sábado, 12 de janeiro de 2019

Helder destina 60 viaturas da área administrativa para o policiamento ostensivo em Belém e RMB


 Via Agência Pará

O governador Helder Barbalho lançou, na tarde deste sábado (12), em Belém, a operação "Polícia Mais Forte", que consiste no fortalecimento da Polícia Militar do Pará (PM-PA) por meio da melhoria das condições de trabalho dos agentes de segurança e, consequentemente, a melhoria do serviço prestado à população. 

Durante o ato, foram entregues 60 viaturas para reforçar o policiamento em Belém e região metropolitana no período de 17h às 23h, horário apontado pelas estatísticas da corporação como o mais crítico para a realização de crimes. Até então, todos esses carros davam apoio exclusivo em ações da área administrativa da PM-PA.

O redirecionamento das viaturas faz parte de uma diretriz do governo Helder Barbalho, que determinou a otimização dos recursos e eficiência nos gastos públicos. “Fui eleito para servir à população, para fazer mais gastando menos, com eficiência e transparência. Esta iniciativa, seguramente, representa aquilo que a população espera: que o Estado trabalhe para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, que pagam impostos e têm o direito de receber os serviços essenciais com eficiência”, ressaltou. 

Helder Barbalho também anunciou a redução nos índices dos crimes de homicídio e roubo, medidos nos dez primeiros dias do ano e comparados ao mesmo período de 2018. Segundo o governador, houve um recuo de cerca de 38% nas ocorrências de homicídios e de 43% nos roubos praticados em todo o Estado. “Atribuímos isso à ampliação do efetivo nas ruas. Nós tivemos um incremento de 400 policiais a mais desde o dia dois de janeiro. Esses policiais estão sendo espalhados nos bairros e comunidades que, estatisticamente, apresentam os maiores índices de violência. Com a presença da polícia; com as ações que estamos desenvolvendo, de maneira preventiva, ostensiva e repressiva; e com a inteligência de investigação, estamos construindo números que, seguramente, ao longo do tempo, farão com que o cidadão deste Estado possa viver com mais tranquilidade”, finalizou.

O comandante da PM-PA, coronel Dilson Júnior, informou que as viaturas incorporadas ao policiamento ostensivo, a partir da tarde deste sábado, representam um incremento de mais de 50% no número de veículos que normalmente eram utilizados nesse trabalho na Região Metropolitana de Belém. “Elas vão ser posicionadas em locais estratégicos, nos grandes corredores, próximas a paradas de ônibus, shoppings e locais de grande circulação de público para inibir essas ocorrências e justamente no horário em que mais se precisa. Além disso, estamos convocando 700 novos policiais remanescentes de concursos públicos passados, os quais, a partir de abril ou maio já devem estar nas ruas para reforçar o nosso contingente”, completou. 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado, falou sobre as ações que estão sendo implementadas para também garantir mais segurança aos policias. Entre elas, a construção de conjuntos habitacionais voltados para os agentes e financiados a baixo custo já está sendo analisada. “Há um reclame antigo dos policiais da necessidade de ter um local para morar onde eles e suas famílias se sintam seguros. Muitas vezes o policial enfrenta a criminalidade no dia a dia e, depois, volta para casa, onde, muitas vezes, é vizinho do próprio criminoso. Nós já estamos com projetos prontos e vamos apresentar ao governador, que é muito sensível à causa, para que possamos começar as tratativas e dar início às obras de pelo menos 200 unidades ainda neste primeiro semestre”, afirmou. 

O vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, que também prestigiou o evento, parabenizou a atitude do governo do Estado, ao destinar as viaturas para reforçar o policiamento na capital no dia em que Belém completa 403 anos. “Desejo que daqui para frente nossa cidade possa se consolidar cada vez mais como a metrópole da Amazônia e, para isso, a presença do Estado, como se demonstra aqui, no ato de entrega das viaturas, é fundamental”, salientou.  
As medidas já estão agradando não apenas aos policiais, mas também aos cidadãos paraenses, que clamam por mais segurança no ir e vir.

O presidente da Federação Nacional dos Motociclistas Profissionais (Fenamoto-Pará), Alessandro Félix, disse que, hoje, há cerca de 80 mil motociclistas profissionais em todo o Pará, dos quais 12 mil apenas na Região Metropolitana. “Nós, mototaxistas e motoboys, precisamos e queremos cada vez mais fiscalizações e abordagens policiais, para que a gente possa trabalhar com tranquilidade e também passar essa sensação aos que usam nossos serviços. A sociedade tem que ter a polícia como parceira. É só assim que vamos vencer a criminalidade”, opinou

Nenhum comentário: