terça-feira, 4 de junho de 2024

ICM LANÇARÁ SÉRIE DOCUMENTAL “MADEIRA DO BEM” NO DIA 5 DE JUNHO

 


No próximo dia 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, ICM LANÇARÁ SÉRIE DOCUMENTAL “MADEIRA DO BEM” NO DIA 5 DE JUNHO a Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) lançará a *Série Documental “Madeira do Bem: A Construção do Futuro”*. Ao longo de 3 episódios, esta série sobre pessoas que trabalham e moram na Amazônia, mostrará a necessidade de uma promoção articulada da agenda ambiental e social na maior floresta do mundo. 

“A prática ilegal do corte da madeira vem acompanhada da exploração do trabalhador com práticas análogas à escravidão; com péssimas condições de alojamento e de trabalho; acidentes de trabalho graves e fatais; além da destruição da floresta, que representa o ganho de muitas famílias” Nilton Freitas, Representante Regional da ICM para América Latina e Caribe. 

O Episódio 1 “O Chamado da Floresta” apresenta a contribuição da floresta Amazônica para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e a importância de proteger este bioma se quisermos garantir a estabilidade climática em todos os continentes, evitando assim atingirmos o ponto de não retorno. 

O segundo episódio “O Manejo Sustentável” expõe o manejo florestal sustentável como saída para promover o trabalho decente no setor da madeira, através da formalização do emprego informal e a eliminação do trabalho precário e análogo à escravidão, explorando recursos naturais de uma forma sustentável e garantindo um futuro digno para as comunidades locais. 

Em “Melhor com madeira” (EP3), a madeira engenheirada é apresentada como um material de construção sustentável pois, diferente do aço e do concreto, a madeira é um recurso renovável e capaz de capturar carbono da atmosfera, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Além disso, um maior investimento no setor pode promover a qualificação profissional e a criação de empregos verdes, rumo a uma economia de baixo carbono com trabalho decente e maior proteção ambiental. 

Fique atento/a, não perca a série “Madeira do Bem” no dia 5 de junho. 

Proteger a Amazônia é proteger seus trabalhadores/as.

Esta publicação é parte do projeto “Organizando Trabalhadores da Cadeia de Valor da Madeira na Região Amazônica”, no PN 2022 2618 1/ DGB0018, 2023-2025, em cooperação com DGB Bildungswerk Bund.

Nenhum comentário: