havia votado em Fernando Haddad nas eleições de 2018[6].
Nenhum comentário:
Postar um comentário