segunda-feira, 3 de junho de 2019

Entrevista com Beto Andrade (PSOL): "Vivemos num momento de grande descrédito na política e nas instituições. Em Ananindeua, os mesmos grupos controlam o poder há quase 25 anos"


O Blog está realizando uma série de entrevistas com os possíveis  pré- candidatos a prefeito do municípo de Ananindeua. Serão  enviadas perguntas a todos pré-candidatos.      Entrevistamos o  Prof. Beto Andrade (PSOL), coordenador do Sintep estadual e primeiro suplente de deputado estadual:                                                                                Ananindeubates -  Que razões levaram o senhor a colocar seu nome  a disposição do  seu partido para disputar a Prefeitura de Ananindeua?
Beto Andrade - Primeiramente quero parabenizar e agradecer ao Blog Ananindeua Debates por ter aberto este espaço. Pretendemos fortalecer a comunicação alternativa em nosso município como forma de democratizar o acesso à informação, e aos diversos pontos de vista expressos pelos atores sociais de nosso município.
Vivemos num momento de grande descrédito na política e nas instituições. Em Ananindeua, os mesmos grupos controlam o poder há quase 25 anos. Acreditamos que é hora de renovar e escrever uma nova história para nosso povo, onde os direitos não sejam transformados em favores, e onde nosso povo tenha vez e voz.
AD - Se o seu nome for homologado pela convenção do seu partido, quais as principais propostas que levará ao eleitor? 
BA - Sem dúvidas é preciso ouvir nossa gente. Mas esse ouvir não pode ser mecânico, ou só para construir um programa que fale aquilo que as pessoas gostariam de ouvir. Essa velha política, representada por todos/as os/as demais pré-candidatos, não nos serve.
Precisamos nesse "ouvir" nosso povo dar protagonismo a ele. Significa dizer que queremos discutir um programa de mudança radical para Ananindeua. Para isso reuniremos incansavelmente com os movimentos sociais, comunidades, igrejas e segmentos esportivos e culturais de nossa cidade. Com certeza podemos construir um programa simples e eficiente, de grande poder de transformação cidadã para nossa cidade.
Acredito ainda que conseguiremos unificar em torno de nossa candidatura futura um campo progressista com reais chances de realizar essa mudança urgente e necessária.
Ananindeua será uma cidade de oportunidades para a juventude e de garantia de direitos para nosso povo!
                                                                                  AD – As pesquisas apontam que melhorias  na saúde está entre as principais reivindicações da população. O município não tem um hospital Municipal. O Prof.  vai colocar no seu programa de governo a criação de um hospital municipal?                                                                                                                                                                                                                                                                                      BA -  Olha Rui, esse tema precisa ser encarado com muita coragem e respeito ao nosso povo. Não podemos mais aceitar que vereadores como o Seffer e Erick Monteiro, juntamente com o deputado estadual Dr Daniel, continuem monopolizando o direito à saúde em nosso município. Isso tudo, claro, com as bênçãos do prefeito Pioneiro.
A saúde é um direito e não uma mercadoria, ou moeda de troca por votos. É um absurdo que os recursos dessa área sejam drenados para hospitais de apadrinhados do prefeito.
Não só nos propomos em construir um hospital municipal, que garanta as especialidades e um atendimento humanizado ao nosso povo, como pretendemos fazer uma auditoria nas contas da saúde deste município.
Vamos implementar um padrão de saúde preventiva também que passa pelo fortalecimento das políticas de prevenção, como o atendimento odontológico nas escolas, mas também pela garantia de saneamento básico e água tratada para nossa população.
Buscaremos ainda junto ao Governo do Estado e Federal parceria para concluirmos os campus da UEPA e UFPA. Vamos lutar para ter os cursos da área da saúde (Medicina,Enfermagem, Fisioterapia,...) aqui em nosso município, juntamente, é claro, com outros cursos. Será um grande salto rumo ao nosso centenário.
 AD -  Ananindeua é a segunda maior cidade do estado do Pará, é sempre  destaque nacional por problemas: Segurança,Saúde, Saneamento Básico.  Como tirar o município,  desses destaques negativos?   
 BA - Tem uma classe política mal acostumada que só visa seus próprios interesses. Por isso precisamos de uma renovação de verdade. Não falo em renovação apenas na idade. Me refiro à forma de pensar e gerir a política.
Esses dados negativos são de responsabilidade desse ciclo vicioso político que submeteram nosso povo.
Nas últimas duas décadas tivemos apenas dois prefeitos que nos colocaram nesta situação deprimente. Mas eles não teriam feito isso sem o apoio incondicional da Câmara de Vereadores e de alguns outros políticos locais que se tornaram deputados se prevalecendo da necessidade e miséria de nosso povo.
Se formos parar para analisar TODOS os demais pré-candidatos anunciados até aqui deram sustentação a estes dois prefeitos e se beneficiaram de seus governos, ora exercendo cargos, ora indicando seus apadrinhados para exercê-los.
Ter cobertura de saneamento para apenas 2% da população, depois de tanta captação de recursos para a área, além de ser uma vergonha nacional, também enseja malversação desses recursos. 
Vamos rastrear todos esses recursos e resgatá-los para seus objetivos. Além disso, vamos inaugurar um Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto, para avançar na política de saneamento e de água tratada.
Na área da segurança temos menos da metade de Guardas Municipais que deveríamos de acordo com a Política Nacional de Segurança Pública. Hoje são menos de 300. Pretendemos em nosso futuro governo dobrar esse efetivo através de concurso público, para que colaboremos nessa área tão sensível.
Aliás, combateremos o desmonte do serviço público. Valorização e respeito marcarão nossa gestão. Um serviço público de qualidade, que atenda bem nossa gente, passa por servidores qualificados e valorizados.
Por fim, mas não menos importante, nosso planejamento e energias estarão todos voltados para dar um futuro às nossas crianças, e oportunidades às mulheres e aos jovens.
Criaremos o Banco do Povo de Ananindeua, com linha especial de crédito para o empreendedorismo feminino e juvenil e construiremos pelo menos mais 10 creches para atender à nossa demanda reprimida por vagas na educação infantil.
Como professor e lutador da educação sei que ela é a chave para nosso futuro. Nosso professores serão respeitados e defendidos contra essa onda de desrespeito que vem desde o Governo Federal e chega nas escolas em forma de violência e abandono. Vamos lutar pela educação integral para nossos alunos.
Temos coragem para mudar o que precisa ser mudado e a esperança de que podemos ser reconhecidos como uma cidade de direitos.
Convidamos todos/as a vir conosco construir uma nova Ananindeua.                      AD - Obrigado

Nenhum comentário: