sexta-feira, 10 de maio de 2024

Teatro Municipal de Ananindeua recebe espetáculo "Habitante Criador" Montagem da Ribalta Cia de Dança conta histórias do nascimento de Ananindeua

Via Ananews por Ângelo Martins  

 As apresentações são neste sábado e domingo

 Nos dias 11 e 12 de maio, sábado e domingo, A Cia Ribalta de Dança apresenta o espetáculo “Habitante Criador”. Uma montagem que fala da relação entre corpo, movimento e deslocamentos do sujeito amazônico ananindeuense, com as memórias da cidade, desde a flor do Anani, passando pelo período da estrada de ferro, a relação entre os moradores das ilhas e dos bairros, até a transformação da cidade no tecido urbano atual. 

O conceito da apresentação surgiu durante o mestrado da Prof.ª Dra. Mayrla Andrade. Ela diz que "para além de uma pesquisa acadêmica, no PPGArtes da UFPA, é uma pesquisa de vida, porque eu sou filha da terra, da cidade de Ananindeua, nascida e criada nesta cidade e o conceito do 'Habitante Criador' vem falar sobre essa relação”. Mas não é uma relação puramente individual. Mayrla diz que esse conceito abarca um grande mover de histórias e memórias de habitantes da cidade de Ananindeua. De todos aqueles que estão nesta cidade e dão ritmo a ela.

Adaptações no projeto original

Desde 2012, quando foi concebida, algumas alterações foram feitas na coreografia original ao longo dos anos. A professora Mayrla, que também assina a direção artística, explica que o espetáculo se reinventa toda vez que vai pra cena. "Isso é muito legal de pensar porque quantas histórias nos modificam e a gente coloca novamente no espetáculo”. Ela complementa e diz que "dessa vez, pra essa adaptação, serão nossos alunos que vão dançar junto com alguns professores. Eu também vou fazer parte desse momento histórico, mas a grande maioria são nossos alunos que vão estar em cena”.

A apresentação de “Habitante Criador” faz parte do mês de inauguração do primeiro teatro da cidade e para Mayrla, dançar no teatro municipal de Ananindeua é uma honra. "Um sonho realizado. É acreditar e esperançar na minha vida e na vida de tantos outros de que a cultura é viva e potente na nossa cidade. É impossível não trazer todas as memórias de luta, pela dança especialmente, pelas artes da cena, ao longo desses 30 anos que a casa Ribalta existe e que é a casa de dança mais antiga da cidade. Foi aberta pela minha mãe e eu herdo esse sonho de uma maneira extremamente afetuosa”.

Serviço

Cia Ribalta apresenta o espetáculo “Habitante Criador"
Dias 11 e 12 de maio, sábado e domingo.

Hora: 19h

Ingresso: 1kg de alimento não perecível a ser trocado na bilheteria do teatro a partir das 18h

Nenhum comentário: