Fotos: João Urubu |
Por Daniel Leão - O Grupo Mayaná representou o Carimbó de Ananindeua no Festival Outros Nativos.
Festival de Música dentro das periferias, essa iniciativa foi um marco diante da realidade violenta que se vive na cidade de Belém. Trazer os artistas, criar momentos lúdicos e de vivência cultural deixa um legado positivo no bairro onde foi realizado o festival.
Além disso promoveu o intercâmbio entre vários artistas de linguagem musical que surge das periferias, foram cerca de 76 trabalhos dentro do processo, até chegar aos 10 finalistas que se apresentaram sexta dia 27 de setembro no Casota.
Geraldinho Roots defendeu a música "CARIMBÓ DA RESISTÊNCIA" composição de mestre e poeta Luís Pontes e Geraldinho Roots.
A música fala da triste realidade que o Brasil vive, do progresso irresponsável e entreguista onde se explora nossas riquezas, acabando com tudo que temos, meio ambiente, soberania, dignidade, costumes dos povos tradicionais, deixando apenas miséria e degradação.
A música foi premiada com o primeiro lugar e teve bastante repercussão com a performance exibida no palco. Geraldinho Roots acompanhado do Grupo Mayaná trouxe ao palco uma interprete de libras única banda/grupo que teve a iniciativa, essa iniciativa também teve boa repercussão. Com uma declamação do poema da letra e de punhos fechados eles iniciavam: "É a voz da resistência/ que veio denunciar/ estão maltratando povo no interior do Pará/ Estão matando os sem terras/ Com os índios fazendo guerras/ Isso não da pra aceitar!"
Grupo Mayaná
Geraldinho Roots voz / Regina Lopes Flauta / Jade Ohana Curimbó/ Luís Pontes Curimbó e voz /David Rodri violão / Etiene Vaz interprete de libras / Daniel Leão maraca e voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário