sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

PT com candidatura própria para prefeito em Ananindeua, junto com Lula para mostrar a sua força, por Sandro Martins*



* Sandro Martins, Engenheiro  Civil
Chegamos finalmente em 2020, ano de eleições municipais. Em Ananindeua, as chapas de candidatos a vereadores dos outros partidos já estão quase completas. Os candidatos a prefeitos dos partidos estão quase todos definidos. E nós do PT? Quem será nosso candidato a prefeito?

A militância que participou do PED-2019 tem mais informações (ou boatos) na internet de blogueiros do que do partido oficialmente. Ora vamos apoiar o Dr. Daniel, ora vamos ser Vice de Beto Andrade, ou não vamos ter candidato a prefeito. 

Sabemos que o PT tem compromisso com a governabilidade com o governador do Pará, Hélder Barbalho: a SEASTER está com o PT desde janeiro/2019 e, no final do ano, nossos parlamentares cumpriram o acordo e aceitaram o pacote da reforma da Previdência na ALEPA, com todo o desgaste político que esse apoio criou em nossas bases.

Dizemos isso para lembrar que participamos de uma coalizão, que vai da direita à esquerda, passando pelo centro. Na hora dos projetos  prioritários de gestão, ela deve marchar unida, mas as eleições são o momento de disputar os rumos do projeto.

Isso não quer dizer que seja um governo em disputa, quer dizer que é o momento de ampliar o espaço da esquerda e reduzir o dos outros setores, reduzindo a pressão conservadora e vacilante sobre o governador.

Para fazer isso, é fundamental que os setores de esquerda, sobretudo o maior partido dela na coalizão estadual, lance candidaturas próprias, como pediu Lula, em cidades estratégicas. 

Ananindeua já é o 3o maior município da Região Norte, 3a economia paraense. É uma cidade estratégica e decisiva, para o projeto estadual e nacional também. 

Muitos do PT Ananindeua, falaram que esse momento é de acumular força na chapa de vereadores e que não temos condições de ter candidato próprio. 

A pergunta que fica é: se em 2016 não tivemos candidato próprio e não elegemos ninguém para Câmara de Veredores, agora em 2020 vamos repetir o que deu errado, com razões ainda maiores em jogo?

Acreditamos que acumular forças é ter uma candidatura própria, que nós, pré-candidatos a vereadores, possamos levar para nossas reuniões e anunciar o nome que representa o nosso projeto à  esquerda. O campo dos desempregados, dos trabalhadores, das mulheres, LGBTs, dos negros, deficientes, indígenas e outros oprimidos .

Por fim, acreditamos que o momento exato para lançar o nome para prefeito de Ananindeua é no aniversário de 40 anos do PT, no dia 10 de fevereiro, com o Festival 40 anos de Lutas. Para tanto, é necessária a abertura imediata das discussões da Executiva Municipal de Ananindeua com a Executiva Estadual do PT, para que todos os companheiros e companheiros que estão propondo à tarefa se apresentem oficialmente sua proposta e possamos debater, com a importância que Ananindeua tem no xadrez estadual e nacional, política: programa, estratégia e tática. 

Para quê PT, para quê PT? Pelos trabalhadores no poder!
Sandro Martins

Nenhum comentário: