quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Por UM TEATRO EM ANANINDEUA: é preciso mais que selfies e promessa de políticos



O movimento por um teatro  em  Ananindeua não é novo, não foi uma invenção da roda! Há muito tempo setores culturais, agentes, artistas e grupos vêm solicitando um espaço cultural. Algumas iniciativas de gestão da cultura no município debateram e colocaram na pauta, durante os governos Pioneiro, Helder e, novamente, Pioneiro.
Promessa passadas
Esta semana, os dois – o ex-prefeito e atual governador e o atual prefeito, em fim de mandato - se reuniram com um grupo de agentes culturais e o pessoal do Centro Cultural Rosa Luxemburgo. Resolveram apoiar o movimento, prometendo a construção de um Centro Cultural em Ananindeua. O encontro foi regado a fotos e promessas, muito ao gosto do início do período  eleitoral.
Sabemos que do minguado orçamento da Cultura de Ananindeua, 80% vão para o  show business (aniversário da cidade e carnaval). Os artistas, grupos e agentes culturais passam à míngua, pela falta de uma política cultural. Não podemos deixar de lembrar que os secretários municipais de Cultura, embora tenham conseguido fazer alguma coisa, sempre esbarraram na  pouca  falta de visão  referente ao setor nos últimos 16 anos (gestões Helder e Pioneiro), quando pouco ou nada foi feito para a cultura da cidade.   
Não se pode continuar tolerando a política das eternas promessas em campanhas eleitorais. É necessário atuar com responsabilidade e respeito perante a população, planejar para realizar. O pessoal envolvido na campanha 'UM TEATRO EM ANANINDEUA’ pode ter sido usado, inadvertidamente, na disputa eleitoral que se aproxima (participaram da reunião dois pré-candidatos a prefeito de Belém e Ananindeua), ficando empolgado com as selfies ao lado dos políticos, do prefeito e do governador 
É preciso, entretanto, ir além. Para conseguir um teatro ou um Centro Cultural no município, temos que envolver os formadores de opinião, artistas e grupos populares: carimbó, capoeira, dança, teatro, músicos, produtores culturais. Pois só com muita mobilização pode fazer os políticos cumprirem a promessa de UM TEATRO EM ANANINDEUA. 

Nenhum comentário: