Instituto DOXA e Bilhetim (I. Veiga) publicam pesquisas eleitorais que indicam segundo turno em Ananindeua. Na DOXA, 58,5% dos eleitores não têm candidato para prefeito e quase 40%, no levantamento do Bilhetim.
![]() |
| Doxa |
![]() |
| I. Veiga |
No Cenário 3, testado pelo I.Veiga, mesmo com apenas três nomes (Daniel, Carlito Begot e Beto Andrade) demonstra claramente que 36,99%, isto é, quase quarenta por cento, não tem candidato a prefeito em 2020.
Os Institutos DOXA e I.Veiga, diferentes de outros que fazem pesquisas internas, não colocaram o nome dos pré-candidatos: Newton Pereira (PT), Paulo Ferreira (PV) e Marconi.
Outro item importante em uma pesquisa, é o potencial de transferência de voto dos caciques eleitorais. Aqui em Ananindeua teremos quatro nomes: Pioneiro, Helder, Bolsonaro e o Lula. Em se tratando dos três primeiros sabemos quem vão apoiar; agora que o Lula vai apoiar?
O cenário com um candidato do PT, faz esse nome sair com quase 10% de transferência de votos do ex-Presidente Lula, e se a direção estadual apostar, pode ser a surpresa nessas eleições. Em vista disso, apareceu outra vez o nome do advogado Newton Pereira, como possível pré-candidato, o que com certeza iria compor uma nova frente eleitoral na disputa real nas eleições de 2020 para a Prefeitura, com fortes chances de ir para o segundo turno.
A partir de janeiro de 2020, quem publicar pesquisa terá que registrar no TRE-PA, no sistema PesqEle Público, e qualquer partido político poderá avaliar o plano amostral, a abrangência e os relatórios completos em papel ou virtual.
Os nomes colocados são esses: Carlito Begot, Miro Sanova, Dr. Daniel, Newton Pereira, Paulo Ferreira, Marcony e Beto Andrade.
Portanto 2019 termina com uma pergunta, quem será prefeito de Ananindeua em 2021?



Nenhum comentário:
Postar um comentário