quarta-feira, 26 de junho de 2024

BOLÍVIA: TENTATIVA DE GOLPE

 

Presidente Luis Arce enfrenta golpistas 

Via Brasil de Fato

O presidente da Bolívia, Luis Arce, e o ex-presidente Evo Morales denunciaram nesta quarta-feira (26) o que chamaram de “movimentações irregulares” do Exército boliviano. Há o temor de que esteja em curso uma tentativa de golpe de Estado.

“Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu o presidente no X.

Minutos antes, Evo havia dito que “comandantes de divisões instruem comandantes de regimentos a retornar imediatamente a seus quartéis para esperar novas disposições. Isso levanta muitas suspeitas do movimento militar na Bolívia”.

Em seguida, o ex-presidente afirmou que “se está preparando o golpe de Estado” e divulgou imagens de tropas militares marchando em La Paz. As imagens também foram publicadas pelo jornal boliviano La Razón.

“Neste momento se desloca contingente das Forças Armadas e tanques na Praça Murillo. Convocaram às 15h (hora local) uma reunião de emergência no Estado Maior do Exército em Miraflores com uniformes de combate”, disse Evo.

Morales ainda convocou “os movimentos sociais do campo e da cidade para defender a democracia”

Nenhum comentário: