quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Por que os governos de esquerda são mais cobrados do que os de centro e de direita?

 

Ana Júlia e Edmilson Rodrigues 

Uma pergunta que precisa ser respondida. Temos uma cobrança muito grande  por parte do mercado, o que se reflete na cobrança exagerada da chamada grande imprensa (Globo & Cia). Por exemplo, os índices econômicos e sociais no governo Lula superam os dos governos de extrema direita e direita (Bolsonaro e Temer), e também os considerados de centro (FHC). Lula quando fala em colocar o pobre no orçamento, tem um sentido real. Quando os governos neoliberais falam que têm que conter os gastos públicos, setores da classe média baixa aplaudem, uma política que, na verdade, é seu algoz.

Aqui no Pará tivemos o governo Ana Júlia que implantou políticas públicas e sociais que ajudaram os pobres, apesar do núcleo de poder do governo petista na época (Puty e os irmãos Monteiros) ser neoliberal. Dos governos estaduais, a da petista foi o único que não ganhou a reeleição. Edimilson Rodrigues, no seu terceiro mandato, amargou uma derrota, e teve menos votos para prefeito do que para deputado federal (2018) em Belém. Seus antecessores, Duciomar e Zenaldo Coutinho, endividaram Belém, e na área de políticas públicas e sociais foram um desastre. Mesmo assim, se reelegeram. Ana Júlia, desde que deixou o governo, disputou duas vezes o mandato de deputada federal e não conseguiu se eleger.

Um debate que a esquerda precisa fazer para 2026 e etc... Vamos convidar alguns intelectuais para escrever sobre o tema.

Nenhum comentário: